Outros elos pessoais

28 dezembro 2008

Uma vez mais Tutu toma posição contra Mugabe

Segundo a BBC, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prémio Nobel da Paz em 1984, acusou a África do Sul de perder a moral ao defender Robert Mugabe do Zimbabwe. Usar a força seria uma hipótese a considerar para afastar Mugabe. Confira aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.
Observação: não é a primeira vez que Tutu toma a posição que tomou, tal como neste diário tenho mostrado amiúde. Mantém-se firme e estrangeiro à pusilanimidade.

5 comentários:

  1. tamos a ver aparecer a Guinée conacry numa situaçao tal... e nada se diz daqui hà alguns meses tomarao posiçoes sem ter em conta esta faze inicial

    ResponderEliminar
  2. http://fr.news.yahoo.com/2/20081229/twl-l-union-africaine-suspend-la-guinee-f8fd361.html

    ResponderEliminar
  3. O tutu parece me o unico como coragem suficiente pra mandar passear o Mugabe, m ca entre nos o silencio cumplice continua PORQUE SERA?

    ResponderEliminar
  4. Tutu sempre coerente. Há anos que tenho um texto sobre a posicão de Desmond Tutu.

    Precisamos de não confundir os objectivos das lutas de libertacão dos povos da África as quais engajaram-nos com o sabor do poder que uns adquiram depois das independências.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.