Outros elos pessoais

20 novembro 2008

Beira: Deviz e Frelimo

Creio poder dizer-se que Deviz Simango será de novo presidente do município da Beira, desta vez com a Frelimo em maioria na Assembleia Municipal. Um cenário terrible, este. A aparente perda de influência da Renamo e a fraca perfomance de Manuel Pereira, seu candidato a edil, mostram claramente o erro grave cometido por esse partido ao apostar em Pereira, fracturando uma clássica hegemonia renamiana na cidade.
Adenda 1 às 7:28: voltarei ao tema da coabitação na Beira.
Adenda 2 às 8:53: partindo da hipótese de que Deviz será de novo presidente do município da Beira, o bom senso parece apontar para uma coligação Renamo/GDB (Grupo para a Democracia na Beira) por forma a contrariar o peso votal da Frelimo na Assembleia Municipal, num cenário próximo ao do parlamento zimbabweano. Isso pressupõe vários tipos difíceis de alianças estratégicas. Deverei voltar ao tema.
Adenda 3 às 9:16: aguardo a recepção de fotos do último comício de Deviz Simango no bairro da Munhava, cidade da Beira.
Adenda 4 às 9:17: o STAE poderá divulgar os primeiros resultados oficiais até ao princípio da tarde.
Adenda 5 às 9:33: aguardo saber dados sobre a abstenção, sobre os votos brancos e nulos.
Adenda 6 às 9: 43: maior frequência de dados sobre abstenção, votos brancos e votos nulos nos informes da Rádio Moçambique.
Adenda 7 às 9:44: mesma fonte: para o Guruè, em 29 mesas José Aniceto da Frelimo tem 4934 votos e Latino Barros da Renamo, 4607.
Adenda 8 às 9:59: sms que acabo de receber da Beira: "Todo o mundo espera isso [vitória de Deviz, observação minha, CS]. Pelo menos só se fala nessa desejada vitória. Quase como uma amostra do que a Renamo teria conseguido aqui. Vê-se muito ressentimento. Quase uma obrigação votar no Daviz."
Adenda 9 às 10:38: o "Canal de Moambique" tem um quadro diferente sobre a hierarquia partidária na Beira: "Depois de processados mais de metade dos editais, a manter-se a tendência (Deviz Simango, adenda minha, CS) poderá acabar por vencer com uma margem entre 75% e 77%. A Renamo poderá vir vencer com maioria absoluta numa assembleia de que farão parte o partido Frelimo e o GDB, mas até à hora do fecho desta edição ainda havia muito por confirmar. Depois da zero hora de hoje ainda se votava. À meia-noite havia graves distúrbios em assembleias de voto na Munhava e a Polícia usava gás lacrimogéneo."
Adenda 10 às 10:45: no último informe do jornalista Arune Vali da Rádio Moçambique: contados os votos de 57 mesas das 260 da cidade da Beira: Frelimo com 16759, Renamo com 12026, GDB com 4924, PIMO com 1142, PDD com 839. Estes últimos resultados apontam para dois fenómenos: (1) a dificuldade de a Frelimo assegurar a maioria na Assembleia Municipal (3) a eventual substituição do PDD de Raul Domingos pelo PIMO como quarto partido na cidade. Em termos de candidatos a edis, Deviz Simango tem 25517 votos, Bulha 16230 e Pereira 874.
Adenda 11 às 11:11: se é importante conhecermos os resultados da Beira, não é menos importante aguardarmos as reacções aos resultados.
Adenda 12 às 11:20: aguardemos o informe do Boletim sobre o processo político em Moçambique.

40 comentários:

  1. professor, nos proximos dias Beira vivera um senario politico que em muitos contextos democraticos nao se vive, cabe agora saber se o edil possivelmente reeleito tera a destreza suficiente pra gerir duas bancadas opostas. penso que a democracia saira a ganhar com esta esperiencia, e se bem gerida os beirences tambem.

    ResponderEliminar
  2. Primeiro quero dizer que hoje estou a viver um dos meus dias mais felizes da vida e todos sabem. Desde a primeira hora declarei-me apoiante incondicional de Daviz Simango. E ganhouuuuuuuu. Estou em festa.

