Muito interessante uma digressão pelos portais que falam das e louvam as maravilhas turísticas do país. Que maravilhas? Regra geral as da fauna e da flora. Colados ao anúncios turísticos estão agora os louvores aos minerais. Entre ilhas paradisíacas, peixes raros, leões, carvão e gás, o resto - resto humano, claro - é simplesmente um adorno.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Lembram-se do projecto turístico do falecido Sr blanchard? Incluia uma linha ferrea na costa sul de Moçambique e importação de hotentotes do Botswana. Dum lado da linha a fauna e do outro 'those little bastards jumping around' (sic) enquanto um comboio a vapor apinhado de turistas fazia o percurso. Adorno sim.
(nota: o projecto de blanchard foi aprovado ao mais alto nível.Nos temos coetâneos seria para o bem da nossa auto estima.)
Em cheio.
Enviar um comentário