Pedido: Elísio Leonardo, pode opinar?
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
19 maio 2009
Internet Wolfram Alpha
Pedido: Elísio Leonardo, pode opinar?
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Bom dia, Professor!
ResponderEliminarBem, este motor de busca, na minha opinião, não pode ser comparado á outros que conhecemos, como o Google, pois tem objectivos basicamente diferentes, e segundo analistas, ele não vai tirar o lugar da Google, pelo menos enquanto continuar com esta temática.
Em termos de funcionalidades, ele é excelente, mas só será útil para uma "pequena camada" de usuários da Internet: Cientistas, investigadores, matemáticos,etc.
A maior parte dos internautas procuram por informações exactas, e não científicas, e poderão se decepcionar muito com os resultados deste buscador. Por exemplo, quando alguém pesquisa por Michael Jackson no Google, é mais provável que queira as últimas novidades do cantor, e não os dados biográficos que o Wolfram retorna.
Então, podemos classificar este "buscador" como uma Enciclopédia super inteligente, ou uma ferramenta para cálculos matemáticos, e não como um motor de buscas capaz de competir com a Google.
Talvez no futuro eles também retornassem resultados de pesquisas pela web, que são mais úteis aos usuários comuns, o que fará muitos analistas mudarem de opinião, ou então corre o risco de se transformar no Cuil, um buscador que teve apenas 15 minutos de glória, pelo facto de ter sido criado por um ex-funcionário da Google, mas depois disso, passou a um site igual aos outros!!!
Uma sugestão para Moçambique: divulgar este serviço nas comunidades acadêmicas, pois pode ser um óptimo auxílio para pesquisas científicas.
Muito obrigado pelo esclarecimento. Ja coloquei o codigo aqui no blogue.
ResponderEliminarUm facto importante a ter em conta, é saber como este serviço vai sobreviver(dar os tão procurados lucros!!!), pois Google "mente" para ganhar dinheiro, com os tais links patrocinados no topo das pesquisas, e pelos vistos Wolfram não pode fazer isso em resultados científicos!
ResponderEliminarEntão, ou o inventor ganha o "prémio Nobel da boa vontade" e sobrevive de doações como a Wikipédia, ou o serviço ganha suporte de algum gigante, ou enfrentará graves problemas para sobreviver, como o navegador NetScape, que no século passado foi gravemente "pisado" até a morte, pela Microsoft!
Não posso concordar com o comentário de Backstageel pois, desculpe-me a rudeza, limita a internet a uma função voyerista. De facto não me parece que seja o ideal para uma investigação tipo "deixa lá ver se alguém já fez um trabalho sobre este tema para eu poder copiar e apresentar na escola" mas isso é uma virtude e não um defeito.
ResponderEliminarTestei-o (segundo o autor ainda está em fase beta e as funcionalidades serão alargadas) e achei-o óptimo e rápido.
Em termos qualitativos é claramente superior aos existentes e pode influenciar uma utilização mais inteligente da NET como repositório de informações.
Aló José Chagas! Também concordo com a sua opinião, o Wolfram é óptimo, super rápido, e muito eficiente para pesquisas acadêmicas mais complexas(ou completas), mas talvez seja a estratégia de negócio ideal para motores de busca, dar aos utilizadores o que procuram, e não o que deveriam procurar saber(ou seja, fazer pesquisas e não responder perguntas)! Não é a opção certa, mas nós, estudantes, gostamos de investigações do tipo: "deixa lá ver se alguém já fez um trabalho sobre este tema para eu poder copiar e apresentar na escola", apesar de não ser a opção ideal, então Google ainda será a primeira opção de pesquisas, até que se mude este comportamento(se um dia mudar!!!)
ResponderEliminarEmbora use uma técnica a primeira vista superior a do Google por exemplo, mas enquanto as novas funcionalidades não forem adicionadas, e não incluirem pesquisas na web como ocorrem agora, muitos usuários(que não procuram dados científicos, mas notícias "da hora") vão preferir o Google!
Veja este exemplo de uma pesquisa onde o Google se mostra muito mais eficiente para dar informações reelevantes sobre o Professor:
Wolfram: http://www30.wolframalpha.com/input/?i=Carlos+Serra&asynchronous=false&equal=Submit
Google: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Carlos+Serra&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=
Uma análise sobre a reelevância dos resultados do Google e do Wolfram actualmente foi feita nestes sites:
http://www.technologyreview.com/web/22585/page1/
http://mashable.com/2009/05/08/wolfram-alpha/
Outro dado importante é o nível de audiência do Wolfram, que pode ser visto e comparado com os outros(google por exemplo) no link abaixo: http://alexa.com/siteinfo/http%3A%2F%2Fwww.wolframalpha.com
Talvez ainda seja muito cedo para analisar este serviço, já que ainda está em fase de testes... Com o tempo, creio que poderemos ter algumas surpresas, boas ou más relacionadas ao Wolfram!
Question: Can you dance?
ResponderEliminarResponse: No, I can't. Can you?
Question: Can you have sex?
Response: No, I can't. Can you?
Question: Can you drink?
Response: No, I can't. Can you?
Ótimo para usar junto com o Google.
Além de muito útil, é bem humorado! :) :) :)
O Wolfram Alpha teve uma queda e depois uma estabilização, o que pode ser preocupante para um serviço tão novo, ainda em fase de divulgação!!!
ResponderEliminarCrescimento do WolframAlpha estabilizou-se cedo demais!