Outros elos pessoais

28 dezembro 2008

As escolhas do "Domingo"

O semanário "Domingo" escolheu as suas figuras do ano: Barack Obama e Armando Guebuza. Escolhas são escolhas, sem dúvida. Deve estar certamente vedado ao semanário eleger figuras como Deviz Simango, edil reeleito na Beira. Para usar o termo que na última página surge na edição de hoje, Deviz deve ser um real galaroz, ele, que nem Frelimo, nem Renamo, conseguiram abater.

22 comentários:

  1. Talvez falte coragem ao jornal porque certamente Deviz Simango merece. Näo é todos os dias que um candidato independente vence eleiçoes, principalmente em Africa!

    ResponderEliminar
  2. O JORNAL DOMINGO NUNCA PODERIA CONSIDERAR A FIGURA DE DAVIS SIMANGO!

    É UM JORNAL PRO FRELIMO. É TAO FRELIMO QUE ME ENJOA, RAZAO PORQUE NUNCA O COMPRO!

    QUBUZA NAO MERECE SER FIGURA DO ANO!
    ELE FOI CUMBADO PELA OPOSIÇAO MOÇAMBICANA, A RENAMO ABANDONOU A SALA COMO PROTESTO DEVIDO AO INSIGNIFICANTE INFORME.

    70% DOS MOÇAMBICANOS REJEITARAM O INFORME PELO VOTO NA STV.
    30% É DERAM NOTA POSITIVA.

    DAVIS SIMANGO É PARA MUITOS DE NOS A FIGURA DO ANO.
    ENFRENTOU DOIS ABUTRES!
    RENAMO E FRELIMO.
    VENCEU DE UMA FORMA FANTASTICA, DESAFIOU O GENERAL CADUCADO DE 5 ESTRELAS DLAKHAMA!
    PARABENS DAVIS E OBAMA
    KANIVETE

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com os comentadores,OBAMA e DEVIZ SIM Guebuza por amor de deus...ESSE jornal é mesmo da gracha da FRELIMO

    Facam me o Favor

    ResponderEliminar
  4. Que tipo de "jornalismo" é este o do Domingo? Acho que é mesmo uma perda de tempo esfolhear o "Domingo"!

    V.I

    ResponderEliminar
  5. Ha coisas que causam mais nojo que o lixo que transborda pelos contentores ultimamente, tal como o Professor reportou neste blog.

    ResponderEliminar
  6. Nao sei que faria ao Domingo, sem o Jornal Domingo. Limpa tao bem os vidros de casa e do carro...eh mais barato e serve perfeitamente para o efeito! Ler? Para queh, eh sempre a mesma coisa, eh previsivel! Nao ha analise e muito menos critica...para queh ler? Nao se esperava outra coisa dos servicais do Domingo...agradar o seu patrao..AEG! Lambebotismo, nao..eh mais profundo! Servilismos sim!

    ResponderEliminar
  7. Para os grandes comentadores que por aqui passaram, uma pergunta: O que se deve dizer de um líder que leva o seu Partido a vencer eleições da forma que aconteceu nas últimas autárquicas? É preciso lembrar que a FRELIMO ganhou em todas as autarquias e os seus candidatos venceram em 41, das 43 existentes, por ora. Líder com tais pergaminhos não vale nada para os comentadores deste blog?
    Um dos que comentou informou-nos que Guebuza vale pouco porque a oposição chumbou o seu relatório. Onde anda tal oposição que nós não a vemos? Está a falar da tal que foi copiosamente varrida de todos os municípios do país?

    ResponderEliminar
  8. Não falta muito para que nos venham dizer que a figura do ano é o senhor Afonso, o dirigente da tal oposição que "chumbou" o relatório.

    ResponderEliminar
  9. Nessas figuras do ano o Domingo devia considerar tambem ANIBALZINHO pois em dois governos ele continua vencedor.

    ResponderEliminar
  10. KANIVETE DISSE
    "QUBUZA NAO MERECE SER FIGURA DO ANO!
    ELE FOI CUMBADO PELA OPOSIÇAO MOÇAMBICANA, A RENAMO ABANDONOU A SALA COMO PROTESTO DEVIDO AO INSIGNIFICANTE INFORME"
    Meu caro, se fores por esse prisma é preciso recorda-te que o Deviz foi expulso da RENAMO.
    Se o presidente Guebuza não merece porque a RENAMO abandonou a sala, então o que diria do Deviz que foi expulso?
    Por favor, não use a Renamo como Barómetro, se nao cais na incoerência

    KANIVETE DISSE
    "70% DOS MOÇAMBICANOS REJEITARAM O INFORME PELO VOTO NA STV.
    30% É DERAM NOTA POSITIVA".

