Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
30 março 2010
Tsvangirai e Mugabe: aliados contra homosexuais
32 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Finalmente eles se entenderam, contra os homossexuais é claro.
ResponderEliminarDeus
Fico feliz com esta notícia.
ResponderEliminarBem haja Tsvangirai e Mugabe.
Ser lider é saber defender a causa nacional. A ideia de "mente limpa" não pode, nem deve abalar os valores morais e culturais firmados pelos antepassados zimbabweanos.
Espero que esta decisão de ambos sirva de exemplo para os dirigentes da Frelimo. Parabéns.
Zicomo
Devia ser Tvangirai, Mugabe, Viriato e Ricardo...
ResponderEliminarO Viriato e Ricardo deixaram bem claro, que esforcos da Paz estao loge de alcados, embora cosiderem a possibelidade da guerra contra os homosexuais, poder ser apenas democratica e nao belica.
Afastando desse modo a possibelidade duma guerra civil, preferida pelo Chacate Joaquim.
Aguarda-se a proxima ronda de negociacoes a ser determinada pelo Professor.
Viriato,
ResponderEliminarComo você consegue ser assim? É impossivel tudo isso num unico ser humano!
...que tristeza,já não bastava o status quo ,ainda pretendem mais retrocesso !!!!
ResponderEliminarO Zim vai realmente regressar aos tempos do monomotapa...só que em pleno séc.21 é sómente burlesco,caricato.!!!
Viva Chaka Zulu,Gungunhana,e todos reis folclóricos que quiserem!!!!
Mandela,Steve Biko,Mondlane,Luther King,mentes limpas e abertas,que pena serem tão poucos como vocês !!!
Tóxico
Marinela e Intóxicado,
ResponderEliminarAgora não posso pensar? Não posso dizer aquilo que penso?
O ambiente em que cresci, sendo de uma família com tradição, herança e fortes convicções, apegado aos valores básicos de família no verdadeiro sentido da palavra, jamais iria admitir que minha filha ou fosse quem fosse dos meus, seguisse esta linha de pensamento. Pode crer. Há provas de como fui duro com uma sobrinha.
Cresci num meio de valores em que estas práticas eram tidas como infestadoras da sociedade. Para mim há coisas que não muda. Estou a favor da ex. lider do PSD, Dra. Manuela Ferreira Leite, para quem a família é a pedra basilar de uma sociedade. Os nosso filhos não merecem herdar estes comportamentos desviantes. Assino por baixo.
Intóxicado,
Eu não sei porquê é que temos de achar que, porque Mandela defendeu a homossexualidade, logo, temos que pensar como Mandela. Mandela têm seus pontos de vista. Não pode me influenciar em aceitar nada. Eu penso sozinho.
Perdoe-me, Mandela nem sequer é a minha referência, está longe de o ser, embora tenha o maior respeito pela sua figura. Maior dos maiores respeito. Arrone Fijamo, Walter Sesulu, Mugabe, Fidel Castro, Salazar, José Sócrates, J. Chissano, El Bashir, Serra (este mesmo), entre outros, são meus ídolos. Pensem eles contra os meus ideias, porém, orientaram e orientam a minha vida, duma ou doutra maneira.
Sou contra a homossexualidade. Ponto final.
Zicomo
Ha que enquadrar a recusa de Tsvangirai no contexto que lhe e imputavel: o politico. Nao me consta que tenha alguma vez orquestrado campanhas homofobicas, contudo, e ai estou com ele, REAGIU quando percebeu que a LEI MAE do Zimbabwe estava prestes a ser alterada para acomodar interesses gay.
ResponderEliminarE nesse contexto, como estadista responsavel, so lhe ficou bem dizer que concordava com as palavras de Mugabe, i.e: NAO!!!!
Os receios que alimentam Tsvangirai, tambem sao os meus. Ou seja, o custo socio-economico de uma medida dessas no Zimbabwe, pais a bracos com uma crise de dimensoes biblicas. Que nao se ponha mais achas na fogueira...
Agora, o que Mugabe diz, so a ele diz respeito. Mas acho que a sua credibilidade politica manchada pela conduta de Canaan Banana (http://en.wikipedia.org/wiki/Canaan_Banana) lhe marcou para o resto da vida.
E a unica explicacao que encontro.
