Dei por ele primeiro num jornal a propósito de um anúncio publicitário, ouvi-o hoje na Rádio Moçambique a propósito igualmente de um anúncio. De que se trata? Do verbo degustar. Timidamente, sem ligação directa com o provar um vinho, parece estar a entrar no nosso vocabulário.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Sobre degustação.
Numa prova de vinhos um enólogo brincalhão resolve pregar uma partida a um provador rotulado de acertar sempre, na variedade da uva, na região onde era produzido, ano da colheita, etc.
Coloca na mesa meia duzia de copos para prova entre os quais (a tal partida) um copo com urina.
O provador pega no 1º, 2º, 3º segue os rituais de agitar rodando o copo, aproximar do nariz para apreciar os odores, levar à boca para degostar etc. e lá foi dizendo: variedade x, colheita do ano y, adega z.
Quando chega a vez do copo da urina, segue os mesmos preceitos e conclui: é urina!
Diz o enólogo: que é urina todos sabemos, mas de quem?
__
Enviar um comentário