Outros elos pessoais

02 setembro 2010

Postagens na forja

Eis alguns dos temas que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
* Genéricos: Manifestação de estudantes no Guruè; Frelimo está a desviar-se dos seus objectivos (Marcelino dos Santos) (5)
* Séries pessoais: Quatro pontos sobre as manifestações (3); Linchar à luz do dia: como analisar? (4) Os Moçambicanos são preguiçosos? (11); O pronto-a-pensar (10); Somos natureza (8); Indicadores suspeitos e comoção popular (11); Vassalagem (4); Cientistas sociais são "sacerdotes"? (8); É nas cidades do país (9); Ciências sociais e verdade (10); Já nos descolonizámos? (12); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (15); Moçambique dentro de 30 anos (série) (6) (recordar aqui e aqui)

2 comentários:

  1. "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

    1- Dize: 'O incredulos,

    2- Nao adoro o que adorais,

    3- Nem vos adorais o que adoro.

    4- E jamais adorarei o que adorais,

    5- Nem vos adorareis o que adoro.

    6- Vos tendes a vossa religiao e eu tenho a minha." - Al Qur'an, Al Cafirun ( Os Incredulos ), 109 Surata.

    ResponderEliminar
  2. A situação em Maputo (em Moçambique) é paradoxal: se por um lado se percebe a revolta da população perante aumentos de bens essenciais, revelando por parte do poder político, no mínimo, uma total ausência de sensibilidade social – para não falar na elementar sensibilidade política! – , por outro, a criação de conturbação social e política, diminuindo a confiança no estado moçambicano, retrai o investimento estrangeiro, o turismo, etc., o que contribuirá para o agravamento das condições de vida da população e um acentuar do empobrecimento de Moçambique. Dada a repetição de casos deste recorte, dada a incapacidade e falência demonstrada pelo poder político em encontrar soluções razoáveis para a superação da crise, tudo parece indicar a urgência em se encontrar uma mudança pacífica ao actual regime político que proporcione à população, pelo menos, um novo quadro de esperança, de confiança e alento.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.