Qual a razão ou quais as razões por que a guerra israelita-libanesa ocupa uma parte significativa dos noticiários mundiais? O que acciona semelhante visibilidade?* Se, por exemplo, morressem mil pessoas por dia no Congo (não estou certamente longe da realidade)? E se contabilizássemos os que morrem diariamente em todo o mundo não por causa dos mísseis, mas da fome?
_______________________
*Não ponho em causa as dramáticas consequência dessa guerra. Excluindo mortes e destruições massivas, mais de 750 mil libaneses abandonaram as suas casas, meio milhão de judeus refugiaram-se em abrigos.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Associado a esta questão, achei interessante o filme "11 DE SETEMBRO": o filme. Não o do Michael Moore; são 11 diretores de diferentes países que têm, cada um deles, 9 minutos e 01 segundo (11/09/01) para mostrar/questionar porquê essa data tem nos ataques às torres gêmeas o evento mais importante (a despeito, portanto, como disse CS, de umas tantas mortes em diferentes outros lugares).
Abraços,
Mangue
"Las tragedias conmueven al mundo en proporcion directa a la publicidad que tienen..." Triste realidad..
Carmen
qual a relação entre cultura erudita e industria cultural ?
Enviar um comentário