    Segundo, apelo à Frenamo em fazer o que quiser. A democracia não tem que ter medo de quem vai obstruir a governacao dum Presidente eleito e carismático tal igual o Edson Macuácua planificou e defundiu. A verdade é o país nao comeca na Beira e nem lá termina. A verdade é que os apoiantes de Daviz e o seu idealismo nao residem só na Beira, o que foi um pouco triste.

    ResponderEliminar
  3. professor, tbem mais uma vez nao escondo minha satisfcao ao kerer ver o cenario politico que se vivera na beira.. mas coloco uma questao, sera que o divis podera se ver livre do cientelismo? tendo em conta que para a sua candidatura teve apoio de diferentes areas, ate mesmo grandes nomes, como podera ele encarar esta situacao?

    ResponderEliminar
  4. Viva a Beira, viva Deviz! Abaixo renamo!!!. Agora a mascara caiu!! Onde estao as bases da Renamo que nao queriam Deviz na presidencia do Municipio? Viva a democracia Mocambicana!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Isto está animando! Caros leitores deste majestoso blog comentem por favor. Com ou sem ciência digam o que pensam. h

    ResponderEliminar
  6. Pelo que me parece a Frelimo ainda nao tem oposicao no pais. A Renamo ja esta' em agonia, nas proximas eleicoes gerais a Frelimo vai intera-lo. A frelimo e' um partido organizado e bem gerido. Conflitos internos acabam entre os camaradas e nunca na boca do povo. A renamo nunca chegara a esse nivel enquanto o presidente for Dhlakama. Ha uma necessidade urgente de mudanca de lideranca na Renamo, se realmente a renamo esta comprometido com a democracia em Mocambique. Se a renamo ker continuar como opsicao e como partido alternativo a governacao da Frelimo e' preciso remover o proprio lider do lugar que ocupa e dar lugar a gente competente e com capacidades de lideranca e mudancas. Em Mocambique precisa se de uma oposicao forte capaz de opor a frelimo e forcar as mudancas governativas. Assim e' que mocambique pode avancar. Sem uma opsicao forte nao ha democracia e nao ha desenvolvimento. Por favor me tirem Dhlakama da lideranca da renamo e elegem um membro competente entre os seus quadros. Tambem congratulo a Frelimo pela capacidade organizativa e boa gestao do seu partido. tambem dou nota positiva a gestao do Pais principalmente no tocante a corrupcao. Ja comecaram mexer os tubaroes que eram intocaveis. Assim e' que e' cmaradas. Se assim continuarem garanto que nos proximos 50 anos a governacao do pais estara nas vossas maos. Ainda nao existe oposicao para por a frelimo em causa. viva a frelimo e abaixo a renamo. viva a democracia mocambicana. Viva o Jovem Deviz, os beirenses estao consigo.

    ResponderEliminar
  7. Uma vez mais temos o nosso Professor na linha da frente, informando, analisando fazendo ironia, de tudo um pouco. É um prazer renovado visitar diariamente este extraordinário site.Parabéns.

    ResponderEliminar
  8. eu também felicito a vitória de Daviz. isto é também uma grande vitória da Frelimo, naturalmente com a ajuda dos "desmascarados" da Renamo. quanto à coexistência, penso não haver grandes problemas. autarcização significa que todos devem lutar p o bem do povo dessa autarquia. se existem forças políticas que reprovam programas, mesmo que estes sejam para o bem de todos, então essas forças devem ser punidas. e o povo da Beira sabe muito bem como "punir". que o diga a Renamo.

