Outros elos pessoais

21 maio 2010

Postagens na forja

Eis alguns dos temas de postagens que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
* Genéricos: Vigiar e punir

* Séries: Os desmaios femininos na Quisse Mabota (5); É nas cidades do país (8); Os vasos capilares do poder político (7); Ciências sociais e verdade (8); Santos de casa não fazem milagres? (8); Já nos descolonizámos? (9); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (8); Moçambique dentro de 30 anos (série) (5) (recordar aqui e aqui)

3 comentários:

  1. Professor,

    Sem pretender desviar as atencoes da Quisse Mavota. Mas tem estado a acontecer um outro fenomeno preocupante que tambem vai virar outro Mito Urbano.

    Em tres bairros suburbanos de Maputo, sendo um deles o Guava, tem estado a ser assassinadas pessoas (a media de 2 ao dia) a catanada, por um grupo de malfeitores denominados "Zorro" que, a moda dos Tontons Macoute do Haiti, actuam na calada da noite.

    Tanto que, a populacao decidiu instituir um auto-recolher obrigatorio logo que a noite cai. E a PRM tambem se mostra incapaz de conter a situcao.

    P.S.

    Partilho a opiniao da Lidia Gouveia. Ha muito doente mental espalhado por ai, sem ser oficialmente maluco. Ha muitos factores sociais e ate geneticos que propiciam a auto-combustao social por pequenas fagulhas. O interessante e ver o modo como um BOATO se amplifica que ao fim de uma semana, toda a gente ja acredita nele.

    Por isso, na Quisse Mavota (e muitas mais outras que certamente se lhe seguirao), estramos perante um "cocktail" de actores onde uns, sao efectivamente doentes mentais graves e outros, doentes mentais mais subtis, mas com capacidade de liderar tumultos.

    Assim foi com o PAPAO nigeriano, que na cidade da Beira perdeu a sua nacionalidade em favor de fotografia e nome proprio estampados no edificio mais emblematico daquela urbe.

    Dixit

    ResponderEliminar
  2. Se tiver mais informação sobre o "Zorro", agradecia que a deixasse aqui. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. O jornalista Gervasio de Jesus da RM sera a fonte a explorar, a avaliar pelas noticias que foram amplificadas hoje pela RDP AFRICA, onde se reivindica o alastramento do fenomeno "Zorro" a outros bairros suburbanos de MAPUTO, para alem do Guava, onde os linchamentos sao tambem frequentes.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.