Trata-se tão simplesmente da luta entre o bem e o mal. Dos solidários e pacifistas contra os egocentricos e bélicos. Da luta da inteligência e da capacidade de pensar contra a estupidez e a carneirada.
ResponderEliminarE pensar que são os mesmos que preconizam a morte e criminalização dos homosexuais que defendem acirradamente a legalização da poligamia e o casamento aos 14 anos.
Por este andar quando a humanidade entrar no seculo 22, Africa ainda estará a sair da Idade Média. Infelizmente.
"Arrone Fijamo, Walter Sesulu, Mugabe, Fidel Castro, Salazar, José Sócrates, J. Chissano, El Bashir, Serra (este mesmo), entre outros, são meus ídolos"
ResponderEliminarTodos na mesma panela? caro amigo vc não existe. Salazar, Fidel e Mugabe? estamos conversados. Vc é capaz de nos dizer quantos milhares de patriotas, homens livres e justos, este trio mandou prender ou mesmo liquidar só pq tinham a côr da pele errada, professavam uma religião não aceite ou apenas e só porque pensavam de forma diferente da deles?
PS: Não se esqueceu de um grande "estadista" chamado Adolfo Hitler?
Está-se a apertar o cerco, começou na Nigéria, Quénia, Zâmbia, Malawi, agora Zimbábue, esta onda de homofobia e descriminação não tarda nada e está a bater à nossa porta, aí finalmente teremos o Moçambique nos Viriatos e dos ricardos.
ResponderEliminarMas como alguém neste blog mostrou de alguma forma todos nos, em algum momento fazemos parte de uma minoria ... poderia ter sido escrito assim, "... primeiro prenderam os gays, mas como eu não sou gay não me importei ... ", começo a perceber que este país é muito diferente daquilo que sempre imaginei ...
Jacome,
ResponderEliminarNão sei por onde andou. Seja bem-vindo! Disse há dias - aqui neste Diário - que há rancores que não valia a pena promover / alimentar.
Salazar foi escolhido recentemente pelos portugueses como uma das figuras mais influentes de Portugal nos últimos tempos. Se quiser ter estes dados, procure entrar em contacto com a RTP.
Hoje chora-se por Salazar. As grandes teorias que Portugal usa hoje foram ditas por Salazar há mais de 50 anos atrás.
Eu separo as coisas. Sei, em todos os momentos, separar o trigo do jóio. Uso Salazar quando quero inspirar-me na economia. Para mim é bestial.
Uso Serra quando quero perceber os fenómenos sociológicos, sobretudo de Moçambique: os linchamentos, por exemplo. Uso Mugabe quando quero compreender os fenómenos "colonização", poder, liderança; Chissano quanto as negociações, portanto, relações internacionais, diálogo; já Fidel quando quero perceber o povo, o comunismo, a ditadura como um sistema não violento.
Não sei se lhe fiz entender? Todos aqueles que a época insultou, apodou, renegou, vilipéndiou, etc a história cedo ou tarde irá promovê-los. Aconteceu com Jesus Cristo, com Sócrates, com Galileu, com Cabral, com Mondlane, com Samora, etc...Espera para ver. Se V. se esquecer eu farei questão de lhe recordar.
Igor,
Este tempo todo onde é que andou? Curioso, só aparece quando o assunto é gay, homossexual, etc. Depois de conseguir validar o seu sonho, vai se retirar. Não está solidária com os homossexuais, eu sei, o problema, me desculpe, é a temperatura do estômago. Alguém lhe mande levantar as mãos. A Igor deve aprender a dizer não, porque vai ficar sozinha.
Zicomo
Deixe la V.Dias...
ResponderEliminarO mundo dessa gente e verdadeiramente colorido. Com muito ROSA-CHOQ.
Desta vez nao vou perder tempo com eles.
Viriato,
ResponderEliminarnão perderei muito tempo consigo. Já vi "por onde andou" e donde nunca saiu.
Relembro-lhe apenas que Salazar era um fascista convicto. Que economicamente Portugal era na altura o país mais pobre de toda a Europa e de onde milhôes de pessoas foram forçados a emigrar pelo mundo fora. Que graças a Salazar outros milhões de africanos foram subjugados, colonizados e humilhados. Salazar referia-se aos africanos como "pretinhos" e "turras". Para ele um negro não podia devia sequer receber escolaridade. Sabe que foi Salazar que mandou prender Mondlane, Cabral, Neto e tantos outros nacionalistas moçambicanos e africanos? sabe que foi Salazar que mandou para uma guerra sem sentido milhares de jovens portugueses de onde a maioria saiu de caixão ou mentalmente afectado para toda a vida?
