Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
23 maio 2009
Todd Chapman abandonou delegação presidencial
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Espiral.
ResponderEliminarSerá que Todd Chapman faz parte da delegacão presidencial? Alguém o viu em Cabo Delgado ou Nampula?
ResponderEliminarPenso que, mais do que esta notícia, temos que ver a génese do problema e lidarmos com as suas causas e nao com as manifestacoes. nem sempre quando somos alvo de um discurso belicista temos que reagir na mesma moeda. Tood Chapman pode ter sido infeliz no processo, mas a Ministra do Trabalho caiu no jogo americano. Tood Chapman é representante diplomatico dos EUA e em MOcambique a Politica Externa é coordenada pelo MINEC. Porque a MITRAB nao teve a humildade de nao falar a imprensa, ou reencaminhar ao MINEC. Trata-se do sindroma de fim de mandato. quem perde mais com esta polemica? Emocoes a parte, politica externa à parte. Agora que assunto amargou vamos colocar o MINEC numa situacao pior de humilhacao, do que se tivessemos evitado, pois MINEC tera que intervir sorrateiramente.
ResponderEliminarAnonimo(6:17PM)
ResponderEliminarYour comment is very thoughtful indeed. It has helped me a lot to start to understand the whole mess.
I am confident that with a touch of diplomacy the unfortunate incident will have an happy end.
No minimo tudo isto é m estranho.
ResponderEliminar1 as ameacas de corte da ajuda via imprensa.
2 A reafirmacao desta posicao por via da adida de imprensa dos EUA.
3 os comentarios em geito de retaliacao por parte da ministra do trabalho.
4 o silencio do MNEC.
5 o abandono da delegacao presidencial por parte do encarregado de negocio.
caso para perguntar qual sera o proximo passo dos EUA e qual sera a posicao de Moc?
este episodio recordame uma cena que passou no Palacio da PONTA VERMELHA no longinco ano de 1985 no qual PR Machel foi confrontado pelo entao embaixador da URSS para lhe pedir satisfacoes da sua visita aos EUA.( ver livro de jacinto Veloso voo rasante)
Sabem qual foi a resposta de Machel?
Vai a merda..... isso mesmo Vai a merda o que na altura criou embaraco ao interprete e samora voltou a dizer .... vai a merda e disse o interprete para traduzir a letra as suas palavras .
No meu intender a pesar de samora ter demostrado que era livre e soberano é POSSIVEL que esta atetude tenha complicado a vida dele.
Quanto a Taipo x Todd
Vamos a guardar os proximos capitulos.
Nao acredito que este tipo fazia parte desta delegacao por vontade proprio. Isto era mais show-off do tipo norte-americano. Nao havia garantia de seguranca porque no ceu nao helicopteros policiais e cordoes da policia de intervencao rapida na terra. Desculpe sr.Chapman Mocambique nao e America, respeite a nossa pobreza.
ResponderEliminar