Entretanto, existem relatos afirmando que os Zimbabweanos foram forçados a votar. Confira por exemplo aqui. E leia ou recorde aqui.
Se quer ler em português, faça uso deste tradutor.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
O mais interessante será ver a posicão que cada governo da SADC, da África e do mundo em geral, vai tomar em relacão a Mugabe, isto é, se reconhe ou não Mugabe como presidente do Zimbabwe. Vão para Harare como é de costume para assistí-lo na sua tomada de posse?
ResponderEliminarExcelente questão!
ResponderEliminarForçados a votar? Vocês chegam a ser engraçados no vosso afan de demonizar um país! Agora que se dão conta de que o presença dos eleitores foi esmagadora vão começar com desculpas esfarrapadas. Obrigados? Como? Amarrados e arrastados? O voto não é secreto lá? Que tal se me obrigarem e, na urna eu decidir votar pelo candidato contrário? Vocês são engraçados!
ResponderEliminarNas eleições anteriores andaram a cantar fraude até se darem conta de que o MDC ganhou. Logo que a vitória do MDC se tornou aparente pararam os discursos de fraude.
Força Zimbabwe! Africa está consigo!
E eu estou contigo caro xarà anonimo. Se o voto deixou de ser secreto e é posteriormente possivel se identificar a pessoa responsàvel de X voto para Y candidato, entäo a democracia deve ser abolida. Se näo todos os que votam pelo partido perdidor ficam com graves problemas.
ResponderEliminarvamos criticar sim, mas apartir de uma analise logica.