Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
18 abril 2010
Hoje: quarto aniversário deste blogue
33 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Muitos parabéns ao incansável professo e ao Blog!
ResponderEliminarForça!
MF
Quem diria que esse filho cresceria tanto nesses 4 anos?
ResponderEliminarFeliz por vc, Professor. E também orgulhosa por ter estado aqui desde o início.
Yla
Campo Grande/MS/Brasil
E TOMAS MUARRAMUASSA o primeiro comentador, com um texto profetico.
ResponderEliminarParabens!
Parabéns Diario de um sociologo Parabéns Carlos Serra
ResponderEliminarParabéns Moçambique
Parabens pela creatividade e sobretudo, QUALIDADE
ResponderEliminarOlegario, Parma
Parabéns e votos de muitos anos de vida recheados dos maiores sucessos.
ResponderEliminarFim d semana agitado! Mas espero que ate ao fim do dia ainda sobre um pedaço d bolo pa mim!
ResponderEliminarSei k o Viriato, o Karim e o Ricardo n gostam muito da ideia d restar pa os outros, mas o prof. Pde lhes obrigar!
Parabens pelo blog
ah, foi neste blog k eu tive a ideia d começar a criar os meus! Minha fonte d inspiraçao para blogar è esta casa!
Parabéns, Professor, por esta já longa vida do blogue e pelo seu esforço de manutenção de qualidade, apesar das acrescidas solicitações que todos vemos que vem tendo. Muito obrigada por tanto nos dar de si.
ResponderEliminarFátima Ribeiro
Parabens Professor,
ResponderEliminarEsqueci desejar, Saude e Longa Vida para todos bons.
Elisio,
Nos nao somos gulosos, nao sei Ricardo, tambem acho nao 'e,
Gulosos estao no governo. E Gulopotamos na AR.
Vai haver bolo pra todos.
PARABENS PROFESSOR
ResponderEliminarMOCAMBIQUE PARA TODOS
MOCAMBIQUE PARA TODOS
MOCAMBIQUE PARA TODOS
MZ
Parabéns Diário de um sociólogo pelos 4 anos de vida. Continue assim muito vivo nos próximos anos!
ResponderEliminarParabéns caro Professor Serra,e que o Diário continue por muitos mais anos !
ResponderEliminaro Diário é um marco da democracia,um termómetro do pensamento moçambicano!!
Festejo consigo aqui de Vilankulo,pois hoje é o dia da Vila e estamos em festa!!!!
Parabéns!!!
Tóxico
Parabens ao BLOG e seu autor!
ResponderEliminar"Diario de Um Sociologo", a janela aberta de Mocambique.
Bem Haja e que venham muitos mais anos.
Siavuma
Professor,
ResponderEliminarpermita-me afirmar que este Diario faz parte dos meus habitos de vida.
Parabens e Obrigado!
Professor Serra,
ResponderEliminarAconteceu em Timor-Leste, durante a memorável noite de celebração da independência daquele país irmão que Xanana Gusmão, então primeiro presidente de Timor-Leste (após à ocupação indonésia), dirigindo-se especificamente aos estadistas e convidados, procedeu a entrega de vários prémios em agradecimento ao efeméride, mas não o fez em relação a Joaquim Chissano.
Toda a gente ficou preocupada, incluindo eu que assistia atentamente (pela televisão) aquele momento. Xanana, que não é menos sábio nem menos filosófico, disse e cito de memória:
“Certamente que todos estão perplexos em querer saber porque é que eu não dei a Chissano o mesmo galardão que dei aos outros chefes de Estados, muito menos lho dei um simples obrigado. Como posso eu, Gusmão, agradecer a alguém que tanto fez para que o meu país se tornasse independente? Não estaria eu por acaso a devolver a Chissano a ajuda que ele deu à Timor-Leste? Dou à Chissano, o coração do meu país.”
Queria fazer das palavras de Xanana as minhas. Dou ao Prof. Serra e ao seu e nosso Diário de um Sociólogo o pouco que sei sobre a visão do país e do mundo em geral, aprendi, e que certamenete morrerei aprendendo.
