Outros elos pessoais

05 agosto 2006

Dúvidas

Qual a razão ou quais as razões por que a guerra israelita-libanesa ocupa uma parte significativa dos noticiários mundiais? O que acciona semelhante visibilidade?* Se, por exemplo, morressem mil pessoas por dia no Congo (não estou certamente longe da realidade)? E se contabilizássemos os que morrem diariamente em todo o mundo não por causa dos mísseis, mas da fome?
_______________________
*Não ponho em causa as dramáticas consequência dessa guerra. Excluindo mortes e destruições massivas, mais de 750 mil libaneses abandonaram as suas casas, meio milhão de judeus refugiaram-se em abrigos.

3 comentários:

  1. Associado a esta questão, achei interessante o filme "11 DE SETEMBRO": o filme. Não o do Michael Moore; são 11 diretores de diferentes países que têm, cada um deles, 9 minutos e 01 segundo (11/09/01) para mostrar/questionar porquê essa data tem nos ataques às torres gêmeas o evento mais importante (a despeito, portanto, como disse CS, de umas tantas mortes em diferentes outros lugares).

    Abraços,
    Mangue

    ResponderEliminar
  2. "Las tragedias conmueven al mundo en proporcion directa a la publicidad que tienen..." Triste realidad..
    Carmen

    ResponderEliminar
  3. qual a relação entre cultura erudita e industria cultural ?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.