Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
29 março 2010
Os primeiros Mambas...
20 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Esta foto está no livro já publicado do jornalista Ian ´Cristine´. Lá, no livro, o autor identificou quase todos os intervenientes. Mais logo talvez traga o nome de todos, porque o livro é fácil de obter.
ResponderEliminarAfora isto: estes Mambas ganharam. Ganharam tudo. Pena que....é melhor não mexer no vespério...
Zicomo
Não, a foto que está aqui não é a que consta do livro "Machel of Mozambique" de Iain Christie, a que está no livro é outra, com dez membros. E nesta outra, um dos jogadores não pôde ser identificado.
ResponderEliminarEquivoco....
ResponderEliminarObrigado
Dos que estao de pe pode-se identificar Eduardo Mondlane (5 da esquerda) e a seguir (6) Samora Machel. Sao os unicos que eu consigo identificar para alem dos ja mencionados pelo Professor
ResponderEliminarNa fila de baixo; serão Koloma e Simango o segundo e terceiro a contar da esquerda?
ResponderEliminarEssa era entao a verdadeira frente de libertacao de mocambique...ok... ensinaram-me mal na escola...!
ResponderEliminarAbdul
ResponderEliminarConcordo contigo, de facto, esta foto é histórica e que devia aparecer em muitos livros para nos falar daquele Mocambique uno.
Agora falta a identificacão de quatro pessoas: a daquele que parece a mais nova dos Primeiros Mambas, falo daquela que está entre Mondlane e Chissano, a da última (à direita) em pé e da primeira e última pessoas na fila de baixo.
Como entre eles há alguns que estão vivos, deviam nos ajudar a identificar os seus camaradas.
Estou muito curioso.
"Como entre eles há alguns que estão vivos, deviam nos ajudar a identificar os seus camaradas."
ResponderEliminarUm dos grandes equívocos dos Moçambicanos.
Nem todos eram "camaradas", embora estejam na mesma equipa, na mesma fotografia.
Creio que era uma FRENTE - no sentido de uma união de várias sensibilidades, diferenças, susceptibilidades, pessoas, vontades,...para um fim comum a MUITA gente - a Independência de Moçambique, com tudo o que ela deveria implicar, mormente a LIBERDADE dos seus diferentes Povos, congregados no mesmo Estado, este já edificado.
Depois foi o que se viu…
Rebentaram a equipe, entao...nao souberam gerir uma equipe,... 'e natural a situacao dos mambas, hoje.
ResponderEliminarCom tudo pra ganhar, deitaram tudo a perder, isso 'e tudo menos inteligente.
Fazer o que ?
Pela Foto o PR Samora é o unico nao jogador.
ResponderEliminarSeria ele o treinador da Equpe?
Mausse
Sempre pensei que o treinador da equipa fosse, Eduardo Chivambo Mondlane.
ResponderEliminarPelo numero sao 11 jogadores, pode ser que Samora era jogador e que jogava fardado. Pelo menos da maneira como ele gostava de farda no perido pos-independencia 'e muito bem provavel.
ResponderEliminarAcho que o Presidente Marechal Samora de tanto ser disciplinado militarmente ia jogar de aprumo militar... brincadeira me desculpe Professor. mas é impressionante porque ao todo são onze com o Presidente incluído... será interessante saber o lugar do marechal na equipe.
ResponderEliminarMas sei que ele era apaixonado pelo Boxe mas não faltava as partidas de futebol...
Mas verdade seja dita, eram mesmo Mambas de se respeitar primeiro no contexto Nacional, depois africano e mundial.
Se jogava, a posicao dele so pedria ser a de 'capitao' da equipa. Capitao or 'captain' lhe servia bem por ser uma posicao militar e de jogo.
ResponderEliminarCaro Professor, creio que cometeu um pequeno lapso, pois em vez de Joaquim Alberto Chipande, deveria ser Alberto Joaquim Chipande. So quem nada faz, nao erra. Cmptos.
ResponderEliminarA verdadeira Frente de Libertação antes dos agentes dos comunistas soviéticos meterem o dedo e depois nos deixarem nesta desgraça toda.
ResponderEliminarDe pe, da esquerda para a direita: Sebastiao Mabote, Alberto Chipande Joaquim Chissano, Trindade, Eduardo Mondlane, Samora machel e Francisco Manyanga. Agachados, da esquerda a direita: Olimpio Vaz, Eduardo Coloma, Uria Simango e Alberto Sithole.
ResponderEliminarTio Bernabé,
ResponderEliminarSempre informado,
Obrigado
M
Obrigado BN.
ResponderEliminarQuem foi Trindade e qual o seu nome e apelido e papel na FL?
Desculpe-me esta pergunta pois pode revelar algum desconhecimento daqueles imperdoáveis, mas deve-se essencialmente ao facto de eu conhecer alguem com extraordinárias semelhanças fisicas. Que poderá ser, pela idade actual, um neto.
João Baptista Trindade. Segundo uma fonte, até a bem pouco tempo vivia em Chimoio. Nada sabemos do paradeiro do Olimpio Vaz.
ResponderEliminar