Outros elos pessoais

05 maio 2008

Conselhos pré-sociológicos para candidatos a sociólogos (1)

Deixem-me ser franco: nunca tive nem nunca terei aquele sensato jeito que alguns têem para escrever manuais, para ter o rigoroso, aprumado, organizador, disciplinador pensamento-de-manual. Sinto que sou demasiado rebelde à manualização das coisas, dos saberes. Não são poucos aqueles que me pedem que explique o que é a sagrada sociologia (coisa que não sei, claro). Resisto sempre ou quase sempre às definições. Sinto e sei que sou um poeta acidentalmente caído na sociologia. Todavia, vezes há, como neste exacto momento, em que me apetece ser boticário sem, porém, o ser. Vou permitir-me deixar aqui, em curta série, sempre que tiver tempo (amanhã começo uma série de actividades aqui em São Paulo) alguns conselhos brincalhões - evidentemente - para aqueles que querem ser sociólogos. Ou qualquer outra coisa, afinal, que termine em logos. Aguardem, então.

7 comentários:

  1. Professor,

    Esses ares estão com ceteza a fazer-lhe bem! Brincalhão como sempre.Irónico mais ainda... Poeta acidental? Ui! acidentes desses precisamos, mais e mais ainda.

    Bom, mas vamos lá a explicar essa sua teoria de boticário....

    Os ...logos, esperam-no avidamente

    E como diriam os seus actuais companheiros...tou no aguardo!

    ResponderEliminar
  2. vou ler atentetamente

    pode ser que descubra um novo prazer

    jokas

    paula

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que os manuais são chatos, acabados e estáticos. Enquanto que o social é quase "incapturável", dai não se dar ao luxo de caber num manual. Ficamos, pois, a espera dos seus conselhos...

    ResponderEliminar
  4. ...creio que a sociologia pode se fazer de varias formas de de qualquer canto...e o Professor tem sua maneira de fazer a sociologia...uma sociologia mais aberta e mais acessivel a todos niveis. Uma vez um professor disse em plena aula que fazer scoiologia nao e escrever coisas dificies mas pelo contrario, torna las mais simples de forma a que todos as possam comprender e saber interpretar...Alguns adaptos dos manuais cientificos nao vao por ai...Professor nao estou de maneira nenhuma a tirar a cientificidade das suas analises e observacoes aos diversos assuntos abordados neste diario e muito menos dos seus colaboaradores...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.