Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
29 março 2010
Zimbabwe: detidos pintor e director de galeria
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Resoluções espartanas chegam às artes plásticas.
ResponderEliminarE proibido pintar coisas "feias" em público...A pintura deve reflectir o pensamento da Classe Dominante!
Doutro modo, queima-se a tela, ou mata-se o pintor...
Agora, digam-me, em que é que isto difere do espírito que antecedeu a Noite de Cristal 9 de novembro de 1938?
Não vai tardar que uma hemorragia de críticas apareça a condenar estas detenções.
ResponderEliminarEu vou esperar pelos pronunciamentos da polícia (um amigo meu residente no Zimbabwe ficou de me enviar a outra versão) só depois disso darei as minhas achegas relativamente a este caso.
Mas quero lembrar que ninguém é preso do nada. Não há fumo sem fogo!
Zicomo
A policia no Zimbabwe, nao tem outro remedio senao defender o regime no poder.
ResponderEliminarSe o Zimbabwe e um estado democratico, os cidadaos sao livres de se expressar livremente, criticando o que acham estar errado, de expor as suas ideias, gostos, desgostos ou outros.
R. Mugabe tem-se revelado um tirano, ditador e tem conduzido o seu pais para um verdadeiro abismo.
Enquanto o seu povo sofre sem as minimas condicoes de vida, este, sua esposa e membros do seu governo, vivem rodeados da maxima luxuria, viajam para o estrangeiro onde esbanjam dinheiro dos cofres do estado, seus filhos frequentam as melhores escolas nos paises estrangeiros, deslocam-se para fora do pais em tratamento medico, possuem viaturas a precos proibitivos, etc. etc.
Nisto, Samora Machel, foi diferente.
Maria Helena
Viriato,
ResponderEliminarNinguem é preso do nada? Tamos a falar do Zimbabwe! Quantas outras já não houve? Assim também não dá! Fanatismo assim é perigoso!
"R. Mugabe tem-se revelado um tirano, ditador e tem conduzido o seu pais para um verdadeiro abismo."
ResponderEliminarEste pronunciamento vem da Maria Helena.
Peço-lhe, cara Maria, que faça uma autópsia nas suas palavras! Com muita falicidade apoda Mugabe de assassino, de ditador, etc., mas ignora os reais problemas daquele país. Se o país estivesse no abismo das duas uma: ou o povo destituia o regime a força, ou o Ocidente que tem por hábito policiar o mundo tê-lo-ia. Não quero acreditar que Mugabe, que salvou o seu povo das guerras de um leão possa desejar matar o seu povo, há verdades que só o tempo as amadurecerá.
E porque não posso eu sair em defesa de Mugabe? Sabe, Maria, quando não se gosta até o mel é azedo. Mugabe nunca será amado depois de ter tido a coragem de exigir direitos iguais no seu país.
Gata,
Admito que sou fanático de Mugabe, porque acredito nele. Ninguém esteve na linha de fogo quando ele expulsou os indomáveis "Smith" do país. Muitos acusaram-o de ser frustrado. MUGABE esteve preso mais de 10 vezes e ninguém se lembra disso. MUGABE criou condições para que o povo tivesse por direito terras, ninguém se lembra disso.
Temsido fácil nomear com gosto as coisas erradas que Mugabe fez, ingonara-se, no entanto, aquilo que fez e continua a fazer pelo seu povo. Não foi Mugabe que colocou embargo contra o seu povo ou foi?
Zicomo
Então lá porque o homem um dia fez algum bem tem que se aceitar tudo o que ele faz? Claro que já foi um grande homem da sua terra mas hoje é um demonio! E por acaso será o unico que esteve preso? E todo o mal que ele passou da-lhe, por acaso, direito a ser um tirano? Viriato, me preocupa bastante seres humanos assim!
ResponderEliminarSinto que você não conhece os indomáveis. Conversa com pessoas de uma geração mais antiga.
ResponderEliminarZicomo