    ResponderEliminar
  9. Uff! Que desabafo! Um partido que não é democrata nunca pode promover a democracia. Mesmo que seja necessário uma democracia fingida, como foi o caso da eleição de Simango em Maputo. Sobre o outro Simango, esse sim, é um grande vencedor. Vencedora é também a Frelimo que derrotou a Renamo na Beira. Só lamento o fim previsível da carreira política de Bulha, este perdeu uma grande oportunidade (aproveitar o "ximoko" na Renamo). Para terminar gostaria de lamentar o facto dos partidos não terem apostado em quadros com mais capacidade para dirigirem as restantes autarquias. Não que os governantes devam ser filósofos, mas é preciso evitar repetir os desastres do passado, como por exemplo a Governação de Chivavice na Beira e Canana (Deus o tenha) em Maputo. É preciso que a lógica partidária não se baseie apenas na capacidade de arrastar massas, senão caímos naquilo que se observou na Matola: elevado nível de abstenção. E o ridículo deste Município foi de ter usado os músicos para fazer a sua campanha, o que também aconteceu na Cidade de Maputo. Coitados desses músicos que perderam a postura. Sempre pensei que pessoas populares, como eles, deveriam ter mais cuidado com a imagem. Mas neste país tudo é possível, nada mais me espanta. h

    ResponderEliminar
  10. Caros amigos
    Com tudo isso que está acontecendo com a Renamo em particular na Beira, fica uma pergunta a pairar na minha cabeça. Quem é miudo desta vez, entre Manuel Pereira, Davis Simango e Afonso Dhlacama?
    O lider da perdiz achou por bem dar uma machadada a Renamo e ai está o resultado, vai ficar sem um unico municipio e no próximo ano duvido que venha a conseguir ter 10 deputados na AR. Será o fim do multipartidarismo?

    ResponderEliminar
  11. ESSAS ELEIÇÕES PODERÃO SERVIR PARA MOSTRAR QUE TEMOS UM PAIS COMO DEMOCRATICO E QUE CAMINHA PARA UMA DEMOCRACIA FORTE. PARECE QUE O PADRE EM GURÚE NA ZAMBEZIA ESTA A LIDERAR NAS CONTAGENS PARCIAIS.

    A RENAMO JÁ ACABOU, NAS PROXIMAS ELEIÇÕES GERAIS SERÁ UM DESASTRE AUTENTICO, PREPAREM-SE PARA TERMOS NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA APENAS A FRALIMO.

    O SENHOR DLAKAMA JÁ DEVIA TER RENUNCIADO, ELE SE FOSSE UM LIDER SERIO TERIA IDO A BEIRA E APOIAR O SEU CANDIDATO

    ResponderEliminar
  12. Dr, os dados do Gurue, podem nao nao ser viaveis, porque afinal a contagem esta paralizada. Ha um impasse no STAE local.
    Dar te ei mais dados porque tenho um colega posicionado naquele municipio.

    ResponderEliminar
  13. e os homens armados de Maringué convidaram-se à festa

    ResponderEliminar
  14. Agora é preciso dar força,estimulo e pedir integridade para que Simango se prepare para as presidenciais de 2013. Já que não hove perdão pelo extreminío politico dos seus pais e outros nacionalistas eliminados pela Frelimo,que seja o povo a honrar pelo voto esses herois.

    ResponderEliminar
  15. parabens a todos vencedores destas eleiçoes eos vencidos que saibam reconher os resultados.quanto a beira parece k a vitoria vai para o daviz simango a se confirmar sta de parabens...,Bulha vez uma boa capnha mas o povo nao optou por ele... a frelimo tomou a assembleia municipal ,vai ser interesante acompanhar como é k o daviz vai governar sem maioria...
    a ver vamos

    ResponderEliminar
  16. Aguardo resultados do Guruè. Frelimo ainda não tme maioria na AM da Beira, poderá haver surpresas. Simango poderá ter uma maioria não prevista.

    ResponderEliminar
  17. professor qual a sua opinaio acerca da possivel situacao politica da beira?

    ResponderEliminar
  18. inda é cedo para eu opinar em profundidade. Aguardo poder fazê-lo lá para o fim da tarde.

    ResponderEliminar
  19. Obrigado Prof. Carlos Serra, pela sua disponibilidade em colocar, desde ontem, informações no seu blog. Foi um precioso auxiliar para quem quis acompanhar, passo a passo, o processo eleitoral.
    Paula

    ResponderEliminar
  20. Cumprimento de dever cívico...Cumprimentos, Paula.