Este Diário têm-me a corrigir certos "erros" de que era portador e não só, mas também a debitar o pouco que sei "bebido" de outras fontes. Quanto mais julgamos que sabemos, mais se descobre que afinal não se sabia” Palavras de meu chamuale Prof. José Hermano Saraiva.
Em minha língua materna de que é também falante o Prof. Carlos Serra, endereço as minhas maiores felicidades ao Diário e um fervoroso zicomo kwambire a todos.
Zicomo
PS: Karim, obrigado por teres respondido "em meu nome" ao Elisio Lerornardo.
Professor
ResponderEliminarparabéns pelo carácter visionário que o permitiu criar este de espaço de debates, reflexões e sobretudo contactos. O blog tem uma sensibilidade unique, ou melhor, visa combater o ego social pois 'e caracterizado pala capacidade de trazer 'a luz os vários temas que irrompem no everyday life do campo social.
Again: Parabéns
Kramar
Acabado de chegar, ainda a tempo de lhe renovar os meus agradecimentos por tudo me tem proporcionado, e desejar os maiores êxitos e felicidades ao Prof, e seu portal.
ResponderEliminarSó uma grande alma com o a sua Professor poderia criar, alimentar e fazer crescer este espaço que é seu e de todos nós.Grata por fazer parte da enorme lista dos que todos os dias aqui vem aprender consigo.
ResponderEliminarO meu país é mais rico porque tem gente como o Professor.
Parabéns para si, para o Diário e parabéns a todos nós.
Um abraço grande para si já cheio de imensas saudades.
Parabens para si, para o diario e para todos os que contribuem no dia-a-dia para o enriquecimento do debate de ideias neste blog.
ResponderEliminarPenso que o processo de construcao da democracia em Mocambique tem muito a ganhar com blogs como este.
Muitos PARABENS pelos "anitos". Para mim (e para muitos outros leitores), este é mais do que um blog, é uma importantíisima fonte de informacão sobre Mozambique, uma escola. A rapidez com que posta as actualidades, os rápidos comentários, os interessantes e "polémicos" debates tornam este, sem dúvidas, o melhor blog do mundo.
ResponderEliminarSaravá, Professor e o Diário de um Sociólogo.
AAS
Parabéns! Sou uma grande admiradora e fã. Os seus posts ajudam-me a compreender melhor o povo que tanto amo e fazem-me sentir mais perto da minha pátria de adopção. Grata por tudo.
ResponderEliminarHonra-me o incentivo de todos vós. Obrigado.
ResponderEliminarFoi nesta oficina que se fizeram grandes estudos da nossa sociedade e do mundo. Temas examinados detalhe a detalhe. E todos nós saímos a ganhar, graças a mente brilhante do Prof. Serra. Ficam os parabéns de um dos seguidores deste blog.
ResponderEliminarParabéns Prof. esperamos que este cantinho produza mais e mais blogs moçambicanos, lembra-se numa palestra na Faculdade de Medicina da UEM (Associativismo em Moçambique), o apelo ao acesso e criação de blogs? quantos existem hoje? certamente perdeu a conta! falta a sua devulgação, ablogsfera é uma verdadeira sala de aulas... mais anos ao Diário.
ResponderEliminarMuito obrigado.
ResponderEliminarParabéns! Este blong só me lembra o ILUINISMO.
ResponderEliminarO blong representa uma luz nesta caverva.
CMatusse
Que viva eternamente e que continue a grande referencia de ideias, pensamento e de debates que aqui acontecem. Bem haja!
ResponderEliminarMuito obrigado pela força.
ResponderEliminarParabens professor Serra. Queriamos nós chegar tao longe...
ResponderEliminarMais vale tarde do que nunca!
ResponderEliminarEstive fora e sem net.
Parabens Professor!
que a oficina viva por muitos e longos anos.
Obrigada pelo ponto de encontro, cruzamento de ideias e pensamento...
Linette Olofsson
Hurra Hurra Hurra...
Eu estava mesmo 'a espera,
ResponderEliminarProfessor,
Obrigado por aceitar esperar,
Por favor corte o bolo,
Muito obrigado.
ResponderEliminarCarlos parabéns!!!
ResponderEliminarUm abraço.