Outros elos pessoais

27 setembro 2009

(24) 28/09/09


Com regularidade, no diário da campanha eleitoral do jornal "Notícias", o candidato presidencial da Frelimo, Armando Guebuza, surge quer acarinhado pelas populações quer, especialmente, arrastando multidões em seus comícios. Para os outros candidatos presidenciais, Afonso Dhlakama da Renamo e Deviz Simango do MDM, não há referências a carinho e a multidões.
Adenda 1 às 12:12: segundo o "Canal de Moçambique" online de hoje, o porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua, falando a propósito das comemorações do 25 de Setembro, afirmou que a Renamo não tem consciência história, não vale nada e não merece a confiança do povo. Por sua vez e de acordo com "O País" online de hoje, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, falando a propósito de votos, afirmou que não responde aos miúdos e malucos da Frelimo que não têm o apoio do povo. Enfim, amor com amor se paga.
Adenda 2 às 12:31: o Conselho Constitucional deverá pronunciar-se hoje ao fim da tarde sobre os recursos apresentados por 14 partidos e coligações partidárias excluídos parcial ou totalmente das eleições (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30). A esse propósito, recorde o que escrevi aqui.
Adenda 3 às 19:32: por mais que tente, não consigo captar a Rádio Moçambique online no meu laptop. Dá-me efectivamente vontade de dizer palavras feias, fortes de suco gástrico!
Adenda 4 às 21:09: ufffff!, finalmentre a RM é captável sem necessidade de recorrer a um curandeiro de Massinga...
Adenda 5 às 22:01: nenhuma referência no noticiário da Rádio Moçambique das 22 horas sobre a decisão do Conselho Constitucional (recorde adenda 2).

7 comentários:

  1. Ola Dr !
    umpequeno exercicio de busca de informacao permitiu-me saber do algo interessante. de Deviz
    Mbempo Simango sabe o que significa Mbempo .é mesmo que dizer vento em lingua ndau. em sociologia a explicacao dos significados dos nomes contribuem no carater de quem o tem ?

    ResponderEliminar
  2. nos ultimos dias o jornal noticias como sempre e na pagina da campnha para as eleicoes do dia 28 poe sempre a fotografia do candidato da frelimo,uma foto bem grande e dos outros candidatos so faz mencao e pequenas reportagens,o mesmo acontece coma tvm,no diario de campanha e tudo frelimo,os outros partidos que se lixem,ate quando??pq nao chamar diario de campanha da FRELIMO em vez de tentarem mentir o povo??

    ResponderEliminar
  3. A novidade CC já é previsível. A ambição dos MUGABES destes país não deixará nada funcionar devidamente. Em tudo o povo vai pagar. Estes continuarão com mordomias e como. ESTE É O MEU PÁIS REAL. Agora vamos conhecer a outra face do GUEBAS.

    NMatos

    ResponderEliminar
  4. Mugabe é um exemplo de um prsidente justo e coerente que deve ser seguido. Não se pode entregar o país ao Ocidente. O Tsivangirai tinha estas pretensões. Mugabe ao se recusar sair do poder fê-lo para evitar este colapso. Quanto ao resto estou de acordo, o MDM é um relâmpago que veio trazer a diferença.
    Uma abraço

    ResponderEliminar
  5. Impressionante, essa do mugabe evitar o colapso...

    ResponderEliminar
  6. sobre adenda 2, o conselho constituicional ja se pronuciou, e consedera nula todas reclamaçoes apresentadas pelos Partidos politicos , excluidos , ou parcialmente excluidos as eleicoes 2009, fonte STV

    ResponderEliminar
  7. Que alegria, que alívio! Graças ao CC, foi evitado o colapso...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.