Outros elos pessoais

19 maio 2009

Leões, chuva, cólera e energia nociva: trajectórias de "guerreiros" (4)

Como se recordam, durante algumas semanas apresentei aqui uma série abordando as consequências para as comunidades de fenómenos como os leões mágicos de Muidumbe, o chupa-sangue, a chuva amarrada no céu e a cólera social.
As aparências parecem apontar para uma diferença radical nos processos cognitivos entre os crentes desses fenómenos e os crentes-curandeiros das virtudes terapêuticas da orgonite.
Uns parecem pré-lógicos em seus meios pobres e outros, meros sabotadores de uma barragem armados com modernas técnicas de comunicação e destruição.
Todavia, os orgoniteiros apresentam a mesma traça cognitiva que os actores dos fenómenos aqui apresentados durante algumas semanas.
(continua)
Adenda às 19:10 de 22/05/09: o Ministério Público acusou não apenas de sabotagem os quatro estrangeiros detidos em Tete por terem deitado um produto na barragem de Cahora Bassa, mas, também, "de contrabando por terem entrado em Moçambique sem declararem o transporte de orgonite, de alteração de bens de consumo por terem metido na água o referido produto, de infração administrativa por exercerem uma actividade sem pedido de autorização e de sabotagem”.

6 comentários:

  1. Sr. Professor,

    Tem como colocar algumas pesquisas suas no blogue. Tenho um grande interesse em ler algo sobre a xenofobia. A ser possível era um grande favor que me (nos) fazia.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Como já aqui escrevi, dirijo uma pesquisa sobre potenciais de xenofobia no nosso país. Em tempo oportuno e como fiz em relação aos linchamentos, procurarei dar a conhecer alguns resultados. Por agora, estamos em trabalho de campo e de busca informacional em diversas instituições.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  4. A orgonite tem a vantagem de criar "aquele clima" em relação aos estrangeiros - para nos defendermos dos sabotadores, tal como em 75, só há 1 coisa que nos pode salvar - qual é, qual é?

    ResponderEliminar
  5. "Os domínios do mistério prometem as mais belas experiências" (EINSTEIN)

    ResponderEliminar
  6. TAMBÉM OS PÁSSAROS,

    In Notícias, 21Maio09,pág.6
    "Praga de aves dizima arroz"

    ... ... "Uma outra camponesa que se identificou apenas por Joana, afirmou que a capacidade de destruição dos pássaros é rápida, o que leva a comunidade a interpretar o denómeno do ponto de vista de superstição, ao afirmar que pertencem a certas pessoas".
    __
    AM

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.