Outros elos pessoais

10 outubro 2011

O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (61)

Mais um pouco desta longa série, tendo em conta o primeiro dos dois fenómenos que sugeri.
Escrevi anteriormente que, em relação aos chefes tradicionais, o problema era mais complexo do que parecia. Na realidade, havia dois tipos de chefes: os formais, os que tinham visibilidade, aqueles que eram produto da interferência e do controlo da administração colonial; os informais, aqueles que actuavam na sombra, aqueles que, de alguma forma, eram a continuidade de antigos poderes linhageiros ou regionais e que, de várias maneiras, comandavam os primeiros. A inércia, a passividade dos régulos, tanta vezes apontada na documentação colonial, era, em meu entender, produto do bloqueio exercido pelos chefes da sombra.
Continuo mais tarde.
(continua)

1 comentário:

  1. Seria interessante saber se hoje a situação se mantém como os actuais régulos todos fardados e em todas as cerimónias.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.