Outros elos pessoais

27 maio 2016

E lá se foi a vala comum com 120 corpos da "Lusa"

Segundo a "Rádio Moçambique", o delegado da "Lusa" admitiu hoje terem sido cometidos erros no tratamento da informação da agência relativa à existência de uma vala comum com 120 corpos em Canda, distrito da Gorongosa, província de Sofala. Segundo ele, o repórter da agência cometeu na verdade erros, pois nenhuma vala foi encontrada com 120 corpos. A fotografia que acompanhou o trabalho da "Lusa", espalhada pelo mundo, era falsa. O delegado da "Lusa" foi hoje escutado pela Comissão Parlamentar para Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade da Assembleia da República. De acordo com o presidente da Comissão, Edson Macuácua, os problemas decorrentes dos danos causados pela falsa notícia serão analisados posteriormente.- jornal da noite das 19:30. Recorde neste diário aqui.
Adenda: some assim o maná que fazia, quase diariamente, as delícias estrídulas e acríticas de vários quadrantes nacionais e estrangeiros, de jornais a páginas das redes sociais digitais passando pelos blogues do copia/cola/mexerica.
Adenda 2 às 20:07: o portal da "Rádio Moçambique" já exibe a notícia, aqui.
Adenda 3 às 21:52: confira a notícia elaborada pela "Voz da América" sobre o que disse Henrique Botequilha, delegado da "Lusa", aqui.
Adenda 4 às 02:16 de 28/05/2016: leia também aqui.
Adenda 5 às 06:32 de 28/05/2016: certamente será necessário investigar como e por que se produzem - permitam a expressão - as covas comuns de oitiva.
Adenda 6 às 19:31 de 28/05/2016: um despacho da "Agência de Informação de Moçambique", aqui.
Adenda 7 às 05:55 de 29/05/2016: confira igualmente aqui e aqui.
Adenda 8 às 06:20 de 28/05/2016: recorde o alarmismo criado nesta notícia dada pela "RTP" [preste atenção ao vídeo], aqui.
Adenda 9 às 19:30 de 29/05/2016: confira aqui.

2 comentários:

  1. Porque é que a LUSA inventa noticias ?

    O que é que a LUSA vai fazer para começar a reparar a sua falta de credibilidade ?

    ResponderEliminar
  2. Que plano tem ocidente em Moçambique

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.