O Sr. Artur Semedo, treinador da equipa de futebol sénior do Ferroviário de Maputo, actual campeã nacional, firmou uma filosofia cuja solidez me levou a criar o termo semedoismo.
Em que consiste o semedoismo? Profundamente heracliteano, consiste no seguinte: se o Ferroviário de Maputo ganha, isso é natural, é bem de ver que tem a melhor equipa; mas se o Ferroviário de Maputo perde, isso só pode dever-se seja aos árbitros, seja a jogadas baixas de bastidor, seja a ambas as coisas ao mesmo tempo.
Neste momento, a jovem e excelente equipa do Desportivo de Maputo tem todas as condições para se tornar campeã nacional.
Mas o Sr. Artur Semedo, confrontado com essa possibilidade objectiva, já declarou que não vai reconhecer como campeã qualquer equipa que ganhe jogos nos bastidores. O que significa que se o Desportivo ganhar, o Sr. Artur Semedo não vai reconhecer a vitória.
A filosofia do Sr. Semedo nada tem de paroquial, ela é, até, bem universal. Mas aqui na terra não tem rival.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário