Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 maio 2008
Liberdade da imprensa: Moçambique desceu no crédito
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Que tal por aí? Já conseguiu fazer o "reset" ao relógio biológico?
ResponderEliminarTambém não consegui abrir i site, quando saiu a notícia da manutenção de Portugal no 10º lugar.
Mas, pelo que li no ano anterior, os critérios têm a ver com constrangimentos exteriores aos orgão de comunicação - censura oficial, pressões do Estado, assassinatos, agressões e intimidação física ou judicial.
Claro que, caso isso exista, a liberdade de imprensa está comprometida das formas mais básicas e fortes.
Mas, mesmo não existindo isso, podem existir outras limitações potencialmente graves.
Foi o que procurei reflectir em http://antropocoiso.blogspot.com/2008/05/liberdade-de-imprensa.html
Um abraço.
Olá Paulo. Prosseguirei a ver se localizo critérios e razões. Bem por aqui salvo que sofro imenso com a poluição, é como se a todo o momento estivesse a respirar chumbo. Abraço!
ResponderEliminarProfessor, espero esteja tendo uma boa estada por ai. Tirando a poluicao professor, uma sugestao, A Rua Augusta, a meio da Paulista, oferece um cenario sociologico bastante interessante. Aguardando ansiosamente as noticiass sobre linchamentos ai no Brasil, talvez isso ajude-nos a compreender melhor o fenomeno por aqui.
ResponderEliminarObrigado. Sim, percorro-a diariamente a caminho da Praça da Sé. Aqui, em SP, estarei com Souza Martins por causa dos linchamentos e com Sérgio Adorno por causa da violência social. Aqui cerca de 4 pessoas são semanalmente linchadas nas cidades de SP, RJ e Salvador.
ResponderEliminar4 pessoas em Sao Paulo por sema, talvez em termos relativos em epocas de pico, nos por ca consigamos ser campeoes relativamente ao Brasil. E que o Estado de Sao Paulo sozinha deve ter duas vezes o numero de habitantes que Mocambique tem (40milhoes em 2005. Continuacao de boa estada por ai.
ResponderEliminar