Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
▼
▼
31 janeiro 2017
Curandeiros e poder político
Uma coluna semanal
30 janeiro 2017
A força de um boato
Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações." (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p.6)
Adenda às 19:52: o boato é regularmente abordado e analisado neste diário, confira, por exemplo, aqui e aqui.
No "Savana" 1203 de 27/01/2017, p.19
Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato. Nota: "Fungulamaso" (abre o olho, está atento, expressão em ShiNhúnguè por mim agrupada a partir das palavras "fungula" e "maso") é uma coluna semanal do "Savana" sempre com 148 palavras na página 19. A Cris, colega linguista, disse-me que se deve escrever Cinyungwe. Tem razão face ao consenso obtido nas consoantes do tipo "y" ou "w". Porém, o aportuguesamento pode ser feito tal como grafei.Nota: o presente fungula pertence à edição física n.º 1203 do semanário. Logo que possível disponibilizarei a versão digital dessa edição.
29 janeiro 2017
Saiba sobre Moçambique
Estiagem de espírito
Tomando como exemplo os blogues, há gente que apenas pensa quando pensada pelo que copia, rouba ou plagia: notícias, fontes, ideias, fórmulas, técnicas, maneiras de escrever, de citar, de organizar textos, imagens, etc. O mais criativo dos parasitas não sabe fazer mais nada senão copiar e colar. A estiagem de espírito é bem mais incurável do que pensamos.
28 janeiro 2017
O que é pós-colonialismo?
Pedido de compreensão
Por razões alheias à minha vontade, não me é possível apresentar hoje o "À hora do fecho" do semanário "Savana", como é habitual ao sábado. Espero fazê-lo logo que possível.
27 janeiro 2017
Negócios em Moçambique
Maputo
26 janeiro 2017
25 janeiro 2017
24 janeiro 2017
Causalidade
Águas subterrâneas
23 janeiro 2017
No "Savana" 1202 de 20/01/2017, p.19
Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato. Nota: "Fungulamaso" (abre o olho, está atento, expressão em ShiNhúnguè por mim agrupada a partir das palavras "fungula" e "maso") é uma coluna semanal do "Savana" sempre com 148 palavras na página 19. A Cris, colega linguista, disse-me que se deve escrever Cinyungwe. Tem razão face ao consenso obtido nas consoantes do tipo "y" ou "w". Porém, o aportuguesamento pode ser feito tal como grafei.Em momentos de crise o discernimento não funciona
22 janeiro 2017
Saiba sobre Moçambique
Uma coleção internacional
A guerra e a paz no século XXI
Com o título em epígrafe, um texto de Pablo González Casanova a conferir neste portal aqui.








