Nas últimas semanas interrogo-me sobre certos percursos políticos no país, sobre o silenciamento estratégico de certas indocilidades, sobre a eventual cooptação de líderes perturbadores, sobre o assistencialismo de repente tornado urgência para anestesiar os protestos sociais. Mas por agora não vou alterar a linha de análise da série Sobre crise.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
5 comentários:
Ora aí está, questões para boa digestão - Mdm cada vez mais educado, Renamo soprando a trombeta de vez em quando em Nampula e o resto de meninos de coro quando é preciso louvar - Pois é.
De repente a paz virou o principal discurso. Louvaria se nao se resumi-se em discurso para amolecer a quem esfomeado ou desagradado com o rumo que o pais esta a levar estavam pensando se manifestar. Aproposito de manifestacao pese embora esteja consagrado na constituicao na pratica so alguns tem o previlegio de se manifestar. Sempre que alguem que nao tenha simpatias com o regime quer exercer o seu direito as autoridades, como que de magicos fossem, ja antevem violencia...andam no curandeira para advinhar quando vai haver violencia?
De acordo com o que vi na TV me parece que ha uma forte campanha de atribuicao de premios/certificados de merito aos municipios. Ate Chimoio que esta um lixo, cheio de buracos, vendedores pelos passeios e esgotos rebentados no centro da cidade recebeu certificado merito pela boa gestao financeira.....
Há políticos que gramam de xuxa.
Eu tambem me interrogo quando vejo fenomenos destes replicados por ca:
http://www.youtube.com/watch?v=BgKCFTmrLLI&feature=share
Apesar de todos unanimismos.
Sobre a V. analise, embora nao tenha sido publicado aqui, o que eu realmente penso sobre um determinado politico-pavao que ultimamente tem estado na berlinda dos media, entendo que o momento esta a ser apropriadamente formatado para permitir responder a tres (3) questoes em simultaneo:
a) Uma revisao Constitucional, paroquial e tranquila;
b) Anestesiar as bases com a adopcao de medidas socio-economicas gravosas, com o beneplacito dos doadores;
c) Alteracoes constitucionais que permitam a consolidacao do Capital multinacional em Mocambique.
Todos de acordo, como diria Brecht.
Enviar um comentário