Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
06 junho 2009
Deviz e os 50/100
21 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Daviz:
ResponderEliminarsimples, objectivo, directo, inteligente, sem menosprezar ninguem.
uma nova era para politicos mocambicanos, um exemplo diferente de habituais "macucuarias" e mentirinhas.
Pode ser que sim, a avaliar pelo cenário político moçambicano, o despertar de mentalidade das pessoas e a sua intervenção no panorama político nacional pode ser que ele consiga mais do que 100deputados ou até uma maioria absoluta. De facto, a política tem das suas! O que é necessário é continuar a mobilizar as massas, aos jovens principalmente, pois estes é que são a alavanca do futuro do país.
ResponderEliminarUm abraço
O meu Português é fraco, não o domino bem.
ResponderEliminarMas pelo que entendi, Deviz marcou uma baliza, um objectivo FIRME.
O resultado mais baixo, o menor, são 50 deputados.
Abaixo disto é uma derrota.
Entre 50 e 100 será um bom resultado.
Acima de 100 um óptimo resultado.
Está tudo em aberto, menos, excepto a derrota, isto é, eleger menos que 50 deputados.
Depende de quem?
Também da juventude, e de TODAS as pessoas sufocadas que anseiam pela mudança, sendo que a pró-actividade da juventude, a sua dinâmica no terreno para galvanizar, consciencializar, esclarecer a população, é crucial.
Portanto, meus caros jovens Moçambicanos, ao trabalho, rumo à vitória com o MDM.
Um grande abraço deste também jovem,
umBhalane
Muita gente ... maioritariamente, sem idade para votar! As nossas crianças, e até muitos adultos são capazes de largar tudo a troco de uma passeata de carro à borla.
ResponderEliminarDeviz e a "Verdade de La Palisse": "... mas tudo depende dos eleitores."
Boa sorte ao MDM.
__
como sempre tinha de aparecer o invejoso da praça preocupado com a noticia e descobrir que sao crianças. um dia hao-de cair os graos todos das maçarocas.
ResponderEliminarjvrungo
ao menos nao estao a ser forcados a ir.
ResponderEliminarDEMOCRACIA!
'e se livre de ir ou de nao ir.
nao se marca falta e nao se desconta a falta no salario.
ESPONTANIA VONTADE!
nem se manda aviso para a célula nem para o secretario de bairro, meu irmao.
ResponderEliminarjvrungo
"Não importa quanto longa seja a noite; o dia virá de certeza."
ResponderEliminarProvérbio Africano
Caro Jvrungo,
ResponderEliminarInveja de quê ou de quem? Aprende a olhar para a realidade e chamar o nome às coisas? Refuta com factos e não com verborreia.
Excelente entrevista!! Clareza, eloquencia, inteligencia e determinacao, sem menosprezar o facto de nenhuma linha estar aqui a fazer pouco dos seus adversarios!! Africa precisa de lideres deste calibre!! Ja' estamos cansados de gente cansada!!
ResponderEliminarO jornal @Verdade poderia fazer o grande favor de nos deliciar com entrevistas dos lideres de outros partidos, considerados "grandes"! Tenho a impressao que tudo tem sido "discursos elaborados" e "intervencoes em ambientes controlados"!!
Queremos ver como e' que os nossos lideres "pensam", em situacoes em que ha' pouco tempo disponivel para articular uma resposta e o assessor nao esta' por perto!!
isso, pessoas como simango aborrecem os cansados.
ResponderEliminarjvrungo
Caro UmBhalane, concordo consigo que o que disse o meu presidente (para eu não desiludir aos que não me deixam falar livremente) para todos os que desejam mudancas neste país; é tarefa de cada um de nós e Daviz disse muito bem que tudo depende do eleitorado. Continuo a achar que depois de ter-se falado MUITO MAL da lideranca de Afonso Dhlakama e mesmo sem os críticos terem feito absolutamente NADA, fora de nos enrolarem, se não conseguirmos travar o regresso ao monopartidarismo que cada um se interrogue pelo que fez. Alternativa é declarar que o objectivo foi alcancado.
ResponderEliminarCaro Jvrrungo
Vc tem muita razão, a inveja do anónimo é visível - uma inveja que chega de ofender o povo mocambicano. Os mocambicanos que manifestam o seu apoio ao MDM são criancas - miúdos. Os adultos são uns palhacos que seguem a carvana porque ainda que não tenham nada por fazer, sobem os carros e fazem passeatas. Toda uma nova teoria, não é? A sorte é que eu já imagino quem deva ser o tal anónimo.
Ao menos, como disseram o anónimo que termina com o termo ESPONTANIA VONTADE! e Jvrungo, os que foram saudar o MDM e Daviz Simango, foram livremente. ISSO É IMPORTANTÍSSIMO.
Amigos, vamos nos acostumar de muita coisa e nessa coisa está a inveja.
Caro Viriato Dias, quantos deputados o MDM pode obter é mesmo difícil dizer, mas o MDM veio precisamente para despertar a todos nós que ficamos desiludidos pelo andar do processo político mocambicano. A responsabilidade é de todos os mocambicanos.
