É um simples cidadão, actor da massa. Mas um dia é designado para ser alguém, estrutura, dirigente estatal. Estruturado como estrutura, ele é duplamente estruturado: auto-estruturado, sua alma auto-modificada, exigindo respeito, aclamação e ordem; exo-estruturado, quando os massificados tremem ou quedam-se sem palavra logo que a estrutura surge ou se digna falar-lhes ou ouvi-las. E o ambiente terrenamente endeusado é ampliado pelos recursos de poder que passam a estar ao dispôr da estrutura. Uma estruturação estruturadamente estruturada.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Fonte: Savana, duma entrevista a M.Mbeky
Citações: "... Há uma contradição no centro do nacionalismo. O Nacionalismo estabelece-se para derrotar seu identificado inimigo."
"Mas ele vê o modo de vida do seu inimigo como seu modelo. Esta é a contradição do nacionalismo."
"O nacionalismo Afrikaner odiava o imperialismo Britânico. O que foi que fez? Acabou moldando-se à imagem do imperialismo Britânico."
"Da mesma maneira, o ANC viu o nacionalismo Afrikaner como seu inimigo. Mas que fez o ANC? Compete, através do black economic empowerment, com o capital branco."
"Repare nas diferenças esmagadoras de salário entre os dirigentes do ANC no Governo e as massas. Na África do Sul, agora, temos uma profunda desigualdade entre Africanos."
"Isto é por causa da tentativa de nacionalistas negros de viver como o inimigo. Ao imitarem seu inimigo, eles herdam as contradições do sistema social de que eles tomam conta."
__
Enviar um comentário