Viriato. Vc é um admirador confesso desta sinistra personagem. Mesmo que seja apenas na vertente económica, então nada mais temos para falar um com o outro. Já passaram demasiados anos (36) que ainda criança, vi o meu pai ser preso pela Pide durante 100 dias e sair de lá cheio de ematomas e em completo silêncio. Não quero reabrir a ferida porque ela nunca sarou completamente.
Passe bem e informe-se.
Jacome,
ResponderEliminar"vi o meu pai ser preso pela Pide durante 100 dias e sair de lá cheio de ematomas e em completo silêncio." Disse tudo! Para um bom leitor, meia palavra basta.
1. Sou estudante de história e não me lembro de ter lido um único livro / documento em que se disse que Portugal foi alguma vez rico. Por favor, não confunda riqueza de um país com a dos reis. É diferente, pelo menos até 1910.
2. Historiadores conceituados como Mattoso, Saraiva, O. Martins, Herculano, F. Lopes, S. Teixeira, O. Marques, M. F. Bonifâcio, G. Vicente, só para citar, são unânimes em afirmar que o país sempre viveu de mão estendida, situação que se verifica ainda hoje. Salazar foi chamado ao governo justamente para colocar as finanças em dia. Recusou e insitiram, sempre! É, ou não, é?
3. E as matanças, onde é que o Viriato coloca? Amigo, estou solidário consigo e com o seu pai. E com a minha mãe por ver ser marido preso vezes sem conta pelo regime de Samora. Mas deve compreender as coisas pela conjuntura, pelo espírito da época, pela vicissitude do momento. Era a lei da selva. Agora os países estão na sua maioria em paz, as armas calaram, mas milhares de pessoas morrem na mesma vítimas da corrrupção, aquecimento global, etc;
4. Não há processos históricos sem vítimas. Salazar tinha as melhores intenções, mas o seu regime acabou ditando mais do que as suas intenções. É normal. O povo esteve sempre com ele. E se quer saber, se alguma coisa Moçambique tem de valor deve-se a ele, não obstante a PIDE, etc.
5. Veja uma coisa: Portugal mantém a estátua de Marquez de Pombal, de Mouzinho Albuquerque, de Almirante Reis, A. Henrique, etc;, todos estes foram os piores assassinos. Está escrito. Percebe, a história é feita de mudanças. Um dia vai me perceber. Salazar não é Hitler, Hitler não é Salazar.
Termino
Qualquer coisa me diz que o VD e o ricardo ficavam lindas pintadas de Rosa Choque...acho que deve ser o mote que lhes falta para sairem do armário de uma vez por todas...santa ignorancia...
ResponderEliminarViriato.
ResponderEliminarAté umas horas atrás não pensaria que existisse um africano a pensar como vc. E ainda duvido que exista a menos que tenho menos de 25 anos de idade e fraco aproveitamento escolar. mas adiante.
Todo o arrozado de teorias sem sentido, mentiras históricas, nomes descontextualizados e desculpabilização das reais responsabilidades de um ditador, vc debita ao longo do ultimo texto sem o menor pudor.
Das duas uma. Ou é um completo idiota sem um pingo de vergonha na cara pois ao defender Salazar defende o principal responsável pelo subdsenvolvimento que se vive hoje, tanto em Portugal como nos países por si colonizados ou participa neste forum apenas para cumprir alguma missão especifica encomendada sabe-se lá de onde.
Não voltarei a debater consigo porque argumenta com falsidades. Esta forma de falar sem ver os olhos do antagonista assusta-me pois não me permite voltar-lhe as costas quando mente.
Desculpe Professor Serra pelo desabafo mas não consigo rebater argumentos apresentados desta forma.
Sr. Igor...
ResponderEliminarBem sei que tem uma obsessao por armarios. Alias, o seu mundo gay, e pleno de armarios pejados de caixas de Pandora. Dava mesmo para carpinteiro, ao inves de persistir na pele de sapateiro de ideias rebuscadas, aquem faltam os calos da sabedoria.
Reduza-se a sua insignificancia, que eu tenho mais que fazer.
África, os "Africanos", são engraçados. Muito.
ResponderEliminarApenas para situar Salazar, um pequeno déspota, “jesuíta”.
