Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
01 abril 2009
Mazionando o Índico
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Não é relacionado com este post, mas gostaria de saber a sua opinião sobre o que vem acontecendo com os estrangeiros em Moçambique - especificamente as limitações de trabalho e, agora, o que houve no Mundo's ontem.
ResponderEliminarVeja abaixo:
RUSGA CRIA MAL ESTAR
Maputo, Quarta-Feira, 1 de Abril de 2009:: Notícias
Entretanto, uma rusga inesperada efectuada por funcionários da Direcção Nacional de Migração contra estrangeiros em situação ilegal no país, gerou um mal-estar no seio dos utentes do Restaurante Mundo´s, na cidade de Maputo, por volta das 20 horas de ontem.
Num caso que deixou perplexos tanto os proprietários e funcionários do restaurante, que não se recordam de nenhuma visita do género desde que foi criado o sítio, os agentes da Migração invadiram inesperadamente aquela casa de pasto e exigiram que os presentes – em plenas refeições – se colocassem em dois lados, as mulheres de um e os homens do outro e que cada um devia exibir os respectivos documentos de identidade.
Xavier Mulhovo, chefe da equipa da Migração, disse à nossa Reportagem que se “trata de uma rusga rotineira ao abrigo da Lei 5/93 que visa procurar estrangeiros em situação ilegal”. Acrescentou que é uma acção legislada, que, no entanto, não tem sido efectuada por falta de meios, desconhecendo daí a última vez em que foi efectuada.
Segundo a nossa fonte, a referida lei dá a acesso incondicional ao pessoal da Migração à qualquer espaço público a verificação dos documentos dos presentes, dispensando a apresentação de credenciais para o efeito.
Entretanto, a entrada repentina daquele pessoal, acompanhado de agentes da Polícia armados de metralhadoras AK47 deixou alguns utentes do espaço, principalmente nacionais, à beira de um ataque de nervos na medida que a saída ficou condiciona à apresentação de documentos.
e há casos de mortes sobretudo em batismos. estas cermónias são muitas das vezes violentas. Mortes tipo afogamento. pena que ninguém tem acesso a essa informação visto que é mantida em segredo entre os crentes. seria importante fazer-se um estudo sociológico a respeito.
ResponderEliminarNuma reportagem da stv, diziam que Maziones era a crença com maior numemro de crentes (será que me espressei bem?LOL comparando IURD, catolica, Mussulumanos,e bla bla...
ResponderEliminarQuanto ao maior numero de mulheres, já é sabido que as mulheres rezão mais que os Homens e muitas são as vezes que o Homem vai Igreja convidado pela mulher (esposa, mãe, irma...)
Apesar de na Biblia a mulher ser posta com imagem feia...
M