O rei deverá reinar, mas não governar. Mais: "A cultura e a tradição não deverão ser usadas como instrumentos de abuso, de manipulação e de auto-engrandecimento", declarou em Acra o sindicalista Jan Sithole (na imagem), secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Suazilândia. Confira aqui. O "Notícias" de hoje tem um trabalho em português, citando a PANA, confira aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Swazilandia eh o ultimo obstaculo a democracia na Africa Austral, os governos regionais deveria fazer mais pressao para a existencia de um governo democratico paralelo a nomenclatura real
"Queremos que a monarquia seja constitucional"
Jan Sithole está contra a história, contra a verdadeira africanidade, contra a realidade política da África Austral.
A cabeça dele está condicionada por valores estrangeiros, mormente ocidentais.
Onde é que já se viu isto:
- "O rei não deverá governar"!
Isso é lá na Europa, em África não se precisa desses valores estranhos.
Temos sucessos constitucionais no Zimbabué, agora no Malawi, amanhã em Moçambique...
A RSA AINDA é um exemplo estranho, mas vamos resolver, vamos resolver...
Enviar um comentário