Mais um pouco desta nova série.
Vou-me permitir escrever algo sobre dois pontos:
1. A origem das ciências
2. A ambição de rigor e a mimese nas ciências sociais
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Esta frase de Aristóteles é excelente, mas levantam muitas dúvidas:
ResponderEliminar1. Será que tudo o que o homem faz é correcto, o que importa é o argumento? Então os sistemas recusados pelas sociedades não estavam afinal errados, faltou-lhes argumentos?
2. Haverá um pensamento errado, se não há verdades absolutas? Tudo o que é mentira hoje com o tempo torna-se verdade.
Zicomo
Viriato,
ResponderEliminarO que 'e mentira, 'e mentira,
E ela nao pode se tornar em verdade, porque 'e mentira,
Se nao nao, nao seria mentira.
Novidades ? em off, ?
Chekkar ?
Boa tarde Professor.
ResponderEliminarPrefiro esperar a próxima série.
Chacate com novo visual,
ResponderEliminarEsta Bonito,
Viriato,
ResponderEliminarVoce nao lembra as Mentiras da Verdade de Azagaia ?
Chacate,
O que que foi que aconteceu na palestra AEUEM - 17 de novembro Dia dos Estudantes de 2008, na UEM ?
Apenas disse o que pensava.
ResponderEliminarCertamente que o Karim fez a pré-primária ou a primária em Moçambique, julgo ter aprendido a decorar uma mentira em verdade e verdades em mentira.
A História é feita de suposições, de factos que engradecem a uns em detrimento de outros, de horoismo, mas também, raras vezes, de fracassos.
As ciências sociais sem a mentira não sobrevivem, como também não sobreviveriam sem a verdade. A justiça só existe para combater a injustiça. Mas será que tudo é injustiça? Será que chegamos verdadeiramente a uma justiça plena? É tudo uma roda que gira, onde ela pára ou é obrigado a parar, ai reina a lei do dia.
Estamos perante uma interdisciplinaridade de factos. Vamos esperar por mais séries...
Zicomo
Esta Bem Viriato,
ResponderEliminarVamos esperar,
Vou fazer como, com calor ?