Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
16 julho 2009
Um advogado em foco
8 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Fofoquices!
ResponderEliminarNão conheço pessoalmente Albano Silva, mas tenho acompanhado os casos quentes em que tem "levado a àgua a seu moinho" na defesa dos seus constituintes.
O desempenho numa profissão liberal, como a de Advogado, mede-se pelos RESULTADOS: Assim, é mediocre o Zambéze, como avaliador, quando classifica Albano Silva mediocre como Advogado.
O Zambeze perde-se em minudências sem interesse.
Expedientes para se vender mais uns jornais e uma forma de Albano Silva se manter na "ribalta": vale mais ser falado, do que esquecido!
__
Ser falado por boas acções. Ai concordaria com o anónimo. Mas fazendo fazer do povo, melhor dizer, das pessoas sua as munições duma guerra que não passa de populismo e arrogância, sinceramente, ai condeno!
ResponderEliminarUm abraço
Eu não sei. Mas será? Lembro-me de muita coisa publicada na imprensa. E eu vou lá trazendo. Por acaso o Albano Silva tem o costume de desqualificar os outros sem revelar o seu background. Recordam-se do caso da casa do filho? E ele chamou aquele que reivindicava a sua casa de quem foi administrador colonial e tenha servido aos interesses do colonialismo. Nessa altura estava Albano Silva a combater o Zambeze sob direccão de Salomão Moyana. E qual foi a resposta de Moyana? Foi revelar-nos que Albano Silva foi dos Flechas onde se ia como voluntário para matar todo aquele que era suspeito ser da Frelimo (turra como eles diziam).
ResponderEliminarNão sei quem é mediocre Albano, Zambeze, Gani, Frangoulis, Moyana mas concordo com o Viriato, não temos que admitir populismo e arrogância.
Está aqui o artigo de que me refiro: http://comunidademocambicana.blogspot.com/2006/04/albano-silva-igual-si-mesmo.html
ResponderEliminarDesculpem-me! Segundo a fonte, Albano Silva foi alferes miliciano dos GEP (Grupos Especiais Paraque-distas)
ResponderEliminarCaro Reflectindo, o que está em causa não é a vida privada, a origem e percurso do cidadão Albano Silva, MAS sim a avaliação do ADVOGADO das causas, A, B, C, etc., em que intervem.
ResponderEliminarImporta também ter presente que o Advogado tem como Missão, defender os interesses dos seus clientes/ constituintes, mesmo quando estes são efectivamente criminosos.
Os Advogados são pagos para, dentro do quadro legal tentar ilibar ou reduzir o mais possível a pena dos seus clientes.
São pagos não para incriminar os seus clientes, mesmo quando sabem serem culpados, mas sim para explorarem as circunstâncias atenuantes que possam beneficiá-los: não são, nem agentes da polícia, nem missionários!
Obviamente que o exercício desta função tem de reger-se por normas de ética e deontologia, definidas pela Classe, através da Ordem de Advogados.
É à Ordem, e não aos jornalistas ou à opinião pública em geral, que compete avaliar o comportamento profissional, moral e cívico dos seus Membros.
Como Advogado, Albano Silva tem experiências de sucesso, quer no lado da ACUSAÇÃO (BCM, Cardoso, etc., contra réus representados por Gani, Arouca e outros), quer do lado da DEFESA, conseguindo ilibar seus clientes, alguns com pouca simpatia na opinião pública. (mas a setença válida não é a da opinião pública, mas sim a dos Juízes, nos Tribunais).
> CONCLUINDO: Como Advogado, Albano Silva tem-se envolvido em casos polémicos, complicados e tem uma elevada percentagem de sucesso: GANHA CAUSAS, na Barra dos nossos Tribunais.
Um abraço,
__
Caro anónimo, concordo com a sua descricão quanto ao papel de um advogado.
ResponderEliminarNão sou advogado nem jurista para falar dos advogados e muito menos quanto ao sucesso deste e daquele advogado. Também, segundo a sua própria descricão do tipo de casos que ele defendeu ou defende, não sei bem a que se deve todo o sucesso como não sei como é que há suspeitos que nunca chegam a ser intimados.
Vamos ao que Salomão Moyana escreveu sobre Albano Silva, será desta maneira que ele vence os casos? Quer dizer os outros são colonialistas, anti-patriotas, etc, etc. Ele é que é patriota, nacionalista, que defende o bem comum, sempre comprometido com a nacão, etc??? Eu pessoalmente comecei a ter atencão sobre ele a partir deste artigo. Porque o Albano Silva queima os outros pelo seu passado, ocultando o seu próprio passado? Também a descricão do jurista António Frangoulis fez-me entender que Albano Silva é arrogante e populista.
O sector da justica é o mais injusto em Mocambique.
Seja como for não posso dizer agora quem é mediocre entre Silva, Zambeze, Gani, Arouca, Rupia, Moyana. Mas tenho acompanhado e vou acompanhando a polémica entre eles.
Reflectindo,
ResponderEliminarAprecio em ti esta forma de trazer à tona comentários com as suas respectivas fontes, deixando claro quão é a "verdade" do que diz! como se diz por cá: as fontes matériais é a Rinha das causa. Parabéns. Olha que nem eu tinha lido este artigo de S. Moyana sobre o Dr. Albano Silva, cujo reinado há-de acabar como acabou a de muitos que faziam do país suas propriedades...Disso não tenho dúvida. Quantos afinal "jazem" na Cadeia Civil do Maputo, os ditos "daqui não saio e daqui ninguém me tira!!!"
Um abraço