Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
25 abril 2010
Ciências sociais e verdade (1)
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Testando novos fusiveis.......................
ResponderEliminarTestando neuronios reparados............
Em Test Drive.....................................
Professor,
Se nas ciencias sociais nao houver verdade, nao vao poder ser defenidos com exactidao os problemas sociais, e dai , o perigo de uma convulsao ou explosao social de inimaginaveis consequencias derivadas de nao defenicao com exactidao do problema social, e consequentemente a aplicacao de possiveis solucoes erradas, e fora do tempo real.
Resultado dos novos fusiveis.........? por favor.......?
......................aguardando relatorios......................
Depende. Quando as verdades sao absolutas, nao ha como nao dizer que, se fosse pelas ciencias sociais, a teoria da relatividade nao passaria de uma grande mentira...
ResponderEliminarFelizmente nunca foi.
No nosso caso a aplicacao da teoria da relatividade reside na nossa habilidade de gerar socucoes e aplica-las, em tempo real.
ResponderEliminarSe acharem que se deve esperar que a relatividade por si so resolva o problema da relacao, entao tudo bem comigo, afinal acho que o meu verdadeiro trabalho ate ja esta Gracas a ALLAH concluido.
Espero agora ver a accao dos demais fieis e virtuosos.
Continuo a querer voar rapido, a agilidade nas accoes 'e uma das minhas caracteristicas e limitacao tambem.
É 25 de Abril e ninguém diz nada?
ResponderEliminarBom tema sobre a qual sei pouco. São dúvidas que também enchem a minha cabeça. Pode continuar com o tema, mais umas pinceladas não seriam nada mal.
ResponderEliminarZicomo
PS: Karim, até amanhã. Tenho de organizar os papéis do inquérito que andei a fazer. Um dos graves problemas que encontrei no terreno é a convivência difícil que o resto das pessoas tem com os ciganos. Sabes me dizer a origem dos ciganos?
2. Não há casos de moçambicanos "ambulantes", ou seja, pedintes. Mesmo a nível das cadeias, somente casos isolados de compatriotas nossos envolvidos em crimes. É quase ZERO.
3. Poucos ou raro os casos de moçambicanos que "visitam" os serviços sociais / assistência para pedir ajudas, portanto, junto às Cáritas.
4. Nenhum moçambicano beneficia-se de rendimento social, o que quer dizer que todos que estão no Concelho de Évora tem uma ocupação, pelo menos assim revelam os dados.
5. Dos moçambicanos que já inquiri todos desejam voltar à pátria. Amanhã o trabalho de pesquisa continua. Amanhã se tiveres curiosidade aqui estarei com mais dados. Tenho que sair.
Zicomo