Salazar, hoje, junto de Dos Santos, Guebuza/Samora, Mugabe seria um Mestre da verdadeira democracia.
Um autêntico democrata, patriota, HONESTÍSSIMO (comprovadíssimo), nacionalista (anti-tribalista) etc, etc, etc,...
Porque sou Português, por favor, parem de insultar Salazar.
Coloquem-no no seu contexto próprio, porque no contexto Africanos de hoje, ele simplesmente emana como um herói altamente democrático, homem de Estado, impoluto (que sempre foi).
Salazar nunca foi um democrata.
Mas também não foi um tirano assassino como Estaline, Hitler, Franco, Fidel, Idi Amim, Bokassa, Pol Pot, Mugabe, e começo a chegar perto, por isso é bom parar!
Nao resisto a dizer que nao entendo porque as pessoas respondem a pessoas com tamanhas aberrações. Ainda me pergunto porque a gente fala com pessoas que admiram abortos da humanidade! Vomitam impropérios, defendem estupidezes, somente para contrariar os demais... Eu acho que no rol de "figuras" que o nosso amigo Viras admira, falta o Adolfo e o Joseph.
ResponderEliminarEu na verdade acho este personagem admiravel pela sua pequenez. Odeia os tugas e os restantes "indomáveis" como ele mesmo os chama e vai estudar História (nao outra coisa), pelo que tenho entendido, com eles... será que vai estudar historia de Moçambique ou quer entender melhor a colonização (o que andava detras das mentes do Salazar, quando colonizou Moçambique e afundou Portugal? Admira Salazar... risos... que homem mais retrogrado!... que mais dizer?
Tenha muito boa sorte nos seus estudos Viras. É de coração!
M.F.
Dois opositores Unidos contra a Homosexualidade!
ResponderEliminarSe conseguissem unir-se contra os males que causam ao povo Zimbabweano, seria de elogiar...
Contra ou não a homosexualidade, por parte de alguns!
Ninguém consegue lutar contra a natureza de um ser Humano.
Cada ser Humano é um individo e cada individo tem as suas necessidades, necessidades essas, que muitas nascemos com elas...
Penso que, é mais uma questão muito delicada,a aceitação, tem a haver com a evoluçãos do povos e Nações.
Uma questão ja "normalizada", legislada em muitos países do Mundo
Não podemos dizer que desta água nunca beberei, pois podemos ter na nossa casa e sem nos apercebermos esses fenómenos que condenamos!
Tudo que é Humano, não nos deve ser estranho!
Enquanto seres Humanos! não há garantias.
A minha modesta contribuição neste tema que já mexe com a nossa sociedade de uma forma camuflada
Linette Olofsson
Relativamente à necessidade sentida pelos mais altos responsáveis Zimbabweanos de tomarem esta posição pública de condenação da Homossexualidade, parece-me que surge em linha com o que aconteceu no Uganda, Zâmbia e Malawi, resulta de um crescente interesse das várias correntes religiosas em África.
ResponderEliminarAcompanhei a reportagem que a CNN fez há uns dias sobre os escândalos da Igreja Católica e apresentaram números que mostra que o número de membros das várias congregações tem decrescido em todo mundo excepto em África.
Há aqui uma interferência pouco saudável do poder religioso sobre o poder político. Trazendo consigo uma agenda "moralista" e alimentando-se da ignorância e do analfabetismo da população. Claro que o poder político aproveita-se também da influencia crescente do poder religioso para manter o status-quo.
Não sei se a constituição do Zimbábue é laica como a nossa, aqui a separação destes dois poderes deveria ser clara e aí está uma das riquezas da nossa constituição e um garante de democracia.
"Ou é um completo idiota sem um pingo de vergonha na cara."
ResponderEliminar1. Não sei se lhe escapou esta frase, caro professor Serra, porém, pode ver como sou tratado pelos meus pares. Seja como for, estas palavras ficam muito bem a quem as proferiu. Mostra que o infausto profetizador têm talento para concorrer ao Guiness Book da estupidez.
2. Não são com palavras pejorativas contra a minha pessoa que me vão "domar", mas admito que um bom combate, com ideias vivas, com exemplos de estudos publicados, com teses convicentes podem, a luz do dia, tomar outra posição. Mas para que isso aconteça deveis V.Exs. abdicar de certos defeitos, nomeadamente a epidemia da cólera psicológica, cuja regra fundamental é de abater a todos que pensam de maneira diferente.