    ResponderEliminar
  21. Estas eleições trazem-nos alguns factos que interessa escalpelizar. O primeiro seria dizer que a FRELIMO emerge como o grande vencedor destas eleições. Pelos dados que possuo, a FRELIMO conquistou a quase totalidade dos municípios em disputa, com excepção da Beira.

    Mesmo na Beira, onde Deviz Simango emerge como o grande vencedor, os dados que tenho apontam para um grande avanço na Assembleia Municipal de parte da FRELIMO. Este facto prenuncia um equilíbrio difícil na configuração política da Beira. Quem será o aliado de Deviz na governação municipal? A FRELIMO? Ou a RENAMO? Para mim, uma aliança com a Renamo (leal a A. Dlakhama) parece-me improvável. É racional pensar que Dlakhama desencorajará qualquer reaproximação com Deviz. Na verdade, Dlakhama enfraquecido por esta estrondosa derrota, tenderá a encarar Deviz como um rival na liderança da Renamo. E nós já sabemos como Dlakhama lida com rivais: QUANTO MAIS LONGE MELHOR! A probabilidade de aliança parece pender mais para a FRELIMO. Esta, de certeza, se aperceberá que resulta mais sensato colaborar com a governação de Deviz. Desse modo projectaria uma mensagem de magnanimidade e de compromisso com o desenvolvimento. Espero que as lideranças dos dois Partidos saibam aproveitar esta oportunidade para desenvolver Beira.

    Outro fenómeno interessante é este: As políticas de descentralização promovidas por Guebuza beneficiam mais as zonas rurais. O Presidente e a FRELIMO aumentaram exponencialmente a sua popularidade nas zonas rurais. Por imperativos profissionais tenho viajado por vários distritos do país a tenho testemunhado essa popularidade. Estive em Marínguè quando Guebuza escalou aquele distrito no âmbito da sua presidência aberta. O que a imprensa relatou não foi montagem como chegou a ser sugerido. "Sentia-se" autenticidade "no ar". AGORA, SE A FRELIMO VENCEU TÃO FOLGADAMENTE EM ÁREAS (URBANAS), ONDE A SUA POPULARIDADE NÃO PARECE TER AUMENTADO ASSIM TANTO, PODE-SE IMAGINAR O QUE VAI OCORRER NAS ELEIÇÕES GERAIS? CREIO QUE ESTAMOS PERTO DO FIM POLÍTICO DA RENAMO, O QUE É UMA GRANDE SORTE PARA O PAÍS, POIS ABRE A POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DE FORÇAS POLÍTICAS MAIS COMPROMETIDAS COM MOÇAMBIQUE PARA OCUPAREM O SEU ESPAÇO.

    Um último aspecto: ALGUÉM JÁ IMAGINOU O CHEFE DA BANCADA DA FRELIMO A CONCORRER PARA PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DE CATANDICA, MESMO COM FORTE PROBABILIDADE DE GANHAR? O QUE LEVA A RENAMO A EXPOR OS SEUS QUADROS DE TOPO A GRANDES HUMILHAÇÕES, DESTRUÍNDO SUAS CARREIRAS TÃO DESASTRADAMENTE? COMO FOI POSSÍVEL COLOCAR A SENHORA MARIA MORENO A CONCORRER PARA UM MUNICÍPIO RELATIVAMENTE PERIFÉRICO, AINDA MAIS SEM PROBABILIDADE ALGUMA DE GANHAR? ERA UM DESEJO MASOQUISTA DO LÍDER DE A HUMILHAR E DESTRUI-LA? mistérios da política, mistérios da Renamo.

    Eu fui, a princípio, um dos que revelou grande cepticismo relativamente à possibilidade de vitória de Deviz. Debati com alguns aqui, incluindo Reflectindo. Lembro-me que ele, se não me engano, foi quem tentou me mostrar que a situação de Deviz na Beira era "sui generis". Ou seja, que Deviz era um independente atípico no contexto moçambicano. Felicito Reflectindo e outros pela sua perspicácia. É DEBATENDO QUE APRENDEMOS.

