Outros elos pessoais

13 outubro 2009

(46) 13/10/09


Acontece que Frelimo e Renamo têm exibido em comícios as suas novas aquisições militantes. Mas agora é a vez do MDM. Com efeito, citando a Agência de Informação de Moçambique, a "@verdade" online reporta que jovens dizendo-se da Frelimo filiaram-se no MDM. Confira aqui. Este é um tema que carece ser ser pesquisado e analisado.
Adenda às 7:45: no “café da manhã” da Rádio Moçambique, o Emílio Manhique tem apresentado porta-vozes de partidos políticos. Porém, meia dúzia de pessoas (creio que sempre as mesmas) imediatamente entra em linha para dizer que os porta-vozes são ignorantes, enganadores, pedichões, palhaços, etc. Aniquilamento total.
Adenda 2 às 14:15: há vários temas a consultar no Boletim sobre o processo político em Moçambique (15), 13 de Outubro de 2009, aqui.
Adenda 3 às 16:16: produção de clichés: (1) a Frelimo vai ter uma vitória retumbante; (2) a Renamo vai desaparecer de vez do mapa político do país; (3) o MDM deve restringir-se à Beira e tratar apenas do município.
Adenda 4 às 16:21: "CNE acumula infracções!", é o título do editorial de Salomão Moyana no semanário "Magazine Independente" desta semana. O jornalista escreveu que a CNE age como se fosse a mando da Frelimo e que não tem nenhuma legitimidade para exigir o cumprimento da lei a quem quer que seja, pois ela-própria nunca se preocupou em cumprir o número 3 do artigo 20 da Lei 8/2007, de 26 de Fevereiro, o qual diz que "os membros da CNE funcionam em regime de exclusividade." (p. 7).

10 comentários:

  1. Ja repararam que no diario de campanha da TVM quando se trata da frelimo ou seu candidato a filmagem e feita de maneiras a mostrar enxentes mas quando se trata da oposicao o truque e focar no portavoz e evitar mostrar o ambiente que o rodeia? porque sera?

    ResponderEliminar
  2. Porque e que eu cidadao que ganha o pao com muito suor e sacrificio tenho que pagar a taxa de radio duma radio pertencente a um partido politico? que direitos e obrigacoes tenho eu como consumidor que paga a taxa de um produto que nao serve os meus interesses? Porque e que nao pagam aqueles a quem a radio beneficia?

    ResponderEliminar
  3. O que e que a lei diz sobre o uso de meios do estado para campanha eleitoral? simplesmente que e proibido? nao preve sancoes? e quem e que tem que fazer cumprir a referida lei?

    ResponderEliminar
  4. Tou preocupado com aquilo que o Noticias escreveu em volta da saida dos jovens da Frelimo para o MDM em Nampula.
    So porque os jovens da Frelimo foram para o MDM, este jornal escreve dizendo que "um grupo de 10 jovens que se dizem membros da Frelimo" (SIC. A questao 'e: Porque que se dizem? So se fosse o contrario, ai sim seria capa no Matutino?
    Coisas do nosso jornalismo.

    ResponderEliminar
  5. Uma fila de anónimos que me antecederam, curioso. Dizem qualuqer coisa interessante e preocupante e querem, porém, que nós, eu, as tomo como verdadeiras se mal se identificam? Ainda continuo a não perceber do que é que temem os anónimos. Tem duas caras? Talvez.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. N é so o manhique que demostra claramente o seu apoio a um determinado pertido, veja-se o caso deste blog tb quantas vezes n se publicam ideias contrarias as do Blog, espero que este ak passe haver vamos.

    ResponderEliminar
  7. Viriato, é assim mesmo, grande valente! Abaixo os anónimos, viva Mugabe!

    ResponderEliminar
  8. Os funcionarios da SOCREMO em Manica sofreram um desconto obrigatorio dos seus salarios para contribuir para a campanha do partido no poder. Sei que o sr. Viriato nao vai acreditar mas e a pura verdade.

    ResponderEliminar
  9. A proposito de imagens da TVM. Quando o Presidente da Republica passava a ponte do Zambeze, tinha mesmo por traz da sua viatura duas grandes bandeiras do "galo", Ao lado uma do Partido. Via-se a dificuldade do camerman em tira-la do seu zoom, colocando uma boa parte da tela com imagem do pavimento da ponte até ao tejadilho. Quando o Galo saiu do horizonte, foi possivel, a tamanha enchente que atraz acompanhava o carro do Presidente Guebuza.Claro, deixou-se de ver o pavimento. O mau disto é até de ponto de vista tecnico: fechar o zoom quando não se tem a camara estabelizada dá no que deu: imagem instavel e irritante a vista de quem tem a sua Tv ligada. Não só: quando o G-19 apareceu pela terceira vez e numa conferencia de imprensa, a TVM passou as imagens e entendeu traduzir e mal o que o embaixador disse. Depois fez alusão ao facto de ser uma atitude de ingerência, citando a opiniao de uma fonte fidedigna. Que fonte? nem nome, nem imagem dessa fonte. Via-se no pivot Marcos e depois Anselmo um tique de quem não estava muito de acordo. Ou o absolutismo vai sair fortalecido destas eleições ou o poder está esfiar-se. Só Deus sabe.

    ResponderEliminar
  10. Patético a ironia do terceiro anónimo que reagiu a minha inquietação face ao anonimato ósseo. Devo dizer que adoro Mugabe e sei porque o faço. Este homem será compreendido no futuro muito breve. Aconselho-lhe a ler a minha reflexão que sai já na 2f, espero que não me leve a mal: só defendo o líder do Zimbabwe, o meu escolhido. O anónimo que fique com o seu líder, eu fico com o Mugabe.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.