Tal como os adolescentes, os académicos não têm muitas vezes consciência de quão conformistas são. Também os jornalistas são conformistas. Há um poderosa necessidade de pertencer ao grupo, de pensar como a maioria, de lamber as botas do chefe e de ganhar a aprovação do grupo através da condenação dos impugnadores - Thomas Bouchard, psicólogo americano, confira aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Somos "um animal de hábitos", logo,
(i) Acomodamo-nos com relativa facilidade ao bem-estar;
(ii)Conformamo-nos facilmente com os problemas dos outros!
> Em vez de Agentes activos no processo de desenvolvimento, acomodamo-nos ao papel de "treinadores de bancada", com soluções virtuais para todos os problemas.
__
Enviar um comentário