Outros elos pessoais

21 julho 2008

Focos de tensão xenófoba em Joanesburgo

De acordo com o jornalista João de Sousa, surgiram novos focos de tensão xenófoba na periferia da cidade sul-africana de Joanesburgo. Entretanto, imigrantes congoleses ameaçam fazer justiça por suas próprias mãos caso o governo sul-africano não lhes assegure segurança (Rádio Moçambique, noticeário das 19:30). Recorde uma série minha aqui e veja um vídeo chocante de manifestações ocorridas em Maio aqui.

2 comentários:

  1. terramotos sociais decorrentes de conflitos económicos e que se materializam no repúdio do estrangeiro, com incalculaveis repercussões sócio-económicas e políticas não só na África do Sul mas também em todos os países afectados, entre os quais se inclui Moçambique. Aumento dos preços, criminalidade galopante, insegurança crescente, racismo, tribalismo... indicadores preocupantes que nada de bom auguram. Esta é uma notícia de facto preocupante!

    ResponderEliminar
  2. Agora as autoridades sul africanas estao a emitir bilhetes de identidade aos estrangeiros que sao validos apenas por seis meses. Os afectaods reagem e dizem que nao estao dispostos a receber tal documento. A recusa levou a deportacao. Acontece maioritariamente com cidadaos congoleses

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.