Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
27 setembro 2009
Qual dos presidentes preferiu/prefere/preferia?
13 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Samora foi o sofrimento, o horror total, o apocalipse. Foi um ditador. Implacável. A pena de morte. O tribunal militar revolucionário. As chicotadas. Os desterrados. Os desenraizados. Os desaparecidos. O medo - um imenso e constante medo. Os grupos dinamizadores. Os chefes de quarteirão. Os chefes das 10 famílias. As guias de marcha. Os grupos de vigilância. A Snasp. O medo de falar, o medo de respirar. A fome. Uma concreta, absoluta, interminável fome. O vazio, o não ter nada, nem perspectiva, nem esperança.
ResponderEliminarO anonimo parece que tem memoria curta, esquece se que foi esse Samora que tanto condena que nos conduziu da escravidao a liberdade, o homem que tudo vez para que o este Pais prossegui-se com determinacao na luta contra o rigime racista da RSA e seus aliados.
ResponderEliminarFoi esse samora que tanto condena que tudo vez pra que o zimbabwe fosse livre .
Nao se pode cuspir no ptato que se come meu caro anonimo.
A historia..... A historia....filizmente o tempo deu lhe razao ....
Vamos lá,ambos os anónimos, uma perguntinha: por que vos escondeis? Revelai vossos nomes.
ResponderEliminarEu voto Chissano.
ResponderEliminarPela sua corage e determinação em nos trazer e MANTER a PAZ, pelo multipartidarismo e liberdade de expressão, pela abertura do pais, pelos primeiros e grandes passos do desenvolvimento económico.
Manuel
Creio que ninguem eh perfeito e o que cada um fez se complementa. Nao pertencendo a geracao 8 de Marco ou a geracao "revolucionaria" dos que libertaram o pais, creio que Samora Machel tinha planos para criar bases para desenvolver o pais, como por exemplo a erradicacao do analfabetismo, desenvolvimento rural, campanhas de vacinacao, etc... lamentavelmente foi mal acessorado e sua falta de preparacao lhe conduziu algumas vezes a cometer erros. O melhor que resgato dele eh que nao tinha muita ambicao para o dinheiro, facto que eh bastante raro nas liderancas africana.
ResponderEliminarChissano seguiu e abriu o pais ao mundo, mas lamentavelmente a guerra civil ja tinha dilacerado muito o fragil tecido economico e social do pais: saimos de analfabetos com tecto para analfabetos e deslocados de guerra. Chissano conseguiu atrair investimento externo e mudar um pouco a cara do pais, mas a falta de bases e algumas politicas internas e externas fazem que hoje, em pleno seculo XXI metade da populacao seja analfabeta e que o Indice de Desenvolvimento Humano seja um dos mais baixos do mundo.
Guebuza seguiu a Chissano, prometendo "erradicar a pobreza absoluta", "desenvolver o distrito", etc... estamos a espera, nem!!!
Feliciano Augusto
Carlitos Cadangue.
ResponderEliminarEu votaria Chissano. Volto a comentar os meus porquês.
Para mim Joaquim Alberto Chissano é um exemplo de Chefe de Estado. Liberal, Tolerante, não fala agi, sabe respeitar o Grupo. portanto, este é o chefe de estado que seguiria como exemplo.
ResponderEliminarOra, Guebuza é Capitalista, intervencionista até certo ponto bom mas é intolerante, radical, tanto que apesar de falado nunca quiz sentar com a oposição para falar do País! é até certo ponto "sínico" porque faz as pessoas falarem o que sentem localmente só para os identificar não para resolver os problemas como tal são poucas as vezes que a sua intervenção respondeia uma preocupação levantada nos cumícios das Presidências abertas, não é das Massas é mais pela burguesia tanto que a lei do trabalho foi alterado em nome de atrair investimentos, nunca dialogou com os trabalhadores nem nos 1ºs de maio. Portanto a únca parte aproveitável nele é a de capitalista substimo os trocadilhos que cometeu dos ministros embora necessárias se eu fosse conselheiro dele não o proponha aquela via. louvo o desempenho económico dele mas precisa saber que os que lhe observão não são inimigos, os elementos do seu Governo tem medo dele. enfim devia libertar as Universidades Públicas não nomeie Reitores para criar um massa crítica activa no seu País. veja a UP nunca quiz responder a sociedade com relação à qualidade do ensino no País as pessoas tem medo de falar.
Samora Moises Machele
É um chefe do Estado que metia medo ao mundo e a África até certo ponto era muinto bom para a época, era um planificador nato, auto didacta invejável, não escondia suas limitações, odiava Governos vitalícios era socialista na indigência, na pobreza era cuidadoso tanto que não foi fácil aderir ao FMI e Banco Mundial, era futurista tanto que se assemelhava ao Jesus cristo gostava indesfarsadamente das crianças e da Juventude. enfim, não estou a imaginar Samora hoje com a igualidade absoluta que preferia.
VOTO CHISSANO
Eu ca Voto Samora por varias razoes ja aqui inumeradas pelo chacate joaquim e Xicoxa.
ResponderEliminarhomem carismatico, justo, intrega total a causa do seu povo etc etc.
Enfim sou um Samoriano
Boas e rápidas melhoras, Prof. .
ResponderEliminarSempre defendi que os homens devem ser avaliados em função do seu tempo. Eu sou da geração dos anos 80, ora, vivi pouco tempo da governação de Samora. Do que ouvi dele é uma informação que não me permite fazer juízos, quer a favor quer contra. Se for para condenar alguém seria o Sistema todo. Quanto a Guebuza é o que se vê, o país está cada vez mais vulnerável. Aliás, a imagem no Diário não deixa dúvida, os óculos escuros realmente escondem qualquer coisa. Mas como a ideia aqui é escolher um dentre os três, eu prefiro Chissano, pela sua coerência e capacidade de engolir sapos, não é tarefa fácil, mas ele aceitou.Não obstante algumas nodoas, claro.
ResponderEliminarPS: A vitória do PS foi festejada pela madrugada dentro, embora os analista políticos vaticinam que Portugal vai conhecer momentos de alta clivagem política, ou seja, sem uma maioria absoluta, o país tornará ingovernável. A ver vamos...Afora isto, estou de volta aos comentários, depois de uma curta ausência por força de trabalhos de campo.
Um abraço
Asma? Sinto muito professor. Uma vigília se preciso for farei para que esta maldita doença não volte a lhe atacar.
ResponderEliminarMelhoras
Lembrai vos de que Luis XIV, foi o escolhido p~elos seus contemporaneos, em relacao a Luis XV__
ResponderEliminarPaulinho sergio
Eu não viví na época de Samora~. Qunado ele morreu, eu tinha apenas 2 anos e um mes. Mas pelos comentários e pela história, não o escolheria por nada!
ResponderEliminarAs justificacões de que era o presidente necessário para o momento, são esfarapadas. Se a culpa é do Sistema, ele era o líder do Sistema, portanto, os líderes tem ulpa a mais.
Chissano, excelente presidente não diria, mas admiro a sua abertura. O homem tem a virtude de ouvir aos outros.Isso é muito bom, promove diálogo.
Guebuza... meu Deus, quem trouxe este monstro para Governar Mocambique??????
Dr Serra, por favor, não posso assinar este comentário. Sou jornalista e quero continuar a trabalhar, estudar e criar condicões para ser homem do amanhã! Permita-me comentar em anonimato! Aliás, não assino mesmo porque Guebuza está no poder!