3. Durante a minha ausência, por motivos óbvios, viu-se aqui um autêntico desfile de júbilo, quiçá, instigado pela carne em abundância, como se na verdade eu fosse um bizerro moribundo face à abutres esfomeados. Este Viriato Caetano Dias tem convicções, princípios, valores que são impermeáveis a certas tendências vulneráveis, como o desejo da Igor de me ver filiar no grupo de homossexuais, lda.
4. Jacome, eu tenho rosto, tenho nome próprio, não cumpro agenda de ninguém, não sou prostituto mental, não sou correia de nenhum partido político nacional e internacional. Penso pela minha cabeça. O contrário de V. que se encapuza em pseudónimo para debitar as suas ideias, e ainda diz ser adepto n° 1 de Carlos Cardoso, como se este fosse medonho!
5. Atrevo-me a roubar para aqui um texto de Almeida Santos que diz o seguinte:
"Éramos, há apenas algumas décadas, um Mundo com valores. Somos, cada vez mais, um Mundo sem eles. Nos cidadãos mais idosos existe ainda, e funciona, uma consciência moral. Um juiz de dentro de cada um de nós, que a propósito de cada acto nos diz se é boa ou mal. As novas gerações - "mente limpa" (há excepção) - deixaram morrer este juiz. Sel ele, não se vive mais seguro a velha distinção entre o que é justo ou injusto, certo ou errado."
A mesma fonte, conclui:
"Porque fenecem os valores? Porque se dissolve a família, se desmetifica a escola, se demite a autoridade religiosa, se desmetifica o sagrado."
Zicomo
PS: Não respondo a anónimos, é uma regra que não quebro.
Quando os interesses (ou temas) junta a dois "Chamuales", faz-se de conta que "somos amigos"
ResponderEliminarV.Dias vs Ricardo
V. Dias em 26/1/10 1:55 PM
"Vamos lá ver uma coisa: um líder carismático como é o caso do Mugabe a ser apoiado pelos militares (o útero da estabilidade da maioria dos países africano) é um sinal claro de que o país mais prefere um "ditador forjado" do que lacaios açucarados, cuja governabilidade não duraria meia dúzia de meses."
Ricardo em 26/1/10 5:27 PM
"Ora ai esta, o nosso Salazar Negro!
Enfim, apenas acho que as alteracoes a Constituicao daquele pais incluam:
1- A alteracao do nome de Republica do Zimbabwe para Republica Popular e Democratica do Zimbabwe (RPDZ) - Angola tambem deveria seguir este exemplo - e;"
V. Dias em 26/1/10 7:05 PM
"Mal curei-me das cicatrizes causado por tantas sovas que recebi aqui e ali pelas minhas posições em determinados assuntos de interesse nacional e internacional, e já há quem reforçou o seu arsenal para desfazer as cozeduras de uma ferida doida. Salazar negro, eu? Agradece-se ao Chissano e ao professor por essa liberdade das pessoas bocejarem o que querem, quanto não seriam capazes de se insultar a si mesmo, ou melhor, nem admitiriam que alguém o fizesse contra eles."
Ricardo em 26/1/10 7:49 PM
"Sr. Dias...
Se mal lhe pergunte, onde e que voce vive agora, no Zimbabwe?
Se nao, convido-o a ir viver para la logo que puder.
Desejo-lhe muitos sucessos profissionais (e politicos). Sinceramente."
e a "festa" continua por aí fora. Como tão amigos somos nós que muito cedo esquecemos as nossas diferencas. (Risos meus)
Mas eu queria mesmo era dizer coitado à esse senhor que gosta de lembrar ao Professor quando algo de pouco correcto é-lhe dirigido, mas que esquece-se de quando o dito cujo dirige aos outros.
Ja fui.
AAS
Sr. AAS..."Simpatizante do MDM"!
ResponderEliminarQue e lhe faz estender o seu pensamento narigudo em seara alheia?
Por acaso o seu partido, nao se "alia" agora à FREL em variadíssimos assuntos em nome do "interesse nacional...". Onde é que você anda quando isso acontece?
Vem aqui com a sua mente emboscada questionar PRINCÍPIOS MORAIS que eu e o V.D. nos identificamos. Mais, em algum momento viu-me a defender textualmente o que Mugabe diz dos gays? Quando?
