De David Ker, linguista vivendo em Tete desde 1999, recebi hoje a informação de que se promove em Maputo o lançamento de um CD e do portal da LIDEMO.NET, conferível aqui. De acordo com David, o CD "tem informação de Alfabetização, Desenvolvimento, Escrituras, e Linguística em muitas línguas". Espero poder dar mais pormenores brevemente. Muito obrigado, David Ker.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Obrigado pela divulgação deste trabalho.
Curioso que sou destas matérias, embora afastado das fontes, sendo as principais as do terreno, fui de imediato visitar a Zambézia, e as suas diversas regiões etnolinguísticas.
Verifiquei que no respectivo mapa aparece inserido a língua EMANYICA, mas detalhando, o sítio correcto da sua inserção geográfica revela-se correcto - Manica (MOZ) + Manica (ZIM).
Não sendo muito versado, pergunto:
EMANYICA é um ramo do EMAKUA disperso, ou é de facto um lapso?
Obrigado.
O Kiswahili aparece no NIASSA, quando é uma língua costeira.
Em GAZA só aparece o CICOPI.
Muito obridgado, Carlos. Na primeira mão concentramos nas linguas onde SIL tem projectos principalmente no centro e sul. Mas é projectado a incluir outras línguas no sul quando aparecem organizações e indivíduos que querem compartilhar os seus dados.
Agradeço bastante a menção deste projecto.
Se alguém quer mais informações pode escrever para info@lidemo.net.
Enviar um comentário