Outros elos pessoais

04 abril 2010

Postagens na forja

Eis alguns dos temas de postagens que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
* Genéricos: As cidades "sitiadas": controlo sobre os espaços públicos e a estigmatização dos indesejáveis; notícias da Zambézia e de Nampula através do "Diário da Zambézia" e do "Wamphula Fax"
* Séries: Culto da personalidade (5); A democracia democratiza-se? (4); Fractura social (5) ; Três na AR (5); Já nos descolonizámos? (9); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (8); Moçambique dentro de 30 anos (série) (4) (recordar aqui e aqui)

4 comentários:

  1. Professor, escreva sobre o assassinato ontem (sabado) de Eugene Terre'blanche, o lider do movimento de supremacia branca AWB, na Africa do sul. Facto este que provavelmente ira aumentar a polarizacao racial e politica no Pais. Eh engracado como o assassinato, causado por uma disputa salarial, esta sendo politicizada. Analise tb o facto dos internautas de raca negra verem o acontecimento como um "non-fact" ou vendo como uma morte merecoida, e os caucasianos vendo como um principio d'uma persiguicao racial. Laude Guiry

    ResponderEliminar
  2. Os problemas sul africanos estão apenas começando, e eu aqui avisei.

    Basta fazer uma escavação nos meus pronunciamentos encontrarão este agouro.

    Vem ai o segundo Zimbabwe. Pior! E depois dizem, alguns, que eu é que estou louco.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  3. http://www.lemonde.fr/afrique/article/2010/04/04/fortes-tensions-en-afrique-du-sud-apres-la-mort-d-un-leader-d-extreme-droite_1328758_3212.html#xtor=AL-32280184

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.