Outros elos pessoais

20 novembro 2008

Resultados à meia-noite segundo "Savana"

Resultados à meia-noite segundo os vários correspondentes do semanário "Savana":
* Deviz liderava confortavelmente na Beira, o padre Latino da Renamo também no Gurué.
* Em Gondola havia equilíbrio entre os candidatos da Frelimo e da Renamo.
* Moreno em Cuamba e o edil da Renamo em Angoche devem perder para os candidatos da Frelimo.
* Em Maputo, Namburete da Renamo tem 25% do eleitorado.
* A associação JPC, que só concorre para a Assembleia Municipal de Maputo, tem uma votação assinalável na cidade de cimento, roubando votos à Frelimo e à Renamo.
* Não há oposição nos subúrbios de Maputo.
* Na Matola houve fraca afluência às urnas, Nhancale da Frelimo lidera.
* A abstenção nacional é menor do que em 2003, mas deverá situar-se entre os 45-50%.
Adenda 1 às 7:25: em despacho de Arune Vali da Rádio Moçambique, há momentos: de 41 mesas das 260 da cidade da Beira, em resultados parciais, Deviz Simango tinha 11.846 votos, Lourenço Bulha 7016 e Manuel Pereira 301. Para a Assembleia Municipal, a Frelimo lidera com 5611, a Renamo tem 2708 (não estou certo de ter ouvido bem este dado). O jornalista afirmou que nasceu uma nova força política, o Grupo para a Democracia da Beira, com 1420 votos.
Adenda 2 às 7:32: fiquei com a sensação de que alguns locutores da Rádio Moçambique estavam esta manhã menos isentos, com uma certa e sistemática pressa em dizerem que a Frelimo está em vantagem "em quase todas as autarquias". Em relação à Beira, por exemplo, um locutor falou em "ligeira vantagem" de Simango em relação a Lourenço Bulha da Frelimo, o que não é verdade.
Adenda 3 às 7:41: Renamo muito próxima da Frelimo na contagem dos votos parciais em Mocímboa da Praia (Rádio Moçambique).
Adenda 4 às 7:54: nenhuma referência está a ser feita à abstenção.
Adenda 5 às 7:55: a luta parece renhida entre a Frelimo e a Renamo em Quelimane.
Adenda 6 às 9:12: dois milhões e setecentos mil eleitores estavam inscritos. Falta conhecer a taxa de abstenção. Províncias com maior número de autarquias (5): Nampula, Zambézia e Gaza.
Adenda 7 às 9:13: grande abstenção na Matola.

2 comentários:

  1. Matola dos pobres fortes enchentes todo o dia ate as 18.00 pessoas queriam votar impedidas por serem ja 18.00h.

    ResponderEliminar
  2. Isto é resultado do fraco candidato que a Frelimo apresentou e a inexistência de alternativa por parte de toda a oposição. Já era de esperar. h

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.