Jonathan, eu até esperava que os críticos de Daviz Simango viessem dizer algo sobre a entrevista toda o que ajudaria ao MDM. Porém, por ela ser excelente, recorreram ao insulto a quem foi saudar o MDM e Daviz. Coisas do meu país. Concordo contigo que o @verdade tem que entrevistar a muitos líderes partidários e sobretudo os dos maiores partidos. Mas mais acrescento que os órgãos da comunicacão social e os académicos, terão que encontrar maneiras de persuadir os líderes para alguns debates televisivos, um frente-a-frente. A minha proposta para o duelo vai para Armando Guebuza, Afonso Dhlakama, Raúl Domingos e Daviz Simango.
APOIADO RELETINDO,
ResponderEliminarVamos ver quem 'e quem!
VAMOS AS TVS! E OS JORNAIS TAMBEM, COM ENTREVISTAS!
VAMOS VER OS PROGRAMAS DOS PARTDOS PELAS SUAS VOZES E DEBATEREM-SE PARA CADA UM MOSTRAR O QUE VALE!
EM DIRECTO! LIVE!
Professor,
ResponderEliminarjá existe informação, se bem que não oficial, de quem será o Secretário Geral?
Africano 77
Reflectindo e Rungo,
ResponderEliminar"Maioritáriamente sem idade para votar" não quer dizer todos. Quer dizer apenas que, naquele evento, a maioria dos presentes eram jovens sem idade para votar.
Quanto ao entusiasmo por uma boleia mesmo em condições incómodas, parece que não conheces o nosso povo: lutam por um lugar, é uma forma de se divertirem.
Não tenho nada contra o MDM, nem ponho em causa a capacidade política ou intelectual do seu Presidente, por isso, com sinceridade, lhe desejo Sucessos. Acho que o nosso "mercado" político precisa de renovação.
Não podem ver em cada comentário que não seja explicitamente, 100% a favor do MDM ou Simango como um Inimigo.
Um abraço ... parafrazeando Sérgio Vieira: sem rancôr.
Reflectindo no seu melhor:
ResponderEliminar"A sorte é que eu já imagino quem deva ser o tal anónimo".
Vais contratar a SNASP para actuar sobre os criminosos quem não pensem da mesma forma tú?
Reflecte antes de reagires, pois REFLECTINDO é que as pessoas se entendem.
Bem deves saber que SNASP não faz parte da minha profissão. Entretanto, vou identificando os invejosos.
ResponderEliminarPara identificar o inimigo do MDM ou Daviz não é por o comentário não ser a favor deles, mas o carácter do comentário. Assim é o caso do teu comentário que aparece como uma nova teoria: na caravana de saudacão ao MDM foram criancas e adultos que gostam de boleia. Nunca li o tipo do teu comentário em relacão aos outros partidos e nem te pronuncias quanto aos que são levados aos comícios forcosamente.
Sossega-te meu caro, porque eu debato com e aceito sem dificuldades as ideias de adversários do MDM.
Então o melhor conselho que te dou, se é que o teu comentário não foi de má fé, é pensares de como será interpretado pelos receptores da mensagem.
habito velho da frel, pensar que todos pensam como a frel.
ResponderEliminar"macuacuarias e macuacuisses" -rancor,odio,menospreso,ganancia,malcriadisse, falta de respeito, que so existe na frel.
a frel nao consegue pensar "out of the box".
e depois diz que os outros todos pensam assim.
"problema psicologico"- temos sempre a tendencia de transferir os nossos defeitos para os outros, a fim de nos sentirmos melhores para connosco proprios.
triste, porque ainda nao conseguiu exergar para alem do umbigo.
Uma boa ginástica intelectual esta que fazem. Início de despertar das consciências? Talvez. Vale a pena este exercício. E façam-no sem animosidade, para não tomarmos decisões ou opiniões patológicas.
ResponderEliminarUm abraço
Caros Reflectindo e comentário Anónimo anterior:
ResponderEliminarCompreendo que andem um pouco stressados (a expectativa é grande)e vejam fantasmas nos comentários de quem vê factos e os interpreta de maneira diferente da Vossa. Na vida, as coisas, sendo como são, nem sempre são como gostaríamos que fossem.
Claro que todos os partidos mobilizam "FIGURANTES" para os seus comícios, a troco de camisetes, bonés, sacos de plástico, boleias e outras coisas insignificantes.
Quando das últimas autárquicas eu vi, em Autarquias das Províncias de Nampula e da Zambézia, população que corria de uma para a outra campanha à procura dos tais brindes e das tais passeatas. Naturalmente que nestas cenas alinham maioritariamente jovens ou mesmo crianças, sem idade para votar.
Um abraço, e, se me é permitido um conselho, vejam a Frelimo e a Renamo como dois Adversários a respeitar e combater com argumentos, e NÃO, como inimigos públicos a abater. VAMOS ter que conviver.
a frelimo e renamo 'e que usam armas, sao belicos.
ResponderEliminarnos dialogamos, concordamos ou discordamos.CONVIVENCIA! ISSO!