Neste blog, tenho registado inúmeros exemplos em que o anónimo AAS (ou seria ASS?) distorce o que escrevo, para confundir os leitores. Já o desmacarei várias vezes. Mas ele persiste no seu "modus operandi".
Eu defendo a posição de Tsvangirai enquanto líder responsável que, como eu, também percebeu o âmago da questão. Se você foi incapaz de perceber isso, ocupe-se com outras coisas mundanas...porque a sua contribuição aqui, é um ZERO absoluto de ideias!
Ricardo (ou seria Jamu?)
ResponderEliminarBla, bla, bla...
Defender a posicão do Tsvangirai enquanto líder rsponsável ou do Viriato enquanto "historiador responsável" é teu negócio, sobretudo quando te identificas com eles (ou com as questões). Se sou ou não simpatizante do MDM ou de um outro partido é negócio meu, desde que isso não interfira com a tua vida.
Ricardo, ja te disse que não tenho de transcrever toda a tua mensagem e hei-de fazê-lo; por isso...
Continuo rindo das tuas aliancas com o V.D. quando o assunto te convém e com a postagem anterio só quiz mostrar o "quanto amigos sois vós".
Ricardo (ou seria Jamu?), não manifeste todo esse nervosismo.Ricardo, clama! Se as minhas contribuicões aqui são um Zero, as tuas são MENOS UM. (ja agora Ricardo ou jamu, encontra um "link" para mais mais informacões).
Ja percebi que defendes a posicão do Tsvangirai enaquanto líder responsável assim como te alias ao "teu Chamuale" quando isso te convém. Respeito, mas não deixo de rir, pois JAMU + Tsvangirai + Mugabe + Viriato + RICARDO.
AAS
De cristático Mugabe não tem NADA!
ResponderEliminarEle é extremamente pesado...mesmo ao dizer os VIVAS...
Um homem utrapassado!
a sua expressão cultural, demonstra nitidamente!
Nada de atractivo!
Linette,
ResponderEliminarPode me dizer com todo o respeito qual é a sonda que usou para afirmar que Mugabe é um ser / líder ultrapassado? Linette!
Antes das nacionalizações o que era? Santo? Linette! Deixou de o ser quando e porquê? Linette! Se os indomáveis viessem hoje dizer que se enganaram, tal como aconteceu com Saddam, no Iraque, qual seria a sua opinião? Linette!
Ricardo disse uma vez uma frase que registei para toda a vida. O sucesso cria inimigos. O sucesso incomoda. Mugabe incomoda o Ocidente. Isto está visto. Porquê? Porque desafiou-os como nunca ninguém, só e só por isso.
É claro que não estou a 100 por certo de acordo com a sua governação no que toca, por exemplo, a partidarização excessiva do Aparelho de Estado.
O espírito de recompensa que ele dá aos antigos combatentes é exagerado, mas deve perceber que isto está em todo o mundo, uns com mais relevância do que outros.
Os países que ultrapassaram estes problemas são os que conquistaram a independência há 100 anos. O contrário disso, é labia, paleio, contos de fada que os meus ouvidos recusa-se em aceitar.
Veja o caso de Timor-Leste, etc...Ninguém fala, porque drena petróleo aos indomáveis. Mentira? Angola, mentira? Há barulho onde os indomáveis encontram resistência para reinar. Tudo o que lhe digo (sobre Angola) foi notícia na SIC ontem, www.sic.pt.
Eu nunca escondi de ninguém a minha dmiração por Mugabe. Se isso for pecado, já aqui o disse, executem-me. Ninguém me pode tirar o direito de adorar feito dogma este senhor, a sua maneira de ser e de estar. E a cada dia que passa fico mais louco pela sua governação, claro, tirando as nódoas que ctei acima.
Zicomo
PS: Ricardo, não te deixas vencer à porrada.
Viriato,
ResponderEliminarA questão é exactamente essa: Você estacionou no tempo quanto ao Mugabe e para si, tudo o que este homem, que um dia foi bom para o seu POVO, faz é louvável, não importa o quê!... para si o fim justifica os meios que ele usa. É só para que fique claro: Tenho certeza que ninguem pretende ou tem interesse em lhe tirar seja o que fôr, mas mesmo assim não deixa de ser lastimável esse seu modo de ver certas coisas. O resto é consigo e com a sua consciencia que, acredito, lhe é aliada. Você é livre para ser o que quer!