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  22. Há aqui gente que parece muito feliz com a Frelimo e a fazer um grande esforço para fazer descarada campanha aqui quando o prazo terminou as 18 horas de ontem. Meus irmãos ainda falta muita coisa para saber, quantos votaram quantos não votaram, presença dos secretários dos bairros, intimidação e outras coisas pequeninas. Podemos ser eleitos para 100 de 200 e ficar felizes da silva, não é? e dizer que temos grande popularidade, que o nosso programa é o melhor da silva, é ou não é?

    ResponderEliminar
  23. Muito mais cara Sara eles vão dizer que o Daviz ganhou graças aos frelimos. Pois claro o tal vídeo diz tudo. Havera supresa quando se souber que afinal os camaradas não terão aquela maioria que pensavam ter, é ou não é?
    Sacudu

    ResponderEliminar
  24. Não custa nadinha juntamos os régulos os secretarios de bairro o curandeiro da ametramo os secretarios dos gds o administrador o adjunto os polícias os membros que gerem os sete milhoes e a omm e prontos está tudo garantido, o programa das maraçarocas está garantido, é o melhor.

    ResponderEliminar
  25. Apenas não entendo a empolgação do nosso Anônimo que jurou categoricamente que "com fraldas e sem fraude" Deviz Simango vai perder. Agora, se congratula com a possível vitória do Engenheiro.

    Os Beirenses querem é sair do marrasmo a que foram devotados, supostamente, por serem oposicionistas ao regime. O problema deles é o marrasmo e nada mais. Se durante o tempo em que a situação governou tivesse se preocupado com os beirenses, a história poderia ser outra.

    Mas paira ainda uma pergunta: depois de Deviz? Acredito que ele saberá preparar alguem para o suceder.

    Professor Serra. Como alguem já comentou, continue nos informando. Aqui doutro lado do Atlantico, a Rádio Moçambique On-line parece ter-se vingado de nós, mesmo com tendencias oficiais, saberiamo filtrar a informação. Mas parece a tecnologia é contra nós!

    ResponderEliminar
  26. Aqui neste blog parece haver gente que só fica feliz quando se louva a oposição e se fala mal da FRELIMO. Nesses casos, essas pessoas não falam de campanha eleitoral.

    Basta aparecer alguém com uma visão de Moçambique diferente da deles a aua intolerância vem logo ao de cima. Não debatem o que se diz, não dizem se o que se diz é verdade ou mentira. PORQUE É QUE AS COISAS QUE EU DISSE CONSTITUEM MAIS CAMPANHA ELEITORAL DO QUE AQUELAS QUE OUTROS DIZEM?

    Deixem de desencorajar a livre expressão das ideias de outros.

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  27. Sr Obede deixe-se de moralismos de crocodilo. Aqui qualquer um de nós pode escrever. O senhor não fez análise nada, o senhor fez campanha política. E faz. E debate nada: bate apenas a favor de um lado com falso ar de mocinho educado.Debate é palavra que vcs usam quando querem que aceitemos vossas ideias.

