Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
20 janeiro 2008
Guebuza e Chissano: competição dinástico-empresarial-prestigial (2) (fim)
12 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor,
ResponderEliminarboa análise, como sempre nos habituou. Só permita-me discordar na parte em que refere guebuza como sendo mais carismático que chissano. penso que ocorre precisamente o fenómeno contrário. a falta de carisma de guebuza joga contra ele, ao contrário de chissano de quem o povo sempre apreciou, principalmente por ser associado àquele que acabou a guerra.
Recordo-me aqui de há uns tempos guebuza ter sido vaiado quando entrou na machava para assistir a um jogo dos mambas, e chissano que chegou poucos minutos depois, quando anunciado pelos altifalantes, foi alvo de uma calorosa recepção.
Paulo Kanimambo
Desculpe só agora responder, mas só agora reentrei no blogue. Vou pensar no que disse e evenualmente poderei introduzir alguma mudança no texto. Obrigado.
ResponderEliminarTambém daqui a 5 ou 10 anos a frelimo vai cair de dentro!
ResponderEliminar"...Recordo-me aqui de há uns tempos guebuza ter sido vaiado quando entrou na machava para assistir a um jogo dos mambas, e chissano que chegou poucos minutos depois, quando anunciado pelos altifalantes, foi alvo de uma calorosa recepção..."
ResponderEliminarProfessor não será este fenomeno um termómetro do estado da nação?
Maxango
Li sobre isso, de facto, mas teria gostado de investigar os dois tipos de reacção, estar no terreno, ouvir pessoas, comparar...
ResponderEliminarEstive na Machava. Armando Guebuza não foi vaiado. O que aconteceu foi que Chissano foi mais aplaudido do que ele. Creio que há imagens gravadas sobre isso, para quem quiser investigar.
ResponderEliminarUma hipótese para explicar isso: Os chefes antigos são sempre melhores do que os actuais. O que estou a tentar dizer é que, no futuro, Guebuza será mais ovacionado do que o Chefe de Estado que estiver em funções nessa altura.
Obed L. Khan
Obed,
ResponderEliminarEsperemos para ver!
Slave Driver
Obed, a tua teoria/hipotese refere-se somente aos chefes de estado, da FRELIMO, ou a todos os lideres...quando vc barbaramente diz que "Os chefes antigos são sempre melhores do que os actuais"?
ResponderEliminarPP
Devia ser "parecem melhor" porque só lhes lembramos os méritos e esquecemos ou fingimos esquecer os defeitos. E ou o chefe actual nos dá o pior. Mas não vai ser difícil encontrar na História "chefes" que na optica dos "chefiados" foram piores e levaram para a sepultura o "pior" que eram.
ResponderEliminarExactamente isso Nelson, "lhes lembramos os méritos e esquecemos ou fingimos esquecer os defeitos". Já era assim com Samora. Dizia-se que Mondlane tinha sido muito melhor que ele. Era assim com Chissano. Samora era melhor que ele. Está a ser assim com Guebuza. Chissano era melhor que ele. Na minha hipótese, Guebuza será melhor que o próximo Presidente. Venha ela de dentro da FRELIMO ou não.
ResponderEliminarObed L. Khan
Com Samora não Obed. Ele foi primeiro presidente. Quem na santa ignorância pode ter comparado Samora à Mondlane que não chegou a dirigir o país como presidente?
ResponderEliminarAcho que estava e havendo uma disputa de espaco na frelimo entre as alas guebuziana e chissano, a demais o proprio PGR e tambem suspeito de pratica ilicitas o que quer dizer que provavemmente se venha assistir num futuro breve uma refira volta.
ResponderEliminarQuanto ao manhenje este sim sera sagrificado nesta luta interna
Muta uta munho