Outros elos pessoais

30 março 2010

Cumplicidade

Fascina-me, cada vez mais, a cumplicidade entre a política (passada e presente), o capitalismo (financeiro e comercial) e a apologia da democracia (veemente e televisiva). O investimento imobiliário no nosso país é, creio, entre outros, um bom termómetro a esse nível.
Adenda: sugiro que se leia na edição desta semana do "Magazine Independente" (31/03/2010), o trabalho "Parque da CNE privatizado" (Anselmo Sengo como autor, p. 3), através do qual ficamos a saber que uma empresa chamada Épsilon Investimentos SA (cujos membros o jornal revela) comprou, na cidade de Maputo, o terreno que serviu de parque de estacionamento da Comissão Nacional de Eleições e do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, para ali construir um condomínio - obra a iniciar-se dentro de dias, assegura o semanário - a chamar-se Xiluva (flor), com 12 apartamentos tipo três, ao custo unitário de 480 mil euros. Qualquer pessoa medianamente atenta, sabe o que se passa na cidade em termos de construção de prédios com apartamentos de luxo.

10 comentários:

  1. Prof.
    A verdade e esta e bom para a cidade acabar com os espacos baldios.
    Mas a minha questao e como e feito para as pessoas obterem esses espacos
    Parece me que sao as mesmas pessoas a genhar ou pessoas ligadas ao mesmo grupo digo Partido.
    Mario Lithuri

    ResponderEliminar
  2. Nos gostariamos de ficar com o Predio Pott, Raabilita-lo e conserva-lo, ao predio e a historia da cidade.

    Esperemos que o Governo de Mocambique, nos deia a possibelidade de realizar o desejo.

    ResponderEliminar
  3. A ideia é boa, muito boa.

    Peca quando os supostos donos são os mesmos e não dão espaço para que novos rebentos tenham o mesmo direito.

    Neste aspecto, a edilidade peca bastante.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  4. A vida é assim mesmo, Os caes ladram e a caravana passa.

    Quem pode ,pode.

    ResponderEliminar
  5. Viriato,

    A ideia 'e boa.

    Vamos fazer uma aposta, entao?

    Se o Governo de Mocambique nos der o Predio Pott, entao validou o meu comentario... Comecou a tentar ser Inclusivo,

    Se o governo de mocambique nao nos der o Predio Pott, entao validou o teu comentario. Nao tem com Inclusividade . Lei 'e Lei. Tem que ser membro do partido.

    Depois avaliamos se a ATITUDE do Governo de Mocambique foi Correcta ou Incorrecta.

    Esta Bom ? assim ? Se eu ganhar entao o Viriato paga me um sumo, se eu perder tambem sumo ( sou muculmano, nao posso pagar alcool ).

    ResponderEliminar
  6. De novo o Karim...Lá vem o Karim...

    Eu sou um mero pigmeu no campo empresarial. Nunca desejei ficar rico. Nunca ambicionei a riqueza para nada. Pergunte as pessoas que julgam me conhecer ou que me conhecem, sabem que não ando atrás de riqueza, mas sim, repito, riqueza no conhecimento.

    A opulência da riqueza material é para os pobres. Os ricos espiritual não precisam disso. Por isso chamuale, deixo o prédio Potte para si, para vender rajá, sumo, chá e especiarias. Guarde-me apenas bibliotecas, centros de leitura, espaços de convívio académico. Isto para basta mim.

    Quando certo dia bati na mesa do meu director com o fim do contrato nas mãos, estando eu a ganhar MUITO BEM, ele ficou louco e disse-me: "meu filho, não vais ter a mesma sorte que acabas de perder". E eu respondi-lhe "ganho com o conhecimento que adquiro". Já imaginou que raio de arcaboiço sou eu? Fica para si os prédios todos.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  7. Viriato,

    Ja comecaste a contar estorias... voce 'e estoridor mesmo... Apostas ou Nao ?

    Nao quer pagar sumo ? so vou beber 1, se quizer segundo vou pagar sozinho.

    ResponderEliminar
  8. Fica para ti estes projectos aliciantes. Eu estou bem lá no campo, na vindima.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  9. Não sou contra o desenvolvimento!
    O Estado Moçambicano esta a ficar sem património.
    Por acaso, há dois meses atrás recebi de Portugal um email,convidando-me investir na compra de um desses apartamentos.
    Quem estiver interessado, repasso o email.
    Onde se vai buscar financiamento para a construção de casas para os jovens?
    Haverá espaço na cidade de Maputo?

    ResponderEliminar
  10. Espera Linette,

    Os precos vao cair. Vai rebentar a bolha.

    Depois vamos arrajar espaco pros Jovens tambem. Vao nos dar espaco, podes ter a certeza.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.