Outros elos pessoais

14 maio 2010

Postagens na forja

Eis alguns dos temas de postagens que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
* Genéricos: Dossier "Savana"

* Séries: É nas cidades do país (6); Discurso e apelo ao conformismo (4); Os vasos capilares do poder político (6); Ciências sociais e verdade (8); Santos de casa não fazem milagres? (8); Já nos descolonizámos? (9); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (8); Moçambique dentro de 30 anos (série) (5) (recordar aqui e aqui)

1 comentário:

  1. A explicacao definitiva...

    "....O PCA da TDM ajuntou que “de acordo com o relatório do prestador de serviço, bem como dos técnicos da TDM que estiveram no local, não nos é possível afirmar categoricamente qual a causa do acidente. No entanto, a partir da observação das amostras do cabo danificado, quer pelos técnicos do prestador de serviços quer pelos técnicos da TDM, tudo indica que o corte foi provocado por uma âncora”.
    Joaquim de Carvalho acrescentou, na ocasião, que “porque a ocorrência deste tipo de situações está fora do controlo da TDM, e para minorar os seus
    efeitos no futuro, a empresa Telecomunicações de Moçambique está a dotar o País de uma infra-estrutura de telecomunicações fiável, robusta e de grande capacidade”.
    “Neste contexto, e como temos vindo a informar, estão em curso investimentos que permitirão que entre as zonas sul e centro do País ainda este ano (final do mês de Julho) estejam dotadas de redundância (rotas alternativas de tráfego) e as províncias da Zambézia e Nampula estejam também dotadas ainda este ano”, disse o PCA das TDM a finalizar..."

    Quem e que iria fundear um navio a 110 km de Vilankulo, e porque nao dizer, uma doca-seca transformada num posto "Alfandegario" clandestino no limite das 200 milhas maritimas?

    Andamos nos a pensar que Nacala e que e o nosso melhor porto de aguas profundas. Estamos equivocados. Ha empreendedores a provarem que a costa de Inhambane e que e!...

    Por isso, agora esta tudo bem evidente. E so pena que esta nossa triste IMPRENSA esteja e preocupada em promover o lobby GAY e Talk-Shows de cordel e nao, a combater o analfabetismo politico do Mocambicano. Porque um analfabeto politico pode ate ser doutor. E nosso caso, sao-no a maior parte das vezes. Porque como nos ensina Brecht...

    "...O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais..."

    Donde deriva o corolario de Thomas Sankara sobre o Militar, segundo o qual "...um militar nao politizado, e um assassino potencial...". Na verdade, um corolario aplicavel a todos os outros que desenvolvem actividades similares, ou para-similares aquela.

    Dixit

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.