Outros elos pessoais

01 fevereiro 2010

LIDEMO


De David Ker, linguista vivendo em Tete desde 1999, recebi hoje a informação de que se promove em Maputo o lançamento de um CD e do portal da LIDEMO.NET, conferível aqui. De acordo com David, o CD "tem informação de Alfabetização, Desenvolvimento, Escrituras, e Linguística em muitas línguas". Espero poder dar mais pormenores brevemente. Muito obrigado, David Ker.

3 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação deste trabalho.

    Curioso que sou destas matérias, embora afastado das fontes, sendo as principais as do terreno, fui de imediato visitar a Zambézia, e as suas diversas regiões etnolinguísticas.

    Verifiquei que no respectivo mapa aparece inserido a língua EMANYICA, mas detalhando, o sítio correcto da sua inserção geográfica revela-se correcto - Manica (MOZ) + Manica (ZIM).

    Não sendo muito versado, pergunto:

    EMANYICA é um ramo do EMAKUA disperso, ou é de facto um lapso?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. O Kiswahili aparece no NIASSA, quando é uma língua costeira.

    Em GAZA só aparece o CICOPI.

    ResponderEliminar
  3. Muito obridgado, Carlos. Na primeira mão concentramos nas linguas onde SIL tem projectos principalmente no centro e sul. Mas é projectado a incluir outras línguas no sul quando aparecem organizações e indivíduos que querem compartilhar os seus dados.

    Agradeço bastante a menção deste projecto.

    Se alguém quer mais informações pode escrever para info@lidemo.net.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.