Gata,
ResponderEliminarNão é que eu esteja obcecado por Mugabe, é uma questão de atitude, de justiça. Só isso. Você acha que Chissano e os líderes africanos estão à deriva quando defendem a Mugabe, mesmo correndo riscos de serem conotados como ditadores? Gata, há questões de fundo, as quais estou exausto de dizer, que ultrapassa há muita gente.
Pergunta a Inglaterra porquê é que não cumpriu com os acordos, entre os quais o reembolso de milhões de libras ao Governo de Zimbabwe? Porquê? Veja sites recomendados e viste bibliotecas a nível da UE, etc. Porque será que só é a Inglaterra e seus acólitos dos EUA que fazem tanto barulho? E os restantes membros? Nunca se questionou? Està là, tudo exposto, eu tive acesso graças a um amigo jornalista inglês em Bruxelas.
Não é a única fonte. Tudo para lhe dizer que é preciso compreender que aquele homem está a ser vítima de uma crispação por parte dos indomáveis (seus inimigos). Você vai-me dar razão um dia quando o mesmo acontecer com RAS, não falta muito. O acordo que Mandela assinou está a ficar caduco, cedo ou tarde a RAS vai voltar a ser notícia para o mundo. A questão é bem simples: há acordos que as duas partes ignoram sobre as terras. Enfim, falo demais!
Zicomo
Meu caro Viriato...
ResponderEliminarFantasmas não dão porrada a ninguém. Quanto mais anónimos.
Felizmente tenho sanidade mental para não entrar nas câmaras de gás dos apparatchiks disfarçados em membros da oposição que vêem a este blog dizer o que são incapazes de pensar cara a cara...para ver se me "pescam" para ir denunciar ao nosso "chefe" e assim ganharem uma promoção, ou um carro novo!...
É uma técnica de diversão desenvolvida no Pacto de Varsóvia, que o SNASP adaptou na perfeição e que, ocasionalmente, alguns revivalistas tentam rebuscar.
"A mim é que não me apanham distraído..."
Como bufo dos blogues. Este ASS cheira mesmo mal. Por isso, ficará no seu meio, o deserto, a falar com os chacais, seus parentes mais próximos.
Olha Viriato Dias, penso que ninguem te leva a sério neste forum quando dizes que gostas de Mugabe, Staline, Hitler, Salazar, etc.
ResponderEliminarA começar pelo Professor que, pela idade, muito bem acompanhou na epoca o que esses senhores fizeram, se ele te levasse a sério teria censurado a tua mensagem. Não para não te envergonhar mas por respeito a todas as vítimas desses senhores.
Mas a mim, o que me preocupa,são as tuas vítimas, por exemplo, a tua sobrinha.
Como ela se sente neste momento por ter um tio como tu? Será que ela te leva a sério? Será que ela permite que tu te imiscuas na sua sexualidade, nos seus sentimentos?
Espero bem que ela não se tenha sentido afectada, espero que ela te tenha mandado passear...
António José
António José
ResponderEliminarEu penso por mim. Pela minha cabeça.
O dia em que deixar de pensar por mim, chamuale José, terei de encontrar uma cama no manicómio.
Seria lá, no manicómio, em estado vegetativo, que deveria estar. Para mal dos seus pecados, feliz ou infelizmente, cá estou a carburar a 100%.
Ora, se penso sozinho, com a minha cabeça, logo não pode haver quem me induza à vulnerabilidade da minha mente. Não sei se me faço compreender.
Se não, digo mais: a idade nem sempre rótula a verdade. E por favor, não invoque o nome do sr. professor em vão. Estamos no período da Páscoa, respeite as auto-estradas da bíblia já que no resto parece ignorar.
Eu adoro Mugabe pelas mesmas razões que V. adora seus ídolos. Se ele matou, mata, etc., que as autoridades nacionais zimbabweanas o julguem por isso.
Mas também não invoque o TPI, porque estes deixam o seu belo filho a "curtir" o verão em Texas ou algures depois de provado que agiu com as calças no joelho.
Se a minha sobrinha me mandou "passear"? Só se ela fosse escroque. Ainda bem que ela saiu da toca. Hoje está à salva. Deve compreender chamuale José que os mísseis da minha família destroem tudo que fere com a herança e valores desta. Entendeu?
Zicomo