Outros elos pessoais

16 julho 2009

Alma dos negócios, negócios da alma

Empresários americanos vieram a Moçambique. Pensando em nós? Nem pensar: pensando nas nossas riquezas, apenas nelas, nos lucros a fazer com elas. O que fizemos nós? Nós apresentámos o que possuímos para formar "parcerias": matérias-primas de todos os tipos, recursos naturais e faunísticos. Exibimos, com rigor, com minúcia, tudo o que é possível de extracção e exploração neste país. A nossa mentalidade de recolectores, de matéria-primais, torna-se cada vez mais sólida e ampla. Essa mentalidade está inscrita numa paisagem de negócios cada vez mais variada, negócios de todos os tipos e quilates. Com essa mentalidade e nesssa paisagem, cobramos depois rendas, impostos, dos formais aos informais. Estendemos a capulana, poisamos nela o que possuímos, os alugadores levam e nós parceiramos com contractos e rendas. Tudo é negócio, universidades há que têm o mundo de negócios como alma vital. Mentalidade produtora, investir na nossa indústria, pensar à Bismarck? Nem pensar, import-export é o horizonte certo, lucro de dumba-nengue é que dá. Depois, na página dos leitores do "Notícias", surgem pessoas queixando-se de que os tempos são outros, que são imorais, que a juventude só pensa em modas e dinheiro, que tudo é motivo para venda e compra, para venalidade; aparecem igrejas e clérigos lamentando a imoralidade social, elas e eles que vivem num meio onde os negócios também abundam.

1 comentário:

  1. nao se investe no empresariado nacional.

    investe se no empresariado extrangeiro em parcerias com "lobistas-politicos" nacionais.

    depois trocamos defenicoes:
    - ao "informal-vendedor ambulante" chamamos de empreendedor!
    - ao " politico-corrupto" chamamos de empresario de sucesso!

    O EMPRESARIO FORMAL NACIONAL, paga impostos, multas injustas, todo o tipo de inspeccoes,'e "apertado" e pirateado quando inova, sofre chantagens, sofre concorrencia desleal, e NAO PODE RECLAMAR!

    porque hoje, PATRIOTISMO 'E NAO RECLAMAR E CORROMPER OU SER CORROMPIDO!

    Abdul Karim

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.