Outros elos pessoais

01 fevereiro 2009

Sérgio Vieira e o Zimbabwe

Da habitual crónica aos domingos no semanário "Domingo" de Sérgio Vieira: "(...) dum país em que duas forças se afrontam, uma delas indiscutivelmente com a maioria do voto, o MDC e outra que recusa tirar todas as consequências da sua derrota eleitoral nas legislativas. Provavelmente, Morgan Tsvangirai cometeu um erro ao retirar-se da eleição presidencial, por considerar que as suas detenções e espancamentos, assim como de colegas, inviabilizaram o processo, que se queria livre, justo e sem intimidações. A retirada agravou o impasse porque, face ao vazio de poder, o Presidente Mugabe fez-se eleger." - Vieira considera que apenas a persuasão externa (e não a força ou a ameaça militar) pode ajudar a resolver as dificuldades do Zimbabwe (p. 5).
Observação: o ano passado escrevi aqui o seguinte: "Creio que Sérgio tem sido o único homem da Frelimo a criticar, publicamente, quer a violência do regime de Mugabe no Zimbabwe quer a farsa da segunda volta da eleição presidencial de 27 de Junho." Recorde a sua posição a 20 de Julho de 2008, depois de Edson Macuácua ter surgido a dizer que "Na primeira oportunidade congratulámos a ZANU-FP [pela vitória de Robert Mugabe na segunda volta das eleições presidenciais zimbabuenas]".

5 comentários:

  1. "Vieira considera que apenas a persuasão externa (e não a força ou a ameaça militar) pode ajudar a resolver as dificuldades do Zimbabwe"

    UTOPIA?

    CALCULISMO, ESTRATÉGIA.

    ResponderEliminar
  2. No seu PS Vieira faz uma curiosa referência a OBAMA:

    "Lembro, finalmente, que os EUA não elegeram um Pai Natal para a África, mas um dirigente que melhore assegure os interesses do seu povo e Estado"

    ResponderEliminar
  3. Honra ao Camarada Sérgio

    ResponderEliminar
  4. E uma vergonha que a restante classe politica, quer a nivel nacional e regional se mantenha de bico bem fechadinho. E triste mesmo, isso demostra o tipo de lideranca que temos.

    ResponderEliminar
  5. Sergio Viera como outros camaradas dos tempos pertecem a ala dos sensatos que a verdade lhes pesa mais que a farsa, mentira.

    É que Mugabe pode ter razão para a sua política agrária mas eleições! ele perdeu... só essa é a única verdade quem gosta dele que o diga.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.