    ResponderEliminar
  28. Sr obed Khan,

    Muito obrigado pelas suas contribuições. Gostaria de observar o seguinte:
    1. Estamos a falar de governação e esta tem regras, independentemente do Partido.
    2. Rivais políticos encontram-se na maior parte das organizações políticas africanas, incluindo Moçambique, Frelimo, e diferem nos métodos de actuação.
    3. A oposição não deve desaparecer, deve empenhar-se mais e sofisticar-se, antes que caiamos no ridículo, insuportável e perigoso monopólio do espaço político.
    4. A emergência de outros partidos não deve depender da fraqueza da Renamo, deve sim, partir, também, das dificuldades que resultam com a actual governação, que afinal o sr Khan parece omitir. Não está assim tão desejável afinal.
    5. O Fenómeno “quanto mais longe melhor” é frequente na nossa praça, e pode ser observado no fenómeno “quem não está connosco é nosso inimigo”, há bastante tempo, o que resulta numa vasta exclusão social em Moçambique, e que tende a agravar-se.
    6. Infelizmente estamos numa situação de fragilidade diversa tanto nos políticos como na chamada Sociedade Civil, onde se expõem poucas alternativas e pouca capacidade de percepção de programas de governação e posturas dos governantes.
    7. Qual é o problema de um quadro concorrer para um município? Suponho que o município precisa desenvolver e para tal uma pessoa idónea, madura, pode leva-lo a bom porto. Não quero aqui dizer que a dimensão não deva ser considerada. Mas afinal, Cuamba, como exemplifica, é um centro urbano antigo, bastante movimentado. Não é periférico dentro da província de Niassa. Não há exposição. Não há humilhação. Há concorrência apenas.
    8. Estamos habituados a Partidos. Seria bom também que nos habituássemos a distinguir pessoas dentro desses partidos. E sejamos capazes de pensar no passado e ver como vai o nosso presente. Corrupção, má gestão do bem público, maus serviços um pouco por todo lado, etc.

    ResponderEliminar
  29. Anônimo: somente fez bem em mostrar um pouco a cara.

    Obed, cada grupo social cria os seus intelectuais (no sentido lato do termo, não o restringindo ao acadêmico. Eles se dividem entre orgânicos e tradicionais, buscando dar, ao grupo, consciência e homogeneidade, assim disse Gramsci. Os intelectuais também têm por tarefa difundir a concepção de mundo dos grupos a que pertencem. É caso de você ver a que grupo pertence cuja concepção de mundo busca difundir.

    Você tomou posição por um grupo, profetizando que as coisas seriam assim. A Sara perguntou aqui como o tinha tanta certeza da profecia. Apenas questiono isso.

    Sou beirense, lá nasci, cresci e de lá saí em busca de realizar um sonho: estudar. O meu problema não é com partidos, mas sim com a Cidade, à bom exemplo de Sócrares. Fosse o Deviz ou outro candidato, mesmo do partidão, preocupado com a Cidade, eu apoiaria nele.

    Em outras palavras, daria consciência e homogeneidade ao grupo que, de fato, se preocupa com a polis e não com a própria barriga, levando os concidadãos à patronagem.

    Falar de Campanha: acredito que você falou dela a partir da sua concepção de mundo ou, na linguagem de Gadamer, a partir do horizonte da tradição que o condiciona. Foi a sua visão da campanha que buscou passar Nada contra. Mas também permita-nos questionar essa visão, pois não a podemos aceitá-la de "bom"grado.

    Eu nem vi a campanha, pelo que me abstive de falar dela.

    O debate de ideia não está isento das nossas posiçoes político-ideológicas. E se prepare para isso caso queira continuar a debater.

    Abraços

    Ciprix

    ResponderEliminar
  30. Sara, concordo consigo plenamente!

    ResponderEliminar
  31. Camarada Obede Khan! Sera' que a Frelimo esta'comprometida com o pais? abra o olho meu analista de meia tigela....

    Ricardo Mata

    ResponderEliminar
  32. Obed L. Khan!!

    Parabens! concordo plenamente com essa leitura...

    Só que a FRELIMO deve ensinar os seus membros (governantes) uma postura de MENOS ARROGANCIA, GANÂNCIA e acima de tudo muita HUMILDADE.


    Portanto, para mim não basta que seja da FRELIMO ou RENAMO ou DEVIZ/JPC, etc ....no PODER mas que quem lá estiver, que faça um trabalho excelente!

    espero que a FRELIMO não faça o jogo sujo na BEIRA com a sua maioria na ASSEMBLEIA E tb o GOVERNO PROVINCIAL....

    Por isso, trabalhem para o bem dos que vos elegeram...






    Carlos Magno
    __________________________
    tugga_carlosmagno@live.com
    A IMPARCIALIDADE É UM ESTADO D´ALMA.