    Caro, será que os que têm telemóveis representam fielmente o pensamento de todo o povo Moçambicano?
    Qualquer questionário que se preze tem que apresentar ficha técnica. Quantas pessoas mandaram mensagens repetidas, alias quantas mensagens mandaste?
    É preciso recordar que o analista João Pereira disse que o Presidente Guebuza tem uma forte inserção no meio rural, fruto da sua politica governativa. Alias, a esmagadora vitoria autárquica confirma esse dado.
    Orgulhosamente Moçambicanos,
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  11. Nuno, Concordo com a sua questão sobre a representatividade do voto via sms.

    no entanto, se o jornal Domingo nomeia Guebaz como figura do ano deve ter seus motivos, o que é questionável é ser em relação a quem? a Comoche!, a Daviz! a PGR! para fazermos isso tinhamos que colocar estas figuras numa balança e vermos quem pesa mais o que é impossível. primeiro pela magnitude dos seus papeis (2) já imaginou um individuo que dificilimente escolhe o Homem certo para lugar certo a liderar com sucesso uma equipe? os gráves erros que tem vindo a acontecerem nos diversos sectores quem seria o responsável! vais indicar me os técnicos e seus chefes mas o maior responsável é quem os colocou mesmo incopetentes. portanto, há muito que podemos analisar nessa matéria do melhor do ano.

    abraços

    ResponderEliminar
  12. Caro Chacate,
    Acho que felizmente há uma multiplicidade de escolhas para a figura do ano…presumo que o mais importante é que cada um defenda as suas opções com base em critérios objectivos...preocupa-me é que os analistas reduzam o desempenho do governo ao aumento da criminalidade violenta na capital do pais. Concordo que é bastante preocupante, mas há outros domínios que deveríamos analisar. Alias, o Eng.Venancio Mondlane deu nota positiva a vários Ministro deste governo
    Ninguém fez uma reflexão sobre a questão da reforma do sector publico, a melhoria do atendimento publico, saúde, diminuição da corrupção na inspecção de trabalho, as varias pontes inauguradas, a abertura de Universidades Publicas no Centro e Norte do Pais, a valorização do nosso legado histórico consubstanciada nas cerimonias em homenagem aos nossos heróis.
    Notam-se problemas graves na segurança publica e na revolução verde, mas temos que reconhecer os ganhos que o país tem tido desde que o Presidente Guebuza assumiu o poder.
    Orgulhosamente Moçambicano,
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  13. De forma acertada diz Nuno Amorim que houve ganhos na governação, e que deviam ser tomados em conta na análise e avaliação da actuação do PR. Tudo bem.

    A questão meu “irmão” tem a ver com a propositada cegueira para as perdas desta governação. Meu caro não acha estranho que o PR não faça uma análise profunda sobre a segurança pública, diagnosticando o que está mal e apontando as possíveis soluções? O que me surpreendeu sinceramente foi o autismo e insensibilidade do PR perante esta flagrante situação de insegurança. Ora ressaltar as vitórias não subverte as derrotas. Tudo deve ser poderando. Não é ser negativista, mas quanto a esta parte em particular, muitos sentiram-se frustados.

    Mas... caminhemos!!!!!!!!!!!!

    Hermenegildo Chambal

    ResponderEliminar
  14. Senhor Nuno Amorim!
    Nao é voce so....orgulhosamente Moçambicano!

    O guebuza nao tem inserçao total e completa nas areas rurais!

    O joao Pereira nao sabe bem o que esta dizer! talvez pelos bilioes de meticais que a frel anda por la a injectar.
    Ha zonas tradicionais da renamo que a frelimo nao tuge nem muge!
    se quiser posso leva-lo.
    Reveija os resultados eleitorais das ultimas eleiçoes presidenciais e legislativas.

    Nao se esqueças do que a frelimo faz nas zonas rurais de grande influencia da renamo durante o recenseamento eleitoral.

    Cartoes sem nomes, cartoes rasurados, cartoes com tintas impropias, etc etc e tal e para o cumulo de na altura das eleiçoes mudar os cadernos para zonas longincuas do recenseamneto e muitas outras..
    Nao conhece os conflictos existentes entre alguns regulados e a frelimo?
    por nao aceitarem usar aqueles fardamentos baratos?
    sabe o que tem acontecido nessas areas ?

    Quando um dia se fizer um recenseamento digno nas areas rurais, deixarem as populaçoes votarem com dignidades que lhe é conferido e merecida! voce vera que o Quebas nao tem tanta aceitaçao.

    Votei uma vez so para STV, o senhor amorim esta distraido, so era permitido votar uma vez so por CELULAR! Nao ouviu o que jornalista disse antes de anunciar os resultados?

    A Renamo fez bem em abandonar a sala, concordo com o comentador da STV, o que senta no meio e que melhor argumenta por sinnal.

    NOTA: NEGATIVA PARA QUEBUZA.
    Os floreados foram demasiados.
    Queremos prespectivas para o futuro!
    queremos que os pobres tenham uma refeiçao por dia.
    Estamos fartos de demagogia.

