Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
22 março 2010
Tráfico a partir de Moçambique
11 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Eu odeio esse negocio, por isso defendi a pena de morte para Traficantes e raptores de menores e pedofilos.
ResponderEliminarPara mencionar uma das grandes qualidades do Machel: " criancas sao flores que nunca murcham."
Eu matava os traficantes, raptores e pedofilos, sem pensar duas vezes.
Agradecer ao Prof. por nos manter informado, se dependesse do Governo nós nunca iriamos ficar a saber da gravidade desse grande drama social e humano. Só mesmo o Prof. por nos deixar de olhos bem abertos...
ResponderEliminarSobre o trafico de seres humanos, é uma realidade de proporçoes alarmante que o governo tenta a todo custo minimizar e até em alguns casos "mistificar" e "virtualizar".
Vamos proteger as nossas crianças e mulheres (e já agora homens - pq até esses são traficados para trabalhar em minas e farmas), pq infelizmente se esperarmos q o governo nos dê segurança então melhor "esperarmos sentados". As prioridades do nosso governo são outras, e não será de estranhar se algum dia vier-se a saber q existe gente "muito grande" por trás desse "negócio"...negócio sim, pq há gente a enriquecer com o drama e a tristeza de outros.
MS
Matavas? Karim, estou a ficar preocupado contigo. Não diga mais isso, nem por brincadeira. Você não sabe o que a língua..., o que o tempo cria, o que a vida dá, o que o estômago provoca. "podem me tirar o braço esquerdo se eu fizer isso mais aquilo". Hoje são guardiões dessas dessas coisas. Nem um braço perderam. Meia palavra basta, para um bom entendedor.
ResponderEliminarZicomo
Viriato,
ResponderEliminarMatava mesmo, eu odeio isso, Matava mesmo, ainda bem pra eles, que nao sou juiz, se fosse, por mim nao passava um desses canalhas.
Era julgamento e zas com eles, muito rapido mesmo.
E uma vez disse ao UmBhalane, e vou repetir pra ti, ha certas coisas que eu nao vou fazer nunca, mesmo.
E nao existe nada neste mundo que me possa obrigar a fazer esse tipo de negocio, nada mesmo.
Então estamos perante um assassino? Se eras capaz de matar por isso (...) o que te custava matar por aquilo (...). Se ao fim e ao cabo tudo é matar. V. teria a coragem de matar um ser humano ainda que tivesse cometido as piores das piores atrocidades?
ResponderEliminarKarim, meu chamuale, há rancor que não vale a pena alimentar. Quantas vezes precisarias de matar a cada canalha que te fizesse mal? Ou que traficasse, violasse, pessoas? Eduardo Mondlane (dito isto por Malangatana Nguenha na recepção do seu Honoris Causa em Évora) que saber perdoar é uma virtude dos grandes homens. Quantas vezes somos tentados a fazer o mal? E quantas vezes precisaríamos de fazer o mal. Achas que eras tu capaz de acabar com os pedófilos?
Eu que nunca suportei um indomável 8juro mesmo) mas fui obrigado, pelas circunstância da vida, a conviver com alguns deles. É vida, daí a frase de Jorge Rebelo: "não basta que seja pura e justa a nossa causa, é necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós." Sabe o que isso quer dizer? Eu acredito que o Karim não era capaz de fazer isso, porque não tem sintomas de um assassino.
Permita-me terminar com uma outra frase, mas desta vez da autoria de Arrone Fijamo, este zambeziano muito perigoso na escrita, na arte de escrever (procuro por Impressões de uma Viagem, quem o tiver é favor de me comunicar) que diz: "O Homem não é aquilo que quer ou deseja ser, é aquilo que ele próprio não saberá, mas que na verdade o é"
Zicomo
Viriato,
ResponderEliminarVoce quer conversa, so.
Ja esta dizer que estamos perante um assassino ? afinal 'e assissino por querer matar ou por efectivamente matar ?
Deixa-la de brincar com coisas serias. entao o Viriato acha que deve pagar imposto para alimentar canalhas desses na cadeia ?
ele vende, trafica, rapta, viola criancas e eu vou pagar os custos da comida dele na cadeia ?
deixa la de brincar, vamos conversar outras coisas, porque nessa, sou rigido e nem penso em mudar.
Solucoes malaias ganham adeptos em Mocambique...
ResponderEliminarPodemos ja encomendar as catanas e propor uma nova carreira na Funcao Publica local: a de Carrasco!
Por exemplo, Carrasco de 1 Classe, Letra A, B, C e assim por diante. Com direito a bonus de produtividade e tudo.
De maneira que as nossas ficavam mais espacosas e com celas vagas.
Em Auschwitz, dizia-se "Arbeit Macht Frei". E como se dizia...
Bem nao sabia que o Ricardo estava disposto a comentar,
ResponderEliminarNem sabia que estava de olho no negocio de catanas,
Eu iria sugerir injeccao letal pra esses canalhas, mas se o Ricardo prefere catanas, quem sou eu pra lhe contrapor, nao 'e mesmo ?
Karim
ResponderEliminarQuando lhe leio recordo-me do ódio crónico da situação no médio Oriente e concluo, por isso não há paz. Para certas pessoas, a adolescência termina aos 35 anos, quem assim disse tinha razão.
Zicomo
O Vosso Tanque General, É Um Carro Forte (Bertold Brecht)
ResponderEliminarDerruba uma floresta esmaga cem
Homens,
Mas tem um defeito
- Precisa de um motorista
O vosso bombardeiro, general
É poderoso:
Voa mais depressa que a tempestade
E transporta mais carga que um elefante
Mas tem um defeito
- Precisa de um piloto.
O homem, meu general, é muito útil:
Sabe voar, e sabe matar
Mas tem um defeito
- Sabe pensar...
(mas as ratazanas nao, digo eu)
Magister Dixit
Estejam avontade meus amigos, convivo convosco aqui, e nao me chateio mesmo, aprendo sempre, sempre mesmo.
ResponderEliminar