Outros elos pessoais

27 setembro 2015

Segundo o semanário "domingo" de hoje

Mortos, feridos e viaturas destruídas por roquetes - eis o recaldo de um ataque ocorrido anteontem em Amatongas, distrito de Gondola, província de Manica, zona centro do país, segundo a versão do semanário "domingo" digital de hoje, aqui. Recorde neste diário aqui.
Adenda às 6:30: está criada uma situação muito delicada.
Adenda 2 às 6:10: no portal da "Rádio Moçambique" de ontem, aqui.
Adenda 3 às 6:11: segundo a "Lusa" portuguesa, houve 20 mortos. Aqui.
Adenda 4 às 6:16: despacho de ontem da "Agência de Informação de Moçambique", contendo um desmentido da Renamo, aqui.
Adenda 5 às 7:59: circulam rapidamente imagens como a que está em epígrafe, fazendo recordar os trágicos tempos pré-1992, portanto anteriores ao Acordo Geral de Paz.
Adenda 6 às 8:23: no Facebook, o portal da Frelimo é ainda omisso sobre o que se passou [aqui], mas o da Renamo tem um comunicado no qual atribui às forças de defesa e segurança a responsabilidade do ataque [aqui].
Adenda 7 às 16:45: despacho da "Rádio França Internacional" em português, aqui.

2 comentários:

  1. Sem me deixar levar pelas emocoes dos que noticiam, creio que esta em curso uma operacao para desmantelar o poderio belico da RENAMO, sem restricoes.Nao e preciso ser especialista no assunto para se perceber que ate as missoes diplomaticas dos EUA, Portugal e Reino Unido estao preparadas para o pior dos cenarios.

    Outros indicios vem da propria FRELIMO com um discurso firme e igual em toda a escala partidaria. Ou seja, este partido esta preparado para as consequencias da morte em combate de Dhlakama. Visualmente, na cidade de Maputo, houve reforco das vigias por parte da PRM e empresas privadas de seguranca, certamente para precaverem retaliacoes por parte da RENAMO.

    Em suma, o clima agora ja e de guerra declarada. E Filipe Nyusi pouco ou nada pode fazer para reverter a situacao, que alias, pode ate servir como acto simbolico de legitimacao do poder, a boa maneira africana.

    ResponderEliminar
  2. Há semanas que cogitavo uma pergunta para este conceituado blog:
    Porque é que o Governo de Moçambique está com tanta dificuldade para neutralizar a Renamo ?

    Os comentários do Ricardo são uma primeira resposta. Seria óptimo se outros leitores do blog quisessem continuar a responder à pergunta.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.