    ResponderEliminar
  33. Parece que a FRELIMO vai saborear a vitória "a meias" na Beira, mas que isto näo seja motivo para acender ânimos aquí no blog. Penso, caros leitores, que devíamos mazé, tentar fazer uma previsäo do que será o ambiente político nos tempos que se avizinham na beira. MÁRCIO GONZAGA

    ResponderEliminar
  34. Na BEIRA pode surgir um novo Movimento (nos proximos anos)a escala Nacional????

    nós queremos gente que não tem tabus, gente que avança (como o DEVIZ)...

    Não queremos políticos demagogos como (Temos que combater o virus)MAZANGA,MACUACUA,BULHA,PAUNDE...



    "Há exemplos de alguns membros da Renamo, que antes de conquistarem um lugar na Assembleia da República, eram pobres, viviam na miséria, não tinham carros e outros bens de ostentação, mas quando não conseguiram renovar o seu mandato, decidiram abandonar o partido por alegada falta de seriedade. Qual seriedade?"
    by Mouzinho Alburquerque








    Carlos Magno
    __________________________
    tugga_carlosmagno@live.com
    A IMPARCIALIDADE É UM ESTADO D´ALMA.

    ResponderEliminar
  35. (i) Comentários cada vez mais intolerantes neste blog!

    (ii) Não fiz nenhuma profecia e Sara não me perguntou nada sobre qualquer vaticínio. Suponho que ela dialogou com outra pessoa.

    (iii) Não entro neste blog nem em nenhum outro há cerca de 30 dias, pois estava fora do país;

    (iv) Não consigo ver em que é que o meu comentário pode provocar tanta hostilidade. Limitei-me a fazer uma análise como tantas outras que aqui aparecem. Pode ser de meia tigela. Mas outras pessoas, para além de insultos coléricos contra todos de quem discordem, nunca as vimos fazer qualquer esboço de análise. Por mais meia tigela que seja;

    (v) Se a FRELIMO é tudo isso que alguns aqui descrevem (!"excluidora", corrupta, arrogante, anti-Beira e todos os outros males) porque conseguiu ganhar em quase todos os municípios? E porque "corre o risco" de ser o Partido mais votado no município da Beira?

    (vi) Apresentei uma leitura pessoal sobre os aspectos relevantes destas eleições. Por ser um ponto de vista pessoal é susceptível de ser desafiado. Num meio de espíritos livres seria nas preposições que avanço que os comentadores iriam se concentrar. Para negar. Para acrescentar. Para apresentar outros ângulos de visão. Nunca, porém, seria sobre o “opinador”.

    (vii) Devo ressaltar, contudo, que neste blog existem várias pessoas de espírito aberto com quem se debate, se discorda e se aprende.

    (viii) Na discussão sobre as probabilidades de vitória de Deviz eu e algumas dessas pessoas de espírito aberto apresentamos as premissas sobre as quais se apoiavam as nossas suposições. Discutimos essas premissas. Resulta que, se não me engano, Reflectindo é que apresentou as premissas mais acertadas. Julgo poder dizer que nenhum dos que discutiu este assunto tinha a presunção de ser VIDENTE, de estar a apresentar uma PROFECIA INFALÍVEL. Afinal nenhum de nós se assume como curandeiro.

    (ix) Do que me lembro, foi um debate agradável que deixou algumas saudades. Estou sempre ansioso por trocar ideias com pessoas deste jaez.

    (x) Quanto às Saras deste mundo o mais sensato seria ignora-las. Só que nem sempre é possível!

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  36. Pronto! Beira de parabéns, tanto dinheiro gasto pelo Bulha, quando o Povo sabe o que quer pode-se drenar biliões de meticais na hora do voto a realidade aparece, permitam-me dizer que o que aconteceu na Beira é quase um 5 de Fevereiro.

    ResponderEliminar
  37. Sr Obed Khan,
    Muito obrigado por ignorar. Afinal é mesmo o que devia fazer antes de DESCARREGAR. Postura dos pouco tolerantes! Veja em que sociedade estamos. Pobre em todos aspectos. Em quêm votamos. Beira é talvés a 1ª lição para nós. Aprendermos a escolher pessoas e não campanhas luxuosas, muito menos seguir velhos e maus hábitos. Mas sim valorizar o trabalho.

