Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
02 maio 2009
Sete milhões: Guebuza mais exigente
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Ihhh,
ResponderEliminare esta agora!
como 'e que os membros do partido FRELIMO miores beneficiarios dos 7 milhoes vao fazer?
sera que vao devolver?
ou sera que o presidente esta a fazer um filme pra plateia?
hummmmm....
acho que o presidente esta a fazer filme pra plateia.
foi ele que montou o esquema dos 7 milhoes para revitalizar as celulas do partido.
vai desmontar as celulas e perder votos?
ahhhh, hewena...
Nao acredito.
podiamos chamar os cineastas de Hollywood, este suspence esta melhor do que de agatha cristie.
que tal vir o Steven Spielberg, era capaz de usar uns efeitos especiais e derepente paracer que nos estamos a ver membros do partido a devolverem dinheiro.
vou dar uma pista para perceberem como esta funcionar a gestão dos 7 milhões .se se lembram que a 1 ano e pouco ,concretamente Fevereiro de 2008 o ministério de administração promoveu 100 vagas para técnicos médios e superiores a fim de trabalhar nos distritos na gestão deste dinheiro ,e vejam o que aconteceu depois
ResponderEliminar1- as pessoas foram para as províncias sem nenhum contracto ,depois de lá estar foram convidados a assinar contratos com governo local sendo a sua deslocação considerada por exemplo Lichinga (sede provincial ) –metangula ( local de trabalho) ,e não Maputo( local aonde houve concurso e local aonde receberam os bilhetes de voo com promessa de que os contratos iriam aos distritos depois retornariam ao ministério de administração) -Metangula ,fazendo com que recebessem um salário local ,com subsidio de deslocação mínima ,sem as percentagens de subsidio de deslocamento .
2- Nos distritos chegaram a ficar 3 meses sem salário ( eu cheguei a tirar dinheiro do meu próprio bolso dinheiro para alguém que estava nesta situação )
3-uma das pessoas que estava num dos distritos de Gaza chegou a viver um ano na casa do administrador ,no Norte 2 pessoas tiveram que viver com secretários permanentes ,e mais para Cabo delgado alguém chegou a viver numa pessoa cuja mensalidade era 150 meticais ,sem janelas ,porta que se fecha encostando uma cama ,etc.
Nota: muitos desistiram apesar da imprensa não ter escrito nada sobre isso.
Já no ultimo mes de Dezembro ,quase todos ficaram temporariamente desempregados ,pois no havia dinheiro para os pagar ,pois o seu contracto já havia terminado ,mas o mesmo estado que os levou para os distritos os deixou a sua sorte , não os comprou bilhetes para devolve-los a zona de origem.
Muitos viraram professores primários e não panificadores distritais como estava programado.
A sinais de que já esta havendo tentativa de renovação de contrato ,mais infelizmente muitos manifestam o desejo de regressar as zonas de origem ,principalmente os que estão em cabo delgado e Niassa.
com este texto , pretendo chamar atenção a pessoas como o ORGULHOSAMENTE MOÇAMBICANO ,que particularmente a minha manifestação aqui não é resultado de alguma conspiração com a Frelimo ,mas sim resultado de coisas podres criados por este governo de ALIVIO A POBREZA e que no fim por uma questão social ( familiar ) sou chamado a servir de bombeiro.