    O problema nao é Renamo! O problema da REANMO é Afonso Dlakhama.
    ENG Davis Simango nao foi expulso da renamo.
    Foi uma decisao tomada por algumas pessoas que compoe o Conselho Nacional, que estao fora do prazo e incompletos- (uma violaçao)

    Se tiver interesse, leia os estutos da renamo, ai vera que eles foram violados!
    A justiça sera reposta no devido momento a favor do Eng Davis
    kanivete

    ResponderEliminar
  15. Um pedido simples ao Nuno Amorim que se zanga por nao se falar da abertura disto e daquilo:

    Como nos descreverias a administracão colonial em Mocambique? Falarias da construcao da cidades, vilas, Lourenco Marques, Beira, João Belo, a universidade de LM, ponte da Ilha, Lurio, aeroporto, a língua portuguesa, etc, etc,

    Ou falarias do Chibalo, palmatoria?

    ResponderEliminar
  16. Impressionante como aqui não há diálogo com o Professor Doutor. Faltam os seus ensinamentos, aqui. Continua a aceitar que os seus comentadores afirmem, convictamente, que os deputados da Renamo chumbaram Guebuza no Parlamento no dia do informe. Se nem ouviram o discurso, tão pouco tiveram acesso a ele.
    Mais: grosseiramente o Prof.Dr. não intervem quando alguém diz que 70 por cento dos moçambicanos não concorda que o estado da nação é bom, quando o autor do comentário, que tem fé na STV, nem sequer sabe de que universo se chegou a essa percentagem, já que a própria televisão, mesmo com 10 votantes, acha percentagens e não diz o universo. Francamente, para um cientista éssa cumplicidade devia ser vergonhosa.
    Sei que vergonha aí não mora, porque algum interesse defende. É bom assim, descamuflado sabemos quem é quem. Evitarei que o meu filho venha a ser seu aluno, porque aprenderá muito de presunção e manipulação.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  17. De novo ele, o "viriato/amorim" transformado em polícia, grosso e cobarde sempre como mamba peçonhenta.

    ResponderEliminar
  18. E agora é heitor, o mambinha cobarde...

    ResponderEliminar
  19. Heitor, não entendo os teus ataques. Necessários?

    Não sejas ditador do teu filho! Deixa o teu filho escolher o curso que quer e não o professor! Deixa o teu filho aprender com o professor que ele quiser, e pelos sinais o teu filho será constitucinalmente adulto quando vai na universidade.

    A mim, o que mais preocupa é o currículo escolar que temos. Não liberta as mentes.

    A pergunta feita ao Nuno Amorim é interessante. Seria bom ouvir o que ele responde. O seu discurso de aberturas me faz lembrar a da fontenária de Inhamizua, ehehehe.

    Quanto às escolhas, eu gostaria de saber se estas são na base do que se fez no partido para o partido ou o que se fez para a Nacão?

    Será que Armando Guebuza fez algo em cumprimento do seu dever como Presidente de todos ou como presidente da Frelimo? O Estado como anda? Com aparelho ainda muito pesado ou não? Despartidarizado? Como ele dialoga com os cidadãos quando é apresentado questões muito sérias?

    ResponderEliminar
  20. Sr Reflectindo ja lhe disse um dia que vc fala apenas com uma pessoa que como camaleao veste varios nomes em sua cobardia. O alvo desse menino apenas e o professor, nao entendeu ainda?

    ResponderEliminar
  21. Quando abordei sobre o inquerito da STV, nao me referia aos Moçambicanos dO Rovuma ao Maputo!

    Sou conscuente de que a STV ainda nao chega infelizmente a todos oscantos de Moçambique.
    O senhor entendeu bem ao que me referia.!!!

    Aos Moçambicanos que VOTARAM!

    A maioria votou contra o informe!
    Cada pessoa, so tinha direito a votar 1 vez só!
    Importante é que, os que votaram foram críticos e abertos...

    Talvez no próximo informe, ele se prepare melhor e tente valorizar a camada pensante e aberta deste que o País possui.

    Ao senhor Heitor!
    Se acha que poe em risco a boa instruçao do seu filho?

    Só tem uma soluçao!
    por o seu filho a estudar fora do País, como a maior parte dos membros da nomenclatura o fizeram!
    ´só pedir uma bolsa de Estado,(se for esse o caso

    Kanivete

    ResponderEliminar
  22. infelizmente em qualquer votacao por sms ,o numero de participante nao depende do inquiridor ,e consequencia directa das pessoas participar e tem uma vatagem de nao selecionar intecionalmente as amostras .nao é do tipo ir a coop e polana excluindo chidenguela a fim de fazer estudo estatistico das metas alcançadas no combatea pobreza absoluta

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.