Estou sentado num café buliçoso desta anoitecida cidade de Maputo. Observo 56 pessoas, contei-as duas vezes, acho que não me enganei. Observo-as longamente, em toda a sua espantosa variabilidade individual, na esforçada tentativa de obter uma média comportamental, mas desconsigo. Claro que poderia ensaiar isso por variáveis como riso, movimento, atenção, etc. Mas quanta complicação! Conclusão: impossível dotar de leis o comportamento humano.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
56... deve estar a ser falacao que nao acaba mais...
Embarquem juntos os primeiros 56 complicados.
Pois é, mas interessante talvez fosse tentar fazer uma análise dos assuntos em "falação".Cusquices à parte.....
Micas,
Deixa eles irem, do que falam nada nos intessa, ontem vomitei e nao consegui dormir, o primeiro lixo ja saiu, agora vamos pra frente.
Vamos ver se alguem quer embarcar no segundo voo.
Enviar um comentário