A Universidade Pedagógica salta cada vez mais o perímetro da mera formação de professores. Segundo o reitor Rogério Uthui, citado pelo "O País" digital, no próximo ano haverá novos cursos, "cursos exóticos" (sic), designadamente medicina, geologia, engenharia civil e topografia mineira. E professores para isso? Resposta de Uthui: "A instituição é como uma empresa que, quando precisa de um engenheiro civil, vai ao mercado contratar, então a UP também vai fazer o mesmo." Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
E que tal mudar o nome da instituicao?
Afinal a instituição [UP] é como empresa? Há meses atrás o Prof. Joao Mosca perguntava se universidades são empresas. Aí tem a resposta vinda do Douto Reitor Uthui. Mais palavras para quê?
Enviar um comentário