    ResponderEliminar
  38. Bulha, bulha para quê caros blonguistas. Já se viu que com BULHAS, nada se ganha. Vamos comentar sem nervos, doe a quem doer, Daviz ganhou! Aliais, mesmo na sagrada escritura encontramos falsas profecias, caro Obed.

    O erro, é humano. afinal estavamos todos a prognisticar, ou não.!?

    CMatusse

    ResponderEliminar
  39. hehehehehehehe





    a Sara é uma TERRORISTA anti-FRELIMO





    lol







    no gozo.



    Carlos Magno
    __________________________
    tugga_carlosmagno@live.com
    A IMPARCIALIDADE É UM ESTADO D´ALMA.

    ResponderEliminar
  40. Boa noite a todos,
    Isto parece-me início de uma era e sobre isto já discutiamos não só aqui, mas noutros blogs. Há que reconhecermos que houve diferentes leituras sobre a candidatura independente de Daviz Simango.

    Cada leitura teve a sua razão de ser. Há leituras que as recordando, só podemos lamentar. Eu, pessoalmente não lamento pelo ceptismo que reinava na altura que até pode ter sido com intenção de salvar a imagem de Daviz Simango se a coisa se desse ao contrário.

    Lamento de certos insultos dirigidos a Daviz por pessoas que nem tinham essa obrigação como é quanto a Edson Macuácua, Filipe Paúnde e por último Alberto Vaquina. Claro, nem isso é boa desculpa para eles.

    Confesso que fui céptico quanto à sua candidatura independente, durante toda a primeira noite quando me informaram que Daviz havia sido preterido pela liderança da Renamo na candidatura. Mas ao mesmo tempo eu sabia que só e só seguida a esta situação era possível capturar o ideal de Daviz e a ele próprio. Por outro lado, teria sido trair os beirenses se Daviz não respondesse positivamente o seu apelo. Foi um chamamento à pátria, um chamemento à causa da Beira. E depois era só fazer a minha parte contribuindo a bem da Beira.

    Caro Obed. L. Khan

    Parabens por teres recordado a nossa discussão anterior sobre a candidatura independente de Daviz. Tivemos uma discussão bastante boa e acredito continuarmos a discutir sobre vários assuntos. Nota que não me orgulho aqui por ter acertado nas minhas promissas, mas por eu apoiar a uma pessoa certa e por termos discutido com diferentes ângulos. Daviz podia ter perdido desta vez, mas eu continuaria a apoiá-lo e a apoiar a causa dos beirenses.

    Quanto aos pontos que apresentaste, há os que concordo contigo e os que não, mas ainda falta-me material e isso talvez seja possível quando tivermos todos os resultados. Gostaria de ter números com que posso fazer comparações com as eleições desde 1994. Só assim posso concordar ou não sobre se Guebuza e a Frelimo estão a ganhar ou não popularidade. Porém, concordo desde já (mesmo antes) que muitos membros membros e simpatizantes da Renamo estão cansados e furiosos com a liderança actual que não projecta chegar ao poder, mas manter-se na oposição, mesmo que cada vez mais com menos deputados.

    Uma das coisas que acho impossível, em minha opinião, é Daviz Simango aliar-se à Frelimo, pois que a maioria dos que votou nele vem da Renamo e outros partidos de oposição. Havendo membros e simpatizantes que votaram no Daviz, só devem ser os que lutam contra a arrogância do partidão e mesmo estes não gostarão ver reforçada a máquina da Frelimo. Há um ponto que deixo suspenso.

    Quanto à candidatura da Maria Moreno a edil de Cuamba, vou nos próximos dias escrever algo porque há duas semanas recebi alguns e-mails, pedindo-me que comentasse. Não tendo boas informações não pude dizer algo muito sustentável. Tens razão por te interrogar e eu tenho certeza que o caso da Moreno pode ter contribuído nas eleições das outros municípios, sobretudo Maputo, Matola, Beira ou Nampula. Para muitos, o caso Moreno foi mais uma prova da falta de seriedade da Renamo